Se ficou com pena de não ter ido ao Web Summit 2024, temos boas notícias. A aplicação HYR Travel promete transformar o smartphone num autêntico guia turístico virtual e acaba de adicionar o evento aos seus “locais de visita”. E se esteve presente, não se preocupe: há aspectos que talvez nem tenha visto, como os bastidores do Centre Stage no dia de abertura e espaços exclusivos, como a Media Village que a app apresentada como "uma espécie de Netflix para museus" passou a mostrar.

Não foi por acaso que a possibilidade chegou agora à aplicação criada pelo português Daniel Tanque: a HYR Travel foi uma das 50 startups escolhidas para subir ao palco principal do Web Summit. Naturalmente, a equipa aproveitou para registar momentos únicos, incluindo imagens dos bastidores, do palco e do ambiente geral do evento.

Lançada em maio de 2024, a HYR Travel conta com mais de 3.700 visitas virtuais realizadas até ao momento. A app permite explorar espaços culturais e científicos como o Observatório de Calar Alto, em Espanha, e os laboratórios do CERN, na Suíça, locais que normalmente não estão acessíveis ao público.

Em Portugal, destacam-se visitas ao MAAT e ao Mosteiro de São Vicente de Fora, onde é possível descobrir espaços restritos como o Panteão Real da Dinastia de Bragança ou o Altar Real, inacessíveis presencialmente.

Com um total de 85 experiências espalhadas por 23 cidades em 12 países, a HYR Travel tem como missão tornar a cultura mais acessível e ajudar museus e eventos culturais a diversificarem as suas receitas, explicou Daniel Tanque num email enviado à redação do SAPO TEK.

Clique nas imagens para mais detalhe

Além de tours gratuitos, a aplicação oferece passeios pagos, cujo valor reverte para os espaços parceiros, promovendo um impacto económico sustentável na cultura.

A HYR Travel é gratuita com anúncios e está disponível para Android e iOS, respetivamente a partir da Play Store e da App Store.