com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Apps gratuitas para Android e iOS não faltam. Conheça 5 novas propostas

Entre as apps que selecionámos nos últimos dias pode encontrar sugestões de utilitários, mas também de entretenimento, em que não poderiam faltar os jogos, claro.
Apps gratuitas para Android e iOS não faltam. Conheça 5 novas propostas
Apps novas gratuitas para o seu smartphone Android ou iOS Tek

O conjunto de opções no universo das aplicações mobile não para e, por aqui, temos sempre propostas interessantes para lhe apresentar. Quer testar os seus reflexos? Experimente as acrobacias incríveis de Moto X3M um jogo árcade que mistura velocidade com puzzles. E que tal ter tudo o que é importante no ecrã de início do seu smartphone “à mão de semear”? Esquerda ou direita, a escolha é sua.

Além das habituais sugestões de todos os dias, feitas ao longo da semana, lembramos-lhe que ainda pode ir a tempo de espreitar as “borlas” temporárias de aplicações “eleitas” pela Google e pela Apple mais recentemente.

Veja de seguida todas as propostas.

NekoBox é uma “caixa de ferramentas” e recursos para quem trabalha no mundo do UX/UI Design

A NekoBox afirma-se como uma “caixa de ferramentas” na palma da mão, reunindo múltiplos recursos úteis para quem trabalha no mundo do UX/UI Design. Mas não é tudo: há também uma secção que abre a porta à partilha de conhecimento em comunidade.

A NekoBox foi criada por dois designers de UX/UI apaixonados pela sua profissão. Inspirados pela prática comum de pesquisa por ferramentas que ajudem a facilitar o seu trabalho diário, os criadores decidiram desenvolver uma aplicação onde todos podem partilhar as suas descobertas, assim como o seu conhecimento acerca de determinados tópicos.

Clique nas imagens para conhecer mais detalhes sobre a NekoBox

Em destaque na aplicação está uma secção totalmente dedicada a múltiplas ferramentas úteis, sejam elas grátis ou pagas. Aqui poderá navegar por categorias como ilustração, edição de fotografias e vídeo, ou ícones, descobrindo novas soluções que podem ser implementadas.

Mas não é tudo: além das ferramentas, a NekoBox quer abrir a porta à partilha de conhecimento em comunidade e dispõe de uma secção onde os utilizadores podem colocar perguntas ou responder a questões caso sejam entendidos na matéria.

Conhece programas ou aplicações úteis, mas não os encontra na aplicação? Sempre pode submeter a sua proposta à equipa da NekoBox. De acordo com os criadores, há também uma série de novidades planeadas para a app, incluindo secções para quem está à procura de inspiração, com ofertas de trabalho, com workshops temáticos ou ainda com recursos educativos.

A NekoBox é gratuita e está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, na App Store.


Os smartphones cresceram então nada como ter o que é importante “à mão de semear”

Apps como o Niagara Launcher querem tornar acessível tudo o que é realmente importante a partir do ecrã principal do seu smartphone. E apenas com uma mão.
O ecrã principal do telemóvel, na forma tradicional como o conhecemos, foi criado há mais de uma década e na altura era mais pequeno do que um cartão de crédito. Entretanto apareceram os smartphones e os ecrãs cresceram, mas é um facto que os nossos dedos não. É aqui que surgem aplicações como o Niagara Launcher.

O nome deste lançador vem da sua interface, que se curva como uma cascata, em “onda”, quando seleciona uma letra do alfabeto para mostrar as aplicações que começam com essa mesma letra e assim poder iniciá-las.

De aspeto minimalista, o Niagara Launcher quer evitar distrações desnecessárias e mostra apenas as aplicações apontadas como favoritas, no ecrã de início. A escolha é do utilizador que pode definir as suas preferências assim que descarrega a app.

Também há algumas opções disponíveis de personalização, embora a maior parte estejam associadas à versão Pro da aplicação. Uma nota de destaque para referir que também há versão para quem for canhoto. Outra das possibilidades é o acesso (e leitura) de notificações diretamente a partir do ecrã principal.

O Niagara Launcher é gratuito e sem publicidade, mas com a possibilidade de fazer compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.


Teste os reflexos nas acrobacias incríveis de Moto X3M para smartphones

Moto X3M é um jogo árcade que mistura velocidade com puzzles. O objetivo é superar todos os obstáculos, numa perspetiva lateral 2D.

Produzido em flash para os smartphones, Moto X3M é um desafiante jogo de motocross com uma perspetiva lateral em 2D. São cerca de 170 níveis disponíveis, num jogo que parece inspirado na série Trials da Ubisoft. Entre saltos frenéticos e grande velocidade, terá de correr contra o relógio, evitando colidir contra os obstáculos ou cair em poços com picos.

Os controlos das motos são muito simples, entre acelerar e travar, tem duas rotações do veículo para que nos saltos consiga alinhá-lo com a pista para evitar colisões. E os objetos e obstáculos têm físicas dinâmicas, mantendo a variedade dos desafios. Quando começa a ganhar confiança, vai querer realizar acrobacias aparatosas, como loopings a 360 graus.

Os cenários apresentam variedade de obstáculos, desde rampas a plataformas móveis, e até tem saltos entre caixas de dinamite por cima de hélices de helicópteros. A maioria dos cenários são fantasiosos, mas destaca-se mais pela diversão e desafio, do que propriamente qualquer realismo ligado ao motociclismo.
Pode fazer o download de Moto X3M para smartphones Android e iOS.


Embarque numa aventura espacial que vai pôr as suas habilidades de piloto à prova em iWing Maze 2

iWing Maze 2 é um jogo que o coloca o jogador aos comandos de uma nave espacial em busca de uma fonte de energia alienígena. Ao longo dos mais de 50 níveis terá de pilotá-la cuidadosamente por entre múltiplos “labirintos” cheios de obstáculos.

Preparado para embarcar numa aventura espacial em busca de uma fonte de energia alienígena? iWing Maze 2 é um jogo que combina o desafio de um quebra-cabeças com a emoção de um título de ação e que promete mantê-lo agarrado ao smartphone a tentar passar todos os níveis.

O jogo inspira-se em Kuru Kuru Kururin, um título lançado pela Nintendo em 2001 para o Game Boy Advance, e coloca o jogador aos comandos de uma nave espacial com um aspeto invulgar, uma esfera com duas asas estreitas e rotativas.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais detalhes sobre iWing Maze 2

Em iWing Maze 2 acompanhamos a história do protagonista Ian, que acabou de acordar de um longo sono criogénico. Mas Ian não está sozinho nesta aventura. Para guiá-lo pelo caminho e ajudá-lo a lidar com os perigos do Espaço através de conselhos úteis há um robot ajudante chamado Joe.

Ao longo dos mais de 50 níveis do jogo, terá de pilotar cuidadosamente a nave, deslizando o dedo pelo ecrã, por entre múltiplos “labirintos” cheios de obstáculos e recolher todos os gravitons, peças de fonte de energia alienígena, que encontrar.

À medida que progride é possível desbloquear vários bónus que o ajudarão na sua missão, havendo também a possibilidade de fazer upgrades à sua nave. O jogo é gratuito e está apenas disponível para Android, podendo ser descarregado a partir da Play Store.


App ajuda a percorrer roteiro do romance de Saramago "Levantado do Chão"

A Fundação José Saramago lançou um site e uma aplicação para telemóvel com um roteiro literário que propõe uma viagem pelos episódios mais marcantes do romance "Levantado do Chão", publicado há 41 anos pelo Nobel da Literatura.

A iniciativa integra-se no programa de comemoração do aniversário de publicação do romance de José Saramago, considerada uma das obras fundamentais o autor.

A ação do "Levantado do Chão" está centrada no Alentejo, focando a luta antifascista e o combate contra o sistema latifundiário que dominava a exploração agrícola na  região.

O roteiro faz a ligação entre os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de três percursos temáticos subdivididos em percursos rodoviários e pedestres, e que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo, dando a conhecer lugares e episódios mais marcantes.Com 238 quilómetros rodoviários e oito pedestres, o percurso espelhado no site e na app é também um convite para conhecer aspectos biográficos relacionados com a vida de Saramago na localidade de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, onde viveu em 1976 enquanto escrevia o romance.

O primeiro percurso, "Os levantados deste chão - A repressão da ditadura no Alentejo", abrange o período entre 1933 e 1974, e aborda os momentos mais violentos da obra, como as prisões, as torturas e os assassinatos do regime ditatorial da época sobre o povo alentejano.

Este itinerário passa por vários sítios de Lisboa, como o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, e de Montemor-o-Novo, como o Posto da GNR, para onde a personagem Germano Vidigal foi levada e acaba por morrer em 1945, vítima de um cruel e bárbaro assassinato levado a cabo por dois agentes da PIDE, a polícia política da ditadura.

O segundo caminho proposto, "A resistência: João Mau-Tempo e a luta do proletariado agrícola alentejano", vai desde os primeiros anos até à década de 70 do século XX, e convida a acompanhar algumas fases daquela luta contada por Saramago a partir da personagem João Mau-Tempo.Este percurso passa por vários sítios dos concelhos de Évora, como a Praça de Touros desta cidade, onde João Mau-Tempo assistiu a um comício anticomunista em 1937, e de Montemor-o-Novo, como São Geraldo, referida na obra a propósito de um encontro clandestino de trabalhadores rurais e militantes do PCP, que decorreu nas proximidades desta aldeia.
Na terceira parte do roteiro, "José Saramago em Monte Lavre", o viajante é convidado a refazer os principais caminhos do escritor durante a sua estada em Lavre, e outras visitas que fez pelo concelho de Montemor-o-Novo, em 1976.
A aplicação está disponível de forma gratuita na loja Google Play para Android e na App Store para Apple.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.