As aplicações maliciosas ou com esquemas fraudulentos na Play Store da Google continuam a ser uma preocupação. Apesar das medidas de proteção implementadas pela gigante de Mountain View, uma investigação da Dr.Web revela que há novas ameaças na loja digital, com aplicações que enganam os utilizadores com recompensas falsas.

De acordo com os especialistas, as aplicações, que foram descarregadas em mais de 20 milhões de vezes, apresentam-se como contadores de passos que prometem supostas recompensas caso os utilizadores mantenham um estilo de vida ativo, atingindo certas metas diárias.

Clique nas imagens para mais detalhes 

No entanto, as recompensas são quase impossíveis de se obter. Em muitos dos casos, as apps forçam os utilizadores a assistirem a um vasto conjunto de anúncios. Além disso, os dados de pagamento fornecidos pelos utilizadores não são verificados pelas apps, com a probabilidade de receber qualquer tipo de recompensa a ser muito baixa.

Tem alguma destas apps? Apague-as do smartphone

  • Lucky Step – Walking Tracker
  • WalkingJoy
  • Lucky Habit: health tracker

Os investigadores detalham também que as três apps em questão comunicam todas com o mesmo endereço de servidor remoto, o que sugere que podem ter sido criadas por uma única entidade que se faz passar por diferentes developers.

Segundo a Dr.Web, uma versão anterior da app Lucky Step – Walking Tracker dava aos utilizadores a opção de converterem pontos acumulados em supostos vales-oferta. Porém, nas versões mais recentes, a funcionalidade parece ter sido removida.

Embora a Lucky Step – Walking Tracker e a WalkingJoy já tenham sido removidas da Play Store, a Lucky Habit: health tracker permanece na loja digital da Google, como o SAPO TEK conseguiu verificar. Note-se que as aplicações podem continuar a existir em lojas terceiras online.

Sugestão TeK: O que deve procurar numa solução de segurança para proteger os seus equipamentos?
Sugestão TeK: O que deve procurar numa solução de segurança para proteger os seus equipamentos?
Ver artigo

Se tem alguma destas aplicações no seu smartphone, o melhor é mesmo eliminá-las. Para evitar cair em esquemas fraudulentos semelhantes é recomendável que se mantenha atento àquilo que outros utilizadores escrevem nas reviews e às permissões requeridas pelas apps.

Deverá descarregar aplicações apenas em lojas oficiais e, caso surja qualquer dúvida acerca da legitimidade das mesmas, é importante que faça uma pesquisa aprofundada. Para assegurar que o seu smartphone está protegido opte por uma solução de segurança adequada e não se esqueça de manter o sistema operativo sempre atualizado.