Umas são novas, outras já existem mas reforçaram funcionalidades que vêm a caminho, outras são pura diversão. Assim é formado o grupo de sugestões que fomos reunindo ao longo dos últimos dias.
Google, Instagram e YouTube estão entre as aplicações que mexeram ou estão prestes a mexer nas propostas móveis que disponibilizam. Além disso, se percorrer a lista até ao fim também vai encontrar uma ideia portuguesa para estar mais “descansado” na praia e um jogo para ajudar a distrair.
Leve a decoração do seu smartphone ao futuro com estes ícones inspirados no Android O
Esta app permite-lhe personalizar os ícones de aplicações do seu smartphone ou tablet, à imagem daquilo que chegará com a próxima versão do OS móvel da Google.
Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente, o Android O tem já algumas funcionalidades conhecidas. Uma delas diz respeito aos ícones das aplicações, que vão ser adaptativos e surgir com o formato que os seus criadores entenderem, sem quaisquer tipo de restrições.
Mas enquanto espera pela estreia desta nova versão do sistema operativo móvel da Google, pode ir experimentando esta nova adição estética com a ajuda da Adapticons, uma nova app para Android que vai dar às suas aplicações todas as opções de personalização que vão chegar com a próxima edição do OS.
Note que vai precisar de um launcher para poder utilizar esta app. A Adapticons é, no entanto, compatível com a maioria dos launchers disponíveis na Play Store.
Uma vez em funcionamento, a app permite-lhe ajustar o aspecto de cada um dos ícones de aplicações disponíveis individualmente, com formatos, cores e grafismos.
A Adapticons é gratuita e está disponível apenas para Android.
YouTube está a testar visualizações “no momento” para mobile
A contagem “acumulada” já existe há muito, mas agora o objetivo é mostrar quantas pessoas estão a ver o vídeo ao mesmo tempo consigo.
A nova funcionalidade está a ser testada na plataforma Android – obviamente – junto de um grupo restrito de utilizadores, não se sabendo ainda quando vai ficar disponível para o público em geral.
A intenção é mostrar o número de pessoas que naquele momento estão a assistir ao vídeo, em tempo real.
Segundo mostra o Android Police, que avança a notícia, a contagem vai ficar posicionada logo abaixo do título, do lado direito. Surge o novo “contador”, desaparece o número de visualizações total, pelo menos à primeira vista.
A segunda linha de informação mantém-se igual com os botões gosto e não gosto, o partilhar e o adicionar.
A app do YouTube está disponível para dispositivos Android e iOS.
Comentários do Instagram tornam-se mais fluidos
O Instagram tem feito algumas melhorias na sua aplicação e, agora, chegou aos comentários. Ao género do que acontece no Facebook, passa a ser possível responder diretamente às pessoas sem que pareça apenas mais um comentário.
Nos últimos tempos o Instagram andou ocupado a gerir a rede social de partilha de fotografias e tratou de começar uma caça ativa aos comentários, likes e contas de spam, de forma a que a experiência de utilização se tornasse mais agradável. Mas faltava algo mais, faltava uma interação mais fluida entre os utilizadores e foi isso mesmo que o Instagram quis alterar.
De maneira semelhante ao que acontece no Facebook, os comentários de resposta vão passar a estar agrupados de forma a distinguir o que é uma resposta e um comentário individual. Desta forma a organização é maior e os utilizadores podem interagir, entre si, de forma facilitada.
Recentemente o Instagram começou também a testar a funcionalidade de vídeo a pares e, certamente, o novo modelo de comentários pode ser uma mais valia para organizar todo o conteúdo da rede a nível de interação entre utilizadores.
Esta atualização vai estar disponível com a versão 24 para Android e iOS e deve chegar a todos os utilizadores nos próximos dias.
Há uma app portuguesa que o deixa reservar toldo e pedir comida na praia
Chama-se WinRest Booking e foi criada para permitir alugar com antecedência espreguiçadeiras, camas e sombras nas praias portuguesas, bem como fazer pedidos e reservas de refeições.
Através da nova app é possível pesquisar as concessões de praia, consultar do mapa de localização e de reviews de clientes.
A aplicação tem também funcionalidades de pesquisa de pratos do dia e de restaurantes por localização, shoppings ou praias, permitindo escolher, pedir e pagar remotamente refeições para consumir no local, para delivery (entrega ao domicílio) ou take away.
O utilizador recebe, em qualquer uma das situações, uma notificação via smartphone a indicar que o seu pedido está pronto, asseguram os responsáveis do GrupoPIE, responsável pelo desenvolvimento da WinRest Booking.
A aplicação é gratuita e está disponível para download para Android e iOS.
Google testa nova aplicação de pesquisas pensada para poupar dados móveis
Nem todos os locais têm uma boa cobertura de rede móvel e muitos também não têm velocidades do outro mundo o que pode tornar as pesquisas no Google um pouco lentas. A Google está a testar uma nova aplicação para contornar o problema.
Pode ser vista como a Google Search Lite - apesar deste não ser o nome oficial - e vai ajudar a que as pesquisas do Google, através da aplicação dedicada para o efeito, sejam mais eficientes e rápidas nos equipamentos de gama baixa, nos locais com má cobertura de rede ou nos momentos em que a operadora não está a conseguir oferecer velocidades mais rápidas.
A aplicação está a ser testada na Indonésia e foi detetada pela equipa do Android Police e é, em tudo, semelhante ao que é feito em aplicações do mesmo género como o Facebook Lite ou o Messenger Lite - aplicações que oferecem quase todas as funcionalidades da aplicação original, mas numa versão mais minimalista e que precisa de menos dados para funcionar.
Além das pesquisas, esta aplicação vai conseguir ligar-se a outros conteúdos da gigante tecnológica (notícias, tempo, tradutor) de forma a oferecer, também, uma ligação externa para abrir essas funcionalidades através do browser interno da nova app, o que acaba por consumir menos recursos e dados.
A Google não quis comentar nada referente à aplicação que, supostamente, estará a ser testada.
A versão original da aplicação da Google está disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Assuma o comando de um caça da Segunda Guerra Mundial e acabe com os inimigos
War Wings é um jogo que o vai colocar atrás dos comandos de um avião de guerra para que possa fazer parte da batalha onde a perícia e a astúcia serão testadas ao máximo.
O céu é o limite e neste jogo está cheio de alvos a abater. Se sempre sonhou em pilotar um avião, aqui está a oportunidade de o fazer e de, em simultâneo, tornar-se um herói de guerra. War Wings vai testar a sua perícia para as manobras aéreas, a sua pontaria para acertar nos aviões inimigos e o seu sentido de trabalho em equipa.
Existem dois modos de jogar, um mais solitário e um que o faz ir acompanhado por um esquadrão de caças. O objetivo é o mesmo: defender os céus dos aviões inimigos.
São vários caças da segunda Guerra Mundial que vai poder escolher e personalizar a gosto para se colocar atrás do volante e levantar voo. Pode jogar contra outros aviadores de todo o mundo e tentar alcançar a maior classificação a nível mundial.
Armas são o que não falta mas não se deve fiar apenas no poder de fogo, deve pensar na sua estratégia e fazer os possíveis e os impossíveis para se desviar dos ataques inimigos que ameaçam acabar com a sua vida e a dos seus colegas.
War Wings está disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários