Selfies que podem "virar" emojis animados, podcasts para ouvir no smartphone ou sugestões para restaurantes e bares mais indicados para os seus gostos. Estes são alguns dos domínios das apps que fomos propondo ao longo da semana.

Mas também tem redes sociais "humanitárias" e jogos: uma sugestão mais "tranquila", destinada aos mais novos, e outra mais "agressiva", para quando tem vontade de partir alguma coisa. É seguir as linhas que lhe apresentamos a seguir.

App AniMojis ajuda a criar avatares com (algum) “movimento”

Seja Carnaval ou não, pode sempre "mascarar-se" com um avatar e divertir-se entre os GIFs e stickers desta aplicação – que tem um nome com certeza escolhido para fazer lembrar a proposta da Apple...

É verdade que não são os emojis animados do iPhone X da Apple que chegam ao Android. A app AniMojis da Xpresso serve para criar avatares 3D personalizados, que depois se podem associar a diferentes expressões para serem colocados em stickers e em GIFs.

Tal como noutras aplicações do seu género, escolhem-se os pormenores do boneco todo, desde os detalhes do rosto, corte de cabelo, roupas e acessórios.

Terminadas as escolhas, é possível partilhar o avatar criado através de redes sociais e de várias aplicações de messaging, incluindo o WhatsApp, Snapchat, Facebook Messenger e Twitter.

A AniMojis Xpresso é gratuita e está disponível para dispositivos Android.

Os podcast são o domínio do Stitcher e pode organizá-los todos no smartphone ou tablet

Há variadíssimas formas de ouvir podcasts no computador e no smartphone. O Stitcher é um dos serviços que se tem especializado neste formato e tem razões para isso.

O serviço já tem alguns anos de história e passou por vários processos de aquisição à medida que ia crescendo e alargando número de podcasts na rede, e de utilizadores.

Em 2016 a empresa de media que detém o The Wall Street Journal, a E.W. Scripps Co., investiu na ferramenta que já colecionava mais de 65 mil podcasts dos mais variados meios e comunicação, desde a MSNBC ao próprio jornal económico.

Atualmente são mais de mil os podcasts disponíveis, e as funcionalidades também têm evoluído, com mais ferramentas na app gratuita e a possibilidade de ouvir os podcasts em vários modelos de automóveis com o Apple Carplay e Android Auto, assim como nas colunas Echo da Amazon através de um pedido à assistente virtual Alexa.

A app Stitcher é gratuita e está disponível para iOS e Android, mas há uma versão paga do serviço que elimina os anúncios e dá acesso a mais funcionalidades.

Misk é uma aplicação para amantes de restaurantes e bares

Inspirada na plataforma Instagram, a app Misk permite que os utilizadores escolham um restaurante, café ou bar com base nos locais preferidos dos amigos que seguem.

A aplicação faz as sugestões com base naquilo que os amigos recomendam e, brevemente, terão também em conta os restaurantes que frequenta, o tipo de comida de que gosta e até o estilo de vida dos utilizadores.

Mas, sendo uma rede social de amigos para amigos,  é preciso que alguém o convide para aceder à app daquela que foi considerada uma das 100 hottest startups da Europa em 2017 pela revista Wired.

Com a Misk, apenas tem que abanar o telefone para receber uma recomendação de um restaurante perto de si, independentemente de onde esteja. Tudo isto gratuitamente e livre de anúncios.

Para já, a aplicação está disponível apenas para os utilizadores de iPhone.

Como cuidar de um cão ou de um gato? Há uma app em português que ensina os mais novos

O jogo é para crianças a partir dos quatro anos e pretende mostrar aos mais jovens, “a brincar”, a responsabilidade que é ter um animal de estimação.

Chama-se Academia ZU um novo jogo made in Portugal através da ZU, a marca de retalho especializado do Grupo Sonae dedicada ao bem-estar e aos cuidados de saúde dos animais de estimação.

E a proposta passa por isso mesmo: ensinar às crianças a cuidarem de um cão ou de um gato no que diz respeito à alimentação, higiene e repouso, ida ao veterinário e treino/diversão.

A app permite ao utilizador de palmo e meio escolher entre um cão ou um gato e apresenta várias metas a cumprir dentro então dos conceitos de alimentação, higiene, saúde e treino.

Pelo caminho são apresentadas dicas úteis e sugestões de como melhorar o desempenho como tratador. Ao longo do jogo vão sendo mostrados os objetivos alcançados e os estados de evolução dos animais de estimação.

Há também mini jogos temáticos que, ao mesmo tempo que divertem, servem para “treinar” o bicho de estimação e ajudam a adquirir conhecimentos importantes sobre os hábitos dos animais.

O Academia ZU é gratuito, sem publicidade e está disponível para dispositivos Android e iOS.

HumanKind: uma rede social para ajudar os refugiados

Criada pelo estúdio Impossible, a HumanKind foi pensada para o ecossistema de apoio a refugiados, desenhada por quem conhece as suas necessidades.
A app HumanKind é uma rede social totalmente sem fins lucrativos e é dedicada à comunicação e partilha de competências e recursos.

A troca de produtos e serviços, de forma gratuita, é encorajada entre os pares e é possível encontrar referências a eventos e iniciativa que procuram voluntários.

A plataforma ainda está em testes e os criadores pedem o feedback de quem a utilizar para poder melhorar algumas funcionalidades.

Humankind
Humankind

Sabe aqueles dias em que tem vontade de partir alguma coisa? Smash Hit pode ser a solução

Este jogo de 2014 pode dar-lhe uma ajuda se precisar de gerir o stress. Mas, esmagar coisas para conseguir chegar até ao próximo nível requer muito foco e concentração.

A premissa do Smash Hit é simples: só tem que usar as bolas que vai recebendo para destruir correntes, janelas, prédios e muitos outros obstáculos que vão aparecendo no seu caminho.

No entanto, para avançar neste jogo de ação focado na destruição, precisa de ser inteligente porque são vários os desafios que vai enfrentar para alcançar o seu propósito.

À medida que o jogo vai avançando, a viagem vai ficando mais rápida, o número de obstáculos aumenta enquanto o número de pirâmides (objetos que lhe permitem obter mais bolas) diminui.

Mas, o que salta à vista nesta aplicação são os efeitos sonoros e a forma como a música se sincroniza com a jogabilidade, dando ao utilizador uma sensação real de que faz parte da aventura.

Com 50 níveis e 11 estilos gráficos diferentes, a aplicação Smash Hit está disponível para iOS e Android.