Um anúncio exibido na Super Bowl deu azo à notícia de que a Apple está a preparar um sistema simplificado para os endereços das milhares de aplicações alojadas na AppStore. A Cnet foi a primeira a notar que o endereço Appstore.com/StarTrekApp apontava para uma aplicação e abria uma nova possibilidade na publicidade a aplicações na loja da Apple.

Segundo a documentação facilitada aos programadores, que terá sido atualizada a 31 de janeiro, as empresas e programadores que tenham aplicações nas lojas da Apple podem criar links curtos, que partem do endereço AppStore.com, seguido do nome da app ou da empresa, para anunciarem os seus produtos em anúncios impressos, TV ou rádio.

Até agora os links usados eram demasiado longos e complexos para serem memorizados, e era mais fácil fazer uma pesquisa direta na App Store. Existia um sistema semelhante no itunes.com que agora será substituído pelo appstore.com.

A loja de aplicações da Apple tem mais de 800 mil aplicações e nem sempre é fácil dar destaque a uma app específica. Se não estiver nos destaque ou no Top 10 de uma categoria pode muito bem passar despercebida, e nem a pesquisa serve como boia de salvação já que há cada vez mais dificuldade em encontrar um bom nome que seja diferenciador.

Com o novo sistema as empresas podem ter um endereço específico, como appstore.com/sapo por exemplo, ou um link curto para a aplicação. Mas em caso de conflito de nome o endereço aponta para uma página de pesquisa.

Entretanto o TechCrunch já deu conta de que o processo poderá ser mais complicado para os programadores e que não serão eles a definir o URL, que vai ser preparado pela Apple.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico