Ao longo da semana passaram pelo TeK várias ferramentas que podem dar uma ajuda preciosa nos dias em que calça uns chinelos e só quer aproveitar o sol. Houve apps para tirar o melhor partido dos transportes públicos na próxima vez que quiser descobrir a nossa ou outra capital europeia, para comunicar sem parar, ou para se manter informado do que se passa no mundo quando está longe do ritmo de uma semana de trabalho.

Também tivemos ferramentas para o ajudar a tirar o melhor partido do telemóvel, se costuma fazer dele a sua máquina fotográfica, seja para guardar ou rever o que lá registou, seja para dar um colorido diferente a cada imagem.

Veja ou reveja as propostas e decida se vale a pena atualizar o seu portefólio de aplicações.


Citymapper: uma app para dominar os transportes públicos em 28 cidades
Se continua em negação por causa do fim das férias ou se ainda as está a aproveitar, esta aplicação pode ser uma boa ajuda. Seja para planear os próximos dias de pausa, ou para tirar partido dos que ainda está a gozar.

O Citymapper cobre 28 cidades e para cada uma delas dá informação preciosa para quem está a preparar um itinerário e precisa de saber qual a melhor forma de se deslocar entre dois pontos, tirando partido da rede de transportes públicos.

Também tem informação em tempo real e por isso mesmo que só faça o plano um minuto antes de o querer colocar em prática não há problema, desde que tenha a Internet móvel ligada. Lisboa é uma das cidades cobertas pela aplicação, que tem versões para iOS e Android e é por isso que dizíamos que pode ser uma boa aliada de quem ainda tenha uns dias de férias para gozar, numa das cidades incluídas, ou para quem queira recuperar o gostinho das férias e pretenda "vestir-se" de turista num destes próximos fins de semana e descobrir os pontos de interesse da capital.

A aplicação também pode ser útil para quem está na cidade onde vive, mas a usar transportes mais fora da rotina. Numa atualização lançada esta segunda-feira, e que ainda não chegou a todas as capitais cobertas, o utilizador pode receber dicas que lhe podem poupar alguns minutos no percurso, como saber qual a melhor carruagem do comboio para se posicionar caso vá apanhar o metro o barco na estação de saída. A Citymapper também conta com uma versão para Apple Watch.

 

Veja a próxima aplicação

Já pode recordar o que fez no verão passado com o Google Photos… e nos anteriores
O manancial fotográfico vai crescendo à conta de máquinas concebidas para o efeito e smartphones com capacidades emprestadas e apesar de haver recursos que ajudam na sua organização, muitos momentos perdem-se na nossa memória. Ou não, com a ajuda do Google Photos.

O serviço de armazenamento de fotografias ganhou uma nova funcionalidade, a “Rediscover this day”, uma espécie de “Neste dia” do Facebook, para quem está familiarizado com a rede social criada por Mark Zuckerberg, mas aplicada às memórias arquivadas no Google Photos.

Tal como no Facebook, a funcionalidade só é ativada se o utilizador pretender e a partir daí, a cada vez que se aceda ao serviço são recuperadas e mostradas fotos tiradas no dia em questão, mas nos anos anteriores, que também podem ser partilhadas por email ou através das redes sociais.

  

A aplicação já está disponível para iOS e via Web, estando igualmente a ser preparada a atualização da versão para Android que irá incluir a opção, segundo assegura a equipa do Google Photos.

Veja a próxima aplicação

 

Quer trocar mensagens de vídeo com texto em direto e sem som? Livetext Quando parece que já está tudo inventado no domínio das aplicações de messaging há sempre alguém que mostra que não é bem assim. E se surgisse um serviço que permite trocar vídeo e texto em tempo real sem qualquer som, queria experimentar?

Já existe. Chama-se Livetext e foi desenvolvida pela Yahoo que promete um regresso às origens. Ou seja, pretende devolver autenticidade à troca de mensagens, adicionando o vídeo ao texto e dando a quem usa a aplicação a possibilidade de ir reagindo e vendo as reações do seu interlocutor.

A empresa explica que neste mix (imagem/texto) decidiu deixar de fora o som, porque na maioria dos ambientes onde nos encontramos durante o dia esta é uma componente de que prescindimos ou que não podemos mesmo usar. A Livetext não pode ser usada para mensagens em grupo, só para diálogos entre duas pessoas.

A aplicação está disponível para iOS e Android.

 

Veja a próxima aplicação

 

A Pocket já guardava a Internet para ver mais tarde. Agora faz recomendações
A última atualização da Pocket acrescenta uma nova funcionalidade à normal possibilidade de guardar artigos e vídeos online para ver mais tarde. A aplicação agora também faz recomendações para as “leituras” a posteriori.

No lugar de mostrar apenas os links que os utilizadores tenham guardado para consultarem noutra altura, a aplicação passou a fazer ela própria um conjunto de recomendações automáticas, que têm por base de escolha o tipo de conteúdos que costumam ser salvos.

A nova secção vai conviver lado a lado com a já existente My List, como pode ver nas imagens abaixo que mostram a nova adição, originalmente publicadas no blog da aplicação.

A funcionalidade está disponível para a versão Android, iOS e Web da aplicação

Veja a próxima aplicação

 

E que tal se este fim-de-semana Louboutinizar as suas fotos?
Antes que peça para repetir explicamos: o designer Christian Louboutin lançou uma aplicação para telemóvel. É um editor de fotos, super fashion claro.

Sim é mesmo uma aplicação para usar em lazer, mas com o regresso do calor porque não? A Louboutinize permite-lhe personalizar as fotografias que vai tirando com o telemóvel com uns "atributos" bem ao estilo Louboutin, o homem que popularizou os sapatos de sola vermelha.

Há três filtros exclusivos para explorar: Rouge, Legs e Crystallize. O primeiro como não poderia deixar de ser dá-lhe a oportunidade de pintar de tudo de vermelho.

O efeito Legs (ou pernas) permite substituir parte da foto. Abaixo da cintura pode colocar umas pernas novas nas suas fotos. Pode não ter lá grande sentido mas pode ser divertido. Já se usar o filtro Crystallize (ou Cristalizar) vai ver as suas fotos como se estivessem atrás de um espelho partido.

A aplicação está disponível para iOS. Se quiser experimentar já tem uma ferramenta para trocar as pernas àquele amigo irritante ou pintar o mundo de vermelho, mesmo que o clube da águia não tenho espaço no seu coração.

 

 

Veja a próxima aplicação 

 

Fazer retweets no Instagram? É possível com a aplicação certa
O retweet foi só uma maneira de pôr o Twitter à mistura, mas não é bem isso que se trata. Estamos a falar de partilhar posts de outros utilizadores, algo que a rede social das imagens quadradas (que afinal já não têm de ser só quadradas) continua a não permitir.

Apesar de ainda não ser possível a republicar diretamente fotos e vídeos no Instagram há aplicações de terceiros para esse propósito. É o caso da Repost

Para que possa cumprir tal propósito, e depois de descarregada, a app vai pedir permissões para aceder a alguns conteúdos, como é habitual neste tipo de aplicações. O acesso faz-se através das credenciais do Instagram. 

Para começar tem duas diretorias (na parte superior da página de início) em que pode escolher imagens para fazer reposts: o Feed e os Likes relativos à sua conta no Instagram. Na parte inferior da mesma página pode mudar o modo de visualização para os posts mais populares da rede social ou fazer uma pesquisa.

Escolhida a imagem é clicar em Repost. Tem ainda de escolher o local do repost onde será colocada a "assinatura" da conta de origem da publicação e depois é seguir os procedimentos.

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.