Se as opções de edição de imagem do telemóvel ficam aquém do que gostaria não há razão para aceitar a limitação. As lojas de aplicações estão cheias de opções e algumas colocam-lhe nas mãos as ferramentas necessárias para fazer um trabalho quase de nível profissional e ainda lhe dão os meios para partilhar resultados com outros entusiastas da imagem.

Trabalhar a imagem também pode ser mudar a sua própria imagem e uma das sugestões que lhe deixámos por estes dias mostra como o telemóvel pode aí dar uma ajuda interessante.

Os jogos integram o mesmo cardápio, porque relaxar faz falta e porque a jogar também pode aprender. Se gosta de arte temos uma proposta que pode interessar-lhe.

Mas as sugestões não ficam por aqui. Descubra as outras.

Fhotoroom promete levar a edição de fotografia a um novo nível

A aplicação está disponível para várias plataformas e dispõe de um leque vasto de opções para quem procura um trabalho de nível mais minucioso.


Entre as ferramentas de edição que vai encontrar no software estão as opções habituais de redimensionamento de imagens, opções para corrigir olhos vermelhos, mas também HDR, luz, texturas e outros detalhes importantes para o resultado final.



Para personalizar a apresentação de imagens pode contar com várias opções, entre filtros e molduras e sempre que não gostar do resultado pode voltar atrás. Aliás, outro dos atributos interessantes da aplicação está na possibilidade de recuar todos os passos dados na app, até ao momento em que a instalou.



Além de um editor de imagens, o Fhotoroom é também uma comunidade focada na fotografia e como tal um local privilegiado para a partilha dos trabalhos apurados com recurso ao software da empresa. A app pode ser descarregada para Windows Phone e iOS.



Veja a próxima aplicação

Nova versão do Tetris é desenvolvida em Portugal e é para daltónicos

Criado pelo estúdio português Arcade Thumb, o Colortrix é um jogo para telemóveis em que tudo o que pede ao utilizador é um deslizar de dedo no ecrã.



Fruto da criatividade e trabalho de Mariana Fernandes e Gonçalo Henriques, o novo jogo para smartphones aposta num conceito em que também os daltónicos conseguem jogar. “Até os detalhes das peças foram desenhados de maneira a que eu, que sou daltónico, pudesse distinguir as peças e jogar sem problemas”, afirmou Gonçalo Henriques, programador do Arcade Thumb, em comunicado.

Para jogar, só tem de tocar ou deslizar o dedo no ecrã para combinar as suas peças com as peças da torre e assim fazê-las desaparecer. Quando finalmente consegue o jogo recomeça mas em modo mais rápido.

Desenhado estrategicamente para nos levar de volta ao tempo dos jogos pixelizados e máquinas de jogos, o Colortrix é tão simples como parece e mais viciante do que aparenta ser.

O jogo já está disponível gratuitamente na iOS da Apple e no website oficial do estúdio. Uma versão para Android será lançada brevemente.

A indústria portuguesa de videojogos está em constante crescimento. Um estudo conduzido pela Ipsos MediaCT e o ISFE mostra que 40% da população portuguesa joga videojogos pelo menos uma vez por ano e um em cada quatro adultos joga pelo menos uma vez por semana.

Em 2013, a aplicação ColorADD, também ela desenvolvida por portugueses, venceu o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade. Ela permite aos mais de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo perceber as cores de objetos e outros itens através da câmara de um telemóvel.



Veja a próxima aplicação

A Better Camera: Apague cromos indesejáveis da foto perfeita

Se não está satisfeito com os atributos da câmara do seu telemóvel, nas lojas de aplicações vai encontrar muitas alternativas que podem fazer tudo. Até remover objetos.

Se conseguiu finalmente aquela foto de uma praia que tanto adora, mas não conseguiu evitar que a prima faladora ficasse na imagem, há remédio para isso. A aplicação A Better Camera pode ser uma ferramenta útil em situações como esta, já que permite selecionar e remover objetos indesejados de uma imagem sem grandes dificuldades.



Para além desta característica, a aplicação é rica noutras opções interessantes para quem gosta de explorar a imagem. Suporta fotos em panorama, junta rostos de várias fotos numa única e dá para gravar em lapso de tempo, só para citar alguns exemplos.



A aplicação está disponível em versão gratuita e paga e é um recurso para quem usa um smartphone ou tablet equipado com Android ou iOS. Junta recursos que já existiam em aplicações como a Camera HDR+ e a Panorama HD+.



Veja a próxima aplicação

Aprenda a dominar o Wi-Fi lá de casa



O que é que se passa com a ligação à Internet sem fios lá de casa que por vezes parece não estar a funcionar como é suposto? Com a aplicação Netgear os mistérios serão revelados.

Sabia que um congestionamento de determinados canais de frequências pode condicionar o desempenho da sua Internet Wi-Fi lá em casa? Com a aplicação Netgear WiFi Analytics vai poder ficar a conhecer melhor as redes sem fios à sua volta.

O que a aplicação faz é uma análise das diferentes redes e revela alguns indicadores como a força do sinal e qual a rede que vai permitir melhor ligação, assim como os canais mais concorridos.

Descubra também quais os melhores locais lá de casa - ou do escritório, ou da universidade, ou do restaurante - que têm a melhor cobertura Wi-Fi.

E numa altura em que a sociedade está tão conectada, ser detentor destas informações pode significar estar um passo à frente dos outros no acesso à informação. Mas para isso terá de ter um smartphone Android.



Veja a próxima aplicação

E se o segredo da maquilhagem perfeita estiver no telemóvel?

Parece não haver nada que não se possa fazer com a ajuda do telemóvel e a maquilhagem é uma delas. A proposta é da L'Oréal e funciona para iOS e Android.

A aplicação tira partido da tecnologia para permitir "experimentar" virtualmente novos truques de maquilhagem, usando o reconhecimento facial em diferentes ângulos.

A proposta é da L’Oréal Paris e está associada a componentes comerciais de encomenda de produtos e de reconhecimento de códigos de barras para integração nos kits de maquilhagem na aplicação. Não foi esquecida também a funcionalidade de selfie e de partilha nas redes sociais.

O Makeup Genius usa a tecnologia que foi aplicada no filme Benjamin Button para produzir transformação de Brad Pitt, cuja personagem rejuvenesce ao longo da história.

A app está disponível para smartphones e tablets e pode ser descarregada da AppStore da Apple e da Google Play gratuitamente.



Veja a próxima aplicação

Uma aplicação para os amantes e seguidores de arte
A ferramenta City Art Search permite descobrir onde estão algumas das mais famosas peças de arte do mundo. E mesmo sabendo que o conhecimento não ocupa lugar, nada diz que não possa ter uma ajuda.


A aplicação City Art Search está disponível para Windows Phone e também para o sistema operativo Windows, querendo ser um companheiro de bolso no que diz respeito às principais referências culturais.

A ferramenta pode ser usada de duas formas: no sentido de conhecimento, ajudando o utilizador a saber onde estão localizadas as obras de arte; ou sendo um guia de viagem, isto é, imagine que está em França e que não sabe muito bem quais as criações que pode descobrir no país.

Ao todo são 2.800 as peças que estão prontas a serem descobertas, sendo que o utilizador pode pesquisar por criação, por artista ou por país.

Há ainda um “truque” na City Art Search que permite transformar o ecrã de desbloqueio do smartphone numa galeria viva, já que algumas imagens vão ocupando esse espaço e dando mais dinamismo ao equipamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.