Se é daqueles que depende do rato e não o levou consigo para algum lado, através da aplicação WowMouse, criada pela Douplepoint poderá transformar o smartwatch no pequeno periférico. Esta foi mais uma das novidades curiosas demonstradas na CES 2024, onde o relógio inteligente traduz os movimentos da mão para mexer o cursor do rato.

A aplicação, que já pode ser descarregada da Google Play para smartwatchs Android, pode ser utilizada através de Bluetooth, pode ser utilizado em computadores portáteis, tablets, smartphones e outros equipamentos compatíveis com um rato.

Veja na galeria imagens do WowMouse:

Pelo vídeo de demonstração partilhado pela empresa, o utilizador pode mover o pulso em redor para controlar o cursor e se juntar os dedos em forma de pinça (o polegar e o indicador) vai clicar nos ícones do sistema operativo. A aplicação permite emparelhar o smartwatch ao equipamento através de Bluetooth, como se fosse um rato normal.

No website da empresa estão listados alguns smartwatchs que foram testados e são compatíveis com o sistema. Entre eles, o Samsung Galaxy Watch (4,5,6), que foram os equipamentos mais testados e otimizados pela equipa. Além destes, estão outros relógios compatíveis, que a equipa diz ter experimentado, como o TicWatch E3, o TicWatch Pro 3, assim como o s Google Pixel Watch 1 e 2. Estes últimos funciona bem o cursor no geral, mas a deteção de toque ainda não funciona como pretendido.

Veja no vídeo o sistema a funcionar:

Como o Apple Watch não suporta o modo Bluetooth HID, tão cedo não será adaptado aos equipamentos da Apple para controlar o cursor. No entanto, pode usar os equipamentos que tenham os sistemas operativos macOS e iPadOS, assim como Linux e Windows.

Além de substituir o rato, esta aplicação pode dar outras funcionalidades ao smartwatch, através de uma API, para regular a intensidade de uma luz inteligente, por exemplo, apenas rodando o pulso. A CNET testou uma dessas aplicações úteis do dia a dia.  O sistema suporta Bluetooth Low Energy (BLE GATT) e pode ser usado em linguagens Unity, Javascript e Python para outras funcionalidades a partir da deteção de gestos do pulso.

O SAPO TEK esteve a seguir tudo o que se passou na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.