A Apple atingiu os 50 mil milhões de downloads durante a madrugada desta quinta-feira, 16 de maio, um número que coroa a App Store como a loja digital com mais conteúdos descarregados até à data. Mas a luta pelo próximo marco histórico vai ser discutida de perto com a Play Store da Google.

Durante a apresentação principal da conferência anual Google I/O o vice-presidente para a gestão do Android, Hugo Barra, revelou que a loja de conteúdos da gigante dos motores de busca já atingiu os 48 mil milhões de downloads, um número "pouco" abaixo dos 50 mil milhões da Apple.

As duas lojas estão a crescer a um ritmo forte e é difícil de saber quem vai superar quem nos 55 mil milhões ou até 60 mil milhões de descargas. Nas últimas quatro semanas a App Store da Apple cresceu cinco mil milhões em downloads e a Play Store recebeu 2,5 mil milhões no mesmo período.

O utilizador que descarregou a aplicação 50.000.000.000 da Apple vai receber um cheque no valor de dez mil dólares para gastar no iTunes, enquanto os 50 utilizadores que fizeram o download das 50 apps seguintes ganham um crédito de 500 dólares para usar na loja digital.

Em comparação e tendo em conta as últimas contagens reveladas pelas respetivas empresas, o BlackBerry World contabilizava três mil milhões de downloads em julho do ano passado, enquanto a Windows Phone Store ultrapassou os mil milhões de downloads em fevereiro deste ano.

Poucos anos para conquistar o mundo

A Google revelou ainda durante a I/O 2013 que já foram ativadados 900 milhões de equipamentos Android até à data, 400 milhões dos quais durante 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico