Os utilitários dominam as novas aplicações desta semana, entre um “personal trainer” para a cozinha com milhares de receitas passo a passo, colagens de fotografias ou uma espécie de “organizaóinventarioador” para poupar tempo e stress na vida.

Além das apps destacadas ao longo dos últimos dias, lembramos-lhe que ainda pode estar a tempo de espreitar as ofertas temporárias de aplicações escolhidas pela Google e pela Apple mais recentemente. É só aceder ao artigo Traga mais animação ao fim de semana com novos jogos gratuitos temporariamente.

Nesta app gratuita há milhares de receitas passo a passo para experimentar

A app Tasty é considerada como uma espécie de “personal trainer”, mas para a cozinha. Com mais de 3.000 receitas, tem a opção de salvar aquele prato delicioso para mais tarde, além de uma ferramenta de pesquisa que permite filtrar por ingrediente, tipo e ocasião.

Desenvolvida pela popular revista BuzzFeed, a Tasty soma mais de 3.000 receitas, com um modelo de instruções passo a passo, além de vídeos explicativos frequentes sobre diferentes momentos na área da cozinha.

É possível personalizar a aplicação para transformá-lo num livro de receitas pessoal, mas também é possível definir o envio de sugestões periódicas sobre o que preparar para a próxima refeição.

De referir que os conteúdos da aplicação estão em inglês, não existindo tradução para português.

A Tasty é gratuita e tem versão tanto para Android como para iOS, respetivamente a partir da Play Store e da Apps Store.

Reúna as melhores fotos das férias e faça colagens impressionantes com a Collageable

Em destaque na Collageable estão mais de 300 esquemas para preencher com fotografias. Além de opções de personalização com molduras, texto e autocolantes, a app permite aplicar diferentes filtros às fotos e até fazer retoques caso considere necessário.

Não quer que as fotos que captou durante as férias de Verão fiquem a ganhar “pó” na memória do smartphone? A Collageable dá-lhe a possibilidade de fazer colagens criativas e de impressionar a família e amigos dentro ou fora das redes sociais.

Em destaque na aplicação estão mais de 300 esquemas para preencher com as suas fotografias favoritas, sendo possível combinar até 25 fotos numa só colagem. Para dar um toque ainda mais especial às criações pode aproveitar para decorar o fundo com uma variedade de padrões disponíveis.

Clique nas imagens para mais detalhes

Além de opções de personalização com molduras, texto e autocolantes, a aplicação permite aplicar diferentes filtros às fotografias que utiliza nas colagens e fazer retoques caso considere necessário. A Collageable conta ainda com opções de colagens concebidas para as redes sociais, assim como modelos para ocasiões especiais.

A Collageable está disponível para iOS e pode ser descarregada a partir da App Store. Além do seu modo gratuito, a aplicação dispõe de modos premium pagos, que desbloqueiam funcionalidades adicionais e com preços a começar nos 5,49 euros.

Onde existem incêndios ativos? A resposta está no Fogos.pt

A aplicação Fogos.pt já tem vários anos, mas continua a cumprir o seu propósito de identificar os incêndios ativos em Portugal.

A plataforma já existe desde 2015 e utiliza registos retirados da página da Proteção Civil Portuguesa, com atualizações a cada 2 minutos para manter a informação sobre os incêndios ativos.

Usando os dados abertos a informação é transformada em mapas que podem ser consultados no site ou na aplicação para iOS e Android, com a indicação da intensidade do incêndio, vento, temperatura e outros dados meteorológicos, assim como a previsão de riscos.

A informação dá acesso a alertas no Twitter e Facebook, com a linha de tempo do foco de incêndio, assim como dados sobre o plano de intervenção das brigadas de incêndios.

Clique nas imagens para mais detalhes

A app foi desenvolvida pelo developer Tomahock e está integrada no projeto VOST, Voluntários Digitais em Situações de Emergência.

A app Fogos.pt é gratuita e pode ser descarregada para iOS na App Store da Apple e para Android na Google Play.

App Sortly pronta para ajudar a poupar tempo e stress “em casa, no trabalho, em todo o lado”

A app Sortly vai direitinha para os mais esquecidos, ou simplesmente para quem gosta de ter todos os pertences organizados, da despensa à mesa do escritório.

A Sortly é uma espécie de “organizaóinventarioador” que vai, com certeza, ajudar a poupar tempo e a diminuir o stress de quem a utilizar.

A aplicação permite que os seus utilizadores registem todos os seus pertences, independentemente do género. É possível criar entradas para cada item de casa ou do trabalho, adicionar fotos e informações detalhadas dos bens ou produtos, como número de série, garantia, local de armazenamento ou validade, entre outros critérios.

Pode, por exemplo, organizar as compras de casa fazendo listas com o que há na despensa e em que quantidade, para assim saber quando será a altura certa para repor o stock.

É possível fazer o inventário com fotos, etiquetas, preços, QR Codes, códigos de barras e muito mais.

O Sortly é gratuita com compras dentro da aplicação e está disponível tanto para Android como iOS.

E se o futuro da humanidade dependesse de si? Salve o mundo em The Silent Age

Joe é nada mais do que um contínuo, mas um dia no trabalho toma um rumo inesperado e descobre que o futuro da humanidade está nas suas mãos e cabe a si guiá-lo por esta aventura com muito suspense à mistura.

The Silent Age é um jogo de aventura ao estilo “point and click” que o leva para numa viagem pelo tempo até um futuro distópico onde toda a humanidade despareceu.

Tudo começa no ano de 1972 onde encontramos Joe, um contínuo que trabalha num grande e misterioso edifício do governo. À primeira vista, o protagonista desta história é nada mais do que uma pessoa com uma vida, no mínimo, desinteressante.

Clique nas imagens para mais detalhes

No entanto, tudo muda quando um dia no trabalho toma um rumo inesperado e Joe descobre que o futuro da humanidade está nas suas mãos. Cabe a si guiá-lo por esta aventura repleta de suspense, resolvendo múltiplos quebra-cabeças pelo caminho.

The Silent Age está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. Embora possa jogar o primeiro capítulo da história gratuitamente, o segundo conta com um preço de 5 euros.

Se prefere jogar no PC, também é possível descarregar o jogo a partir da Steam, por 8,99 euros, ou então através da Epic Store, onde, até ao dia 28 de julho, onde há um desconto de 75%, com o preço a descer de 7,99 para 1,99 euros.

Snapseed: esta é a app que vale a pena (re)descobrir para editar as suas fotografias

Há muitas ferramentas gratuitas na versão básica do Snapseed que podem ser usadas para transformar as suas fotografias e é fácil "perder-se" entre as propostas.

Há muito tempo que não falamos do Snapseed, mas esta é uma ferramenta que vale muito a pena descobrir, ou redescobrir, mesmo para quem não gosta de grandes edições às suas fotografias.

Na app pode fazer coisas básicas, como cortar ou endireitar as imagens, mas há muito mais opções a explorar, desde a mudança da perspetiva à possibilidade de mudar alguns elementos, como as sombras, iluminação ou os contrastes. Isto para além de poder apagar elementos de forma bastante fácil e com um efeito surpreendentemente bom em alguns fundos para uma aplicação gratuita.

Algumas das ferramentas, ou utilitários na versão em português, são mais avançadas e dão sugestões automáticas, e pode também experimentar aplicar modos combinados, como o Drama ou Grunge para efeitos mais arrojados. Existe ainda a opção Noir e Preto e Branco, que são diferentes nos efeitos e resultados.

Quem tiver menos paciência pode aplicar diretamente os estilos, que não são muito diferentes do que encontra nas principais redes sociais.

Se quiser experimentar comece pelas opções básicas estruturais e depois vá evoluindo para efeitos mais especializados, e no fim pode melhorar as suas fotografias preferidas, ou transformá-las completamente se assim o desejar.

O passo final é a exportação da imagem, com a aplicação de todos os efeitos e filtros, e nesse momento o Snapseed dá conta das várias mudanças registadas.

O Snapseed pode ser descarregado gratuitamente para iOSAndroid.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.