Uma rede social para surfistas e uma aplicação de comunicação que tem por base a proximidade dos utilizadores, mas que permite interagir de forma totalmente anónima. Surfstoke e NearUS, respetivamente, são as duas aplicações portuguesas que estiverem em destaque no TeK na semana que passou.

A Google não fez por menos e também conseguiu um lugar "ao Sol" no resumo semanal de aplicações. E esta semana também uma aplicação renovada para computador: o Spotify. E acredite, a novidade vai fazer com que passe a utilizar o serviço de música em streaming de forma muito diferente.

Confira ou relembre esta e outras novidades nas próximas páginas.

Aplicação portuguesa mede forças na final do EU Mobile Challenge

Desde a primeira hora a rede social para surfistas mostrou ambição de conquistar as ondas fora de portugal e na próxima semana vai a provas em Barcelona.

Desenvolvida em Portugal, a Surfstoke foi lançada em novembro do ano passado por quatro empreendedores que na altura contaram ao TeK as ambições globais que tinham para o projeto.



Com "ganas" de tentar a internacionalização, a Surfstoke vai estar a competir com outras aplicações para ganhar o galardão de melhor app da União Europeia no EU Mobile Challenge, que decorre em Barcelona entre 2 e 5 de março e está integrado no Mobile World Congress. A app já passou a final ibérica e conseguiu ganhar um lugar direto para a final europeia.


A aplicação tem por objetivo promover a interação entre os praticantes de desportos de ondas, fazendo a ligação entre surf reports fidedignos e a competição saudável.



Cada utilizador pode fazer check in quando chega à praia, criando o surf report que fica integrado com informação do Instituto Hidrográfico e a sua opinião. Depois podem partilhar os dados com os amigos ou com todos os membros da app, mas protegendo os secret spots.



A aplicação está disponível de forma gratuita para iOS e Android mas o objetivo é alargar o número de lojas onde marca presença.




Veja a próxima aplicação

Uma app para diversificar as opções de pesquisa no Android

A Google atualizou recentemente uma aplicação que permite navegar nas opções do sistema operativo, pesquisando através de gestos. Chama-se Google Gesture Search.

O principal objetivo da aplicação para Android é facilitar a vida ao utilizador, no acesso aos contactos, aplicações instaladas ou definições do equipamento, por exemplo.


Disponibiliza uma opção de pesquisa diferente, por gestos, eu se materializa na possibilidade de desenhar letras ou números no ecrã para encontrar o que se pretende.


A última atualização da Google Gesture Search foi disponibilizada no final de janeiro e, para além de corrigir erros, introduz novidades relacionadas com a capacidade de prever os itens com que o utilizador quer interagir, ou de fazer a reorganização automática de itens depois de serem instaladas ou removidas aplicações ou feiras alteração à agenda de contactos.



Veja a próxima aplicação

YouTube Kids: estava prometido e já chegou

Já foi lançada a primeira aplicação da Google à medida do público infantil. A YouTube Kids ainda não chega a Portugal, mas já se pode perceber o que tem para oferecer.

Na nova aplicação, tanto os conteúdos como a forma de os apresentar foram desenhadas à medida das preferências e necessidades dos utilizadores mais jovens. Há canais e playlists de conteúdos já criadas, que levam para esta versão mais colorida do serviço de vídeos alguns sucessos incontornáveis, como a Rua Sésamo, Pocoyo e muitos outros.




Ao nível do design, este YouTube Kids tem botões maiores, imagens maiores e pesquisa simplificada, que pode ser feita em texto ou voz, e organiza-se em quatro categorias distintas: espetáculos, música, aprender e explorar. Os pais podem definir critérios, como o tempo máximo de utilização do serviço.




A aplicação pode ser descarregada para Android e iOS. O download é gratuito, mas para já está limitado aos Estados Unidos.



Como já admitiu a Google, esta é só uma primeira abordagem a um público que daqui em diante terá mais atenção da gigante das pesquisas. É por isso de esperar que em breve sejam reveladas mais novidades.



Veja a próxima aplicação

Versão desktop do Spotify transforma-se num "karaoke"

A empresa sueca decidiu renovar a aplicação de streaming de música para computadores e um dos destaques está na possibilidade de aceder às letras das faixas que estão a tocar.

Uma pessoa, sozinha na sala ou no quarto com o computador, a ouvir a sua música preferida. Estão reunidas condições para dar liberdade ao "cantor" que existe dentro de cada um. A pensar neste cenário, o Spotify decidiu incluir um sistema de letras de música na nova versão do serviço para computadores.

A atualização já está disponível ou vai ficar nas próximas horas, trazendo a parceria entre o Spotify e a plataforma MusixMatch para a inclusão das lyrics das músicas que estão a ser reproduzidas.

"Seguindo os passos de aplicações mais antigas bem-sucedidas como a Songkick, estamos entusiasmados por trazer aos nossos utilizadores uma característica tão procurada como são as letras das músicas", diz o diretor de produto do Spotify, Dave Price, em comunicado.

Para aceder a esta funcionalidade os utilizadores apenas terão de carregar num novo botão que surge ao lado da barra de reprodução e que garante acesso automático à letra da faixa.

Apesar de ser a alteração mais relevante, não é a única. A nova versão do Spotify traz ainda um feed de amigos renovado e que garante mais informação sobre as músicas que estão a ser ouvidas pela rede de contactos.

O Spotify diz ainda que está a reformular a listas de reprodução virais para que os utilizadores possam descobrir novas músicas e as novas tendências de forma mais rápida.



Veja a próxima aplicação

NearUS já conquistou mais de 10 mil utilizadores e quer agora conquistar a Europa

A aplicação portuguesa que usa a tecnologia para "colar" quem está geograficamente próximo ao ecrã de forma a partilhar informação, está à procura de ganhar as boas graças da Europa em Barcelona.





A aplicação que foi desenvolvida por uma equipa de jovens portugueses tinha sido lançada em novembro do ano passado, altura em que mereceu a atenção do TeK. Entretanto já conseguiu lugar nos terminais de mais de 10 mil utilizadores e presença em mais de 750 salas em todo o mundo, mas a ambição é muito maior.



A app chegou à final do EU Mobile Challenge, um concurso que tem lugar no âmbito do Mobile World Congress, em Barcelona, na próxima semana. E este pode ser um passo para novos voos.



A NearUS usa a localização dos dispositivos para permitir comunicações anónimas e interatividade em eventos e locais, o que revela potencialidades para marketing local, funcionando como plataforma de interatividade para organizadores de eventos.



Um concerto, um jogo de futebol ou qualquer outro evento que reúna muitas pessoas pode ser um bom ponto de partida para a utilização da app por quem quiser promover a sua marca ou patrocinadores, personalizando a aplicação.



A aplicação está disponível para iOS e Android e a ideia é criar também uma versão para Windows Phone.


Veja ainda o vídeo que explica o funcionamento e conceito da app.




Veja a próxima aplicação

0h n0 é a versão moderna do Caça-Minas

Foi um dos jogos mais populares do início do século, aquele no qual os jogadores tinham de evitar as minas através do cálculo matemático de posições. O jogo 0h n0 é a reintrodução deste conceito.

Ao jogador é dada uma grelha com diferentes números e posições. Tal como é mostrado nas imagens.

O objetivo é criar uma lógica entre as cores e os números. Por exemplo, se um círculo azul tiver o número 2, significa que consegue "ver" dois outros círculos azuis no seguimento das linhas verticais ou horizontais - as diagonais não contam.

O jogador deve depois destacar os elementos a vermelho, que são aqueles que não encaixam no perfil da numeração dado. E o que parece simples pode na realidade ser bastante complicado, sobretudo se jogar num tabuleiro de jogo com várias quadrículas.

O título 0h n0, disponível para iOS, Android e Windows Phone, estará concluído quando todos os espaços tiverem sido preenchidos. E quanto isso acontecer, basta gerar outro desafio.



Veja a próxima aplicação

Pixlr: transforme as suas fotos em pequenas obras de arte

A aplicação da Autodesk está agora disponível gratuitamente para computadores e tablets Windows e com algum jeito vai garantir efeitos surpreendentes nas suas fotografias.

Não é preciso grande maestria nem conhecimentos avançados de fotografia. Depois de captada a imagem a aplicação trata de quase tudo sozinha.

Os necessários cortes, rotações e ajustes, mas também colagens e opções mais avançadas como contrastes, luz, focagem e desfocagem, estão à distância de alguns cliques.

A palavra chave é experimentação: pegue numa foto e vá aplicando os efeitos. Verá que pode rapidamente transformar uma fotografia banal numa pequena obra de arte. Ou não. Mas se não gostar do resultado pode sempre reverter os efeitos para a imagem original

A app está disponível gratuitamente para equipamentosWindows a partir da Windows Store, mas também está disponível para Android e iOS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico