Com mais um domingo de bom tempo a convidar a um passeio, nada como preparar o smartphone com algumas novas apps e jogos para passar o tempo. A maioria são gratuitas e entre as propostas da semana constam ainda 10 apps e jogos que por norma são pagas, mas estão temporariamente gratuitas.

Há sugestões para todos os gostos. No que diz respeito aos jogos pode experimentar títulos de super-heróis da Marvel, numa vertente Match-3 ou outro em que tem de tratar de gatinhos numa floresta secreta. Nas propostas de aplicações, poderá explorar a app que permite encontrar com precisão o que necessita em documentos escritos à mão. Conheça também a fundo a app sheerME, produzida por uma startup nacional, que oferece serviços de beleza e bem-estar.

São muitas as propostas para iOS e Android para descobrir com mais detalhe a seguir.

Não encontra uma palavra ou frase em apontamentos escritos à mão? A Jutsu dá-lhe uma ajuda

Além de o ajudar a encontrar palavras ou frases nos seus apontamentos escritos à mão, a Jutsu também funciona como um "CTRL + F" para a vida real em documentos impressos.

Tem o hábito de tirar muitos apontamentos à mão? Encontrar uma frase ou uma determinada palavra por entre uma montanha de folhas de papel é quase tão “fácil” como encontrar uma agulha num palheiro. Mas sabia que, se tem um smartphone Android, há uma aplicação que o pode ajudar?

No SAPO TEK já lhe demos a conhecer a SearchCam, uma aplicação para iOS que se afirma como um "CTRL + F" para a vida real, e, agora, apresentamos-lhe a Jutsu, uma solução semelhante para Android e que tem uma vantagem em particular: ajudá-lo a encontrar o que precisa em documentos escritos à mão.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Jutsu

Para começar a usar a Jutsu basta clicar no botão “Scan” e apontar a câmara do seu smartphone para o documento. A aplicação deteta as zonas onde existe texto, contornando-as com uma linha azul que pode ser ajustada pelo utilizador.

Depois de gravar a imagem captada, mudando-lhe a cor ou fazendo outros ajustes caso seja necessário, pode pesquisar pelas palavras ou frases que deseja encontrar. Note que caso existam palavras escritas de uma forma um pouco menos legível a aplicação pode ter alguma dificuldade em encontra-las.

Além de apontamentos à mão, a aplicação também funciona em documentos impressos e escritos à máquina. A Jutsu é gratuita e está disponível para Android, podendo ser descarregada a partir da Play Store.


Aplicação da sheerME dá acesso a mais de 50 mil serviços de beleza com marcação imediata e pagamento na app

A startup portuguesa, que desenvolveu a plataforma de beleza e bem estar, acaba de lançar a aplicação sheerME para Android e iOS, permitindo a marcação de mais de 50 mil serviços em cabeleireiros, SPAs, estética e ginásios de todo o país. Há códigos de desconto para os leitores do SAPO TEK.

A plataforma sheerME foi lançada em junho de 2020 e tem vindo a alargar o número de serviços e funcionalidades acessíveis via browser, mas lançou agora a versão beta da aplicação, para equipamentos Android e iOS. Através da app é possível marcar os serviços de beleza e bem estar, escolhendo os mais próximos ou por tipo de serviço que se pretende realizar.

Miguel Ribeiro, CEO e fundador da sheerME, explica que "esta ainda é uma versão BETA, mas em março contamos lançar uma atualização com mais funcionalidades importantes, como a possibilidade de avaliar e deixar a opinião sobre os serviços realizados, guardar os espaços favoritos, mais meios de pagamentos, possibilidade de ligar ao espaço, ganhos em carteira ao convidar amigos e familiares, entre outras".

A aplicação tem uma "carteira digital" que já está pré carregada com 10 euros, uma oferta da L’Oréal, e os utilizadores podem ganhar uma percentagem do valor gasto, a descontar numa próxima marcação. A sheerME tem também uma oferta para os leitores do SAPO TEK, que podem usar o código TEKSAPO15 para ganharem 15 euros adicionais na sua wallet.

As marcações podem ser feitas através da app sheerME, do site www.sheerme.com, ou pelas integrações com a Google, Facebook e Instagram, que permitem fazer uma marcação diretamente na pesquisa do Google, Google Maps, ou Google Assistant, ou mesmo através de um botão integrado no Facebook e Instagram. O próximo passo será a integração com WhatsApp e Messenger.

Em abril, a sheerME pretende também a abrir opções de marcação fora de Portugal, iniciando o foco principal no Brasil e Espanha e multiplicando o número de serviços acessíveis.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente para Android na loja Google Play e iOS na App Store.


Marvel Puzzle Quest cruza os famosos super-heróis com os puzzles “Match 3”

Este RPG cruza mecânicas dos puzzles “Match 3” nos encontros entre vilões e os grandes super-heróis da Marvel.

Para os fãs do universo de super-heróis, Marvel Puzzle Quest apresenta-se num formato de puzzles “Match-3”, sendo fácil de compreender as suas mecânicas, mas complexo de dominar. Trata-se de um RPG em que os membros dos Vingadores terão de enfrentar grandes vilões deste universo.

Os jogadores são recrutados como agentes da S.H.I.E.L.D, que terão de ajudar a recuperar uma nova fonte de energia chamada Isso-8. O vilão Norman Osborn, o Duende Verde de Spider-Man, tomou controlo da agência de super-heróis e pretende dominar o mundo.

Veja na galeria imagens do jogo:

Poderá criar uma equipa de personagens composta por Spider-Man, Capitain Marvel, Iron Man ou Hulk, assim como outros vilões, num total de 230 figuras do universo. O jogo introduz missões diariamente, permitindo desenvolver as habilidades das personagens no combate contra os inimigos. Também poderá formar alianças com outros jogadores, participar em torneios e subir nas tabelas de rankings.

Pode fazer o download de Marvel Puzzle Quest gratuitamente para smartphones Android e iOS.


App criada por portugueses quer ser o melhor companheiro de viagem dos turistas em todo o mundo

A Framie é uma app com “cabeça, tronco e membros” portugueses que quer redesenhar a forma como os viajantes criam, organizam, exploram e colecionam o mundo, ao género caderneta de cromos. Acrescente-se um "twist" em jeito de Pokémon Go.

Nasceu no seio da Universidade do Porto, no seguimento do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, que os seus dois criadores frequentaram, como um projeto de desenvolvimento tecnológico. Já foi galardoada com vários prémios, como a Venture Cup Portugal, esteve em aceleradoras empresariais, como a Start-up Porto Accelerator e a Tourism Explorer, e marcou presença na Web Summit.

A Framie apresenta-se como destinada aos viajantes modernos, que estão online e no mobile, à procura de novos desafios e experiências, e que pretendem aceder de forma instantânea, simples e rápida a conteúdos turísticos do seu interesse.

A aplicação disponibiliza conteúdos com curadoria, prontos a usar, possibilitando que os utilizadores criem roteiros à medida e gerando no final um logbook fotográfico das suas vivências, que podem guardar e/ou partilhar.

Tem, além disso, uma abordagem de gamificação, que recompensa os utilizadores pelas suas ações na própria plataforma, e uma vertente social, que permite a procura por outros utilizadores, roteiros ou coleções de imagens.

A app pretende ajudar os utilizadores a criarem e a explorarem, de uma forma organizada, pontos de interesse e roteiros turísticos digitais, que podem depois ser completados com capturas fotográficas próprias, tal como se fosse uma caderneta de cromos. “Tudo com uma pitada inspiracional em estilo, digamos, Pokémon Go”, referem os seus fundadores numa nota enviada às redações.

O principal objetivo é incentivar à ação no mundo real, através de aventuras e de uma componente de gamificação e potenciar a partilha de experiências e conteúdos em rede.

A maioria dos turistas consulta diversos websites, blogs ou redes sociais para fazer um roteiro dos principais pontos de interesse que quer visitar e registar fotograficamente. Mas, até agora, não existia um modo que, de uma forma intuitiva e transversal, permitisse ao viajante criar ou personalizar os seus roteiros turísticos e associar as fotografias tiradas”, explica Tiago Monteiro.

A Framie permite ao utilizador visualizar e explorar na app as framies - pontos de interesse turístico - e depois selecionar as que lhe interessam para criar um roteiro ou “aventura” à medida. “No seguimento, só tem de viajar até aos locais, tirar fotos de cada local selecionado e fazer match dessas imagens com as respetivas framies, para completar o destino. Tal como se estivesse a finalizar uma caderneta de cromos”. Ou seja, “ao dar expressão à ‘aventura’, o viajante cria uma coleção com as fotos que tirou, que pode depois partilhar com outros utilizadores”, complementa António Lisboa.

Arranque com 600 framies lusos

Depois de um atraso imposto pela pandemia, que fez estagnar o turismo mundial, a Framie arranca agora, oficialmente, com o objetivo de “aumentar a base de utilizadores em Portugal” e “angariar investimento para crescer e internacionalizar o projeto”, revelam os cofundadores na nota enviada às redações.

Desenvolvida para ser altamente escalável e ter um alcance global, pretende “chegar aos smartphones de 100 mil utilizadores em 2022”, estima Tiago Monteiro, um dos cocriadores deste empreendimento tecnológico, juntamente com António Lisboa, ambos fundadores da startup Get Match, empresa emergente nascida dos percursos de empreendedorismo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A Framie tem disponíveis atualmente mais de 600 pontos turísticos em Portugal e dezenas de roteiros, contudo, o objetivo é multiplicar exponencialmente os conteúdos, quer com a equipa interna quer através de parcerias com entidades turísticas que queiram digitalizar e promover conteúdos próprios.

Portugal teve cerca de 25 milhões de turistas em 2019, e há mais de 1.500 milhões de turistas em todo o mundo, 500 milhões dos quais usam ferramentas digitais para planear viagens. A Framie pretende capturar “uma fração desse mercado”, sublinha António Lisboa, convicto da “camada de valor” que a app portuguesa acrescenta às atuais plataformas de turismo mais globais.

A Framie é gratuita estando disponível tanto para sistemas Android como iOS.


Secret Cat Forest: Relaxe a mente e viaje para uma floresta encantada com gatos adoráveis

Este jogo leva-o numa viagem a uma floresta encantada, onde terá de criar um espaço acolhedor, recolhendo recursos e transformando-os itens, para receber múltiplos gatos adoráveis, cada um com uma "personalidade" específica.

Secret Cat Forest é um jogo que o leva numa viagem a um lugar secreto a que poderá voltar sempre quando precisar de relaxar a sua mente. Nesta floresta encantada habitam vários gatos adoráveis e cabe a si criar um espaço acolhedor para receber os seus novos amigos.

Ao começar o jogo será levado para uma casa que, para já, está vazia. Para preencher este santuário felino terá primeiro de recolher recursos, como madeira e peixes, transformando-os depois em móveis e itens.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Secret Cat Forest

Preencher a casa com os itens criados, que podem ser melhorados à medida que recolhe mais recursos, vai despertar a curiosidade dos gatos que habitam a floresta e, pouco a pouco, verá que começam a aparecer.

À medida que os gatos começam a visitá-lo poderá ganhar a sua confiança e, ao criar laços de amizade com eles, poderá ver os seus comportamentos especiais. Para saber mais sobre os gatos que chegam é possível aceder a um álbum especial, com imagens que podem ser descarregadas e usadas como wallpaper do seu smartphone.

Secret Cat Forest está disponível para Android e iOS e pode ser descarregado a partir da Play Store e da App Store. Note que, embora possa ser jogado gratuitamente, existem certos itens opcionais pagos, com preços que vão dos 0,89 aos 20,99 euros.

Reddit tem novas funcionalidades na app. Navegação está mais parecida com o Instagram

A nova secção de Discover permite navegar de forma infinita entre vídeos, imagens, gifs e memes nos conteúdos do Reddit.

Há mais de dois anos que a aplicação Reddit não ganhava uma nova secção e o Discover vem trazer uma nova forma de navegar nos conteúdos da rede, descobrindo conteúdos que poderiam não encontrar na página inicial ou no r/popular.

A funcionalidade já esteve em testes num grupo limitado de utilizadores e está agora a ser generalizada a todos os utilizadores de forma gradual.

A nova funcionalidade de Discover está limitada à aplicação do Reddit e não vai estar disponível no browser, mas pode vir a influenciar mais aspectos do serviço e no seu design.

A aplicação Reddit está disponível gratuitamente para Android no Google Play e para iOS na App Store.


Aproveite o fim de semana para experimentar 10 jogos e apps de “borla” por um tempo limitado

As apps estão disponíveis para Android e iOS de forma gratuita até regressarem ao preço original. Pode poupar alguns euros nestas 10 propostas sugeridas.

Tal como é habitual semanalmente, o SAPO TEK reúne as aplicações e jogos que estão disponíveis gratuitamente, mas por um período limitado. São aplicações que podem custar alguns euros, mas que estão temporariamente em oferta, pelo que é de aproveitar antes de voltarem aos seus preços originais.

Esta semana há diversos jogos, incluindo o spin off de Hitman, assim como uma aventura da famosa Peppa Pig. Mas há aplicações para registar alimentos, os seus resultados de exercícios e gestores de palavras-chave.

As aplicações que propomos têm, de modo geral, um período grátis de 3 a 6 dias, porém, outras podem ter um tempo mais limitado, por isso, aproveite-as rapidamente antes que voltem a ser pagas.

ESTAS 5 APPS AGORA SÃO DE "BORLA" NA PLAY STORE

Hitman Sniper – Preço original – 0,99 euros

Este spin-off para smartphones da conhecida série protagonizada pelo Agent 47 tem recebido bastantes elogios. A sua jogabilidade simples, mas eficaz, além da experiência de estar na pele de um franco-atirador, equipado com um rifle de mira telescópica. Os jogadores devem executar o disparo perfeito, eliminando os alvos pedidos e cumprir as 150 missões em 10 contratos diferentes.

Ao longo da campanha será brindado com um arsenal de 16 armas, deverá colecionar acessórios e completar projetos para desbloquear armas mais poderosas. O jogo tem também um formato competitivo, listando a sua performance num quadro de rankings mundiais.

Peppa Pig: Botas de Ouro – Preço original – 3,49 euros

Para os mais novos e fãs de Peppa Pig, a aventura Golden Boots, ou as Botas de Ouro em português, inspira-se na série de animação homónima. Os jogadores vão acompanhar as aventuras de Peppa, escolhendo as roupas para a personagem, para depois voar para o espaço num foguetão para visitar a loja da Senhora Coelho na Lua.

Há muitas atividades “estranhas” para completar, tais como dar de comida aos patos ou cantarolar a Música das Poças de Lama. Esta aventura destina-se a crianças de idade pré-escolar para estimular as suas capacidades criativas.

Note Recognition - Preço original – 3,99 euros

A aplicação Note Recognition reconhece as notas músicas, servindo de conversor de velocidade de áudio. A app converte uma música numa partitura, permitindo aos utilizadores aprender novos temas com variações do original, através da alteração da velocidade das notas.

Também pode usar a aplicação para reconhecer notas das músicas que oiça na rádio, por exemplo, para que possa disponibilizar a respetiva pauta para que possa aprender. A eficácia da app está relacionada com a qualidade do áudio e dos respetivos instrumentos. Para melhor performance, deve colocar a app em frente de um instrumento musical, se for tocado ao vivo, claro.

Password Saver – Preço original – 0,79 euros

Mais uma aplicação para proteger e gerir as suas palavras-chave. O Password Saver permite adicionar contas sem limitação, registando as informações no mesmo telemóvel. A app promete dados criptografados, de forma a elevar a garantia de segurança.

A aplicação também ajuda a criar uma senha forte, de forma automática. Pode definir um PIN para desbloquear o acesso às chaves ou usar autenticação através de impressões digitais.

Chuckie Egg 2017 HD - Preço original – 2,69 euros

Se tiver mais de 35 anos talvez ainda se lembre de Chuckie Egg, um dos clássicos incontornáveis do ZX Spectrum. Chuckie Egg 2017 é a tradução do jogo para a atualidade, com gráficos redesenhados e apelativos, mas o conceito de colecionar os 100 ovos dourados ao longo de 30 níveis é semelhante.

Terá de conduzir o explorar Harry pelos níveis, recolhendo os ovos e evitando os inimigos, sobretudo Bertha, um temível pássaro que não vai descanso ao aventureiro.

ESTAS 5 APPS AGORA SÃO DE "BORLA" NA APP STORE

EvoCreo – Preço original – 2,99 dólares

EvoCreo é um RPG onde embarca numa aventura para se tornar num treinador de monstrinhos virtuais ao estilo dos populares Pokémon. Há um imenso mundo aberto para explorar, assim como mais de 170 monstrinhos para capturar e treinar e poderá colocá-los em combates contra treinadores rivais.

O jogo oferece mais de 30 horas de jogo, assim como uma componente multijogador, em que colocará as suas personagens em teste em combates contra outros jogadores.

Space Borders: Alien Encounter - Preço original – 1,99 dólares

No final do século XXIII, a Terra sofre de sobrepopulação e devido às fracas condições de vida e do excesso dano feito ao planeta, os humanos decidem colonizar outros planetas. Este é o mote de um jogo de estratégia em tempo real de ficção científica.

Os jogadores terão de construir uma frota composta por 15 diferentes tipos de naves, cada qual com habilidades únicas. Deverá recolher recursos para comprar mais naves, habilidades e peças para a nave-mãe. O jogo promete visuais detalhados e batalhas espaciais épicas, onde a estratégia dos jogadores será colocada à prova.

MealSnap: Photo Food Diary - Preço original – 1,99 dólares

Imagine um diário de alimentação em forma de rede social. O objetivo é registar todos as refeições que faz ao longo do dia, gerando estatísticas que pode partilhar com amigos ou mesmo o seu nutricionista.

Trata-se apenas de uma aplicação de registo, uma vez que os developers alertam que a app não contabiliza as calorias geradas pela respetiva ingestão dos alimentos. Poderá registar as refeições e adicionar uma descrição em poucos segundos. Poderá captar uma foto do que vai comer e mencionar algo par aos seus seguidores.

Extreme Week Calendar - Preço original – 0,99 dólares

Tem uma agenda semanal muito complicada? Experimente organizar o seu dia com a app Extreme Week Calendar. Pode ver a semana de sete dias e consultar as tarefas agendadas para o dia. Pode usar como calendário e outras funcionalidades.

A aplicação adapta-se aos calendários nativos de cada utilizador, pode replicar eventos para facilitar o uso. Tem ainda diferentes designs de eventos para se organizar e ainda pode programar para enviar mails de alarme aos registos que definir. Pode caracterizar os eventos com mais de 200 ícones profissionais.

Workout at Home or Anywhere - Preço original – 0,99 dólares

Se procura fazer algum exercício em casa, nada como registar a performance e o percurso que vai fazendo. A app Workout at Home or Anywhere permite organizar os treinos, mesmo nos ginásios, definindo objetivos ou as atividades que vai fazendo em diversos desportos ao ar livre. A app suporta modalidades como basebol, basquetebol, boxe, futebol, golfe, hóquei, MMA, natação e wrestling.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.