O líder dos projetos Android e Chrome da Google, Sundar Pichai, voltou a frisar a ideia de que a Google quer chegar ao máximo de utilizadores possíveis e os ecossistemas BlackBerry 10 e Windows Phone não correspondem às exigências. Por esta razão é que a Apple, sendo a maior rival da Google com o iOS, tem várias aplicações da gigante de Mountain View.

Contundente, Sundar Pichai indicou o caminho que para já é a única alternativa a quem usa BB10 ou WP: "para as plataformas que não têm uma escala muito grande de utilizadores, temos boas aplicações em HTML5. Se eles tiverem mais utilizadores, nós fazemos aplicações", referiu.

As declarações aparecem poucos dias depois de a Google e a Microsoft terem travado mais uma guerra de nervos relativamente à aplicação do Youtube para Windows Phone. A Google pediu a remoção da app criada pela empresa rival, pois não continha publicidades e ia contra as regras da gigante dos motores de busca.

A Microsoft atualizaria depois o software para incluir anúncios da Google e, entretanto, as duas empresas chegaram a acordo para construírem uma aplicação melhor - mas nunca uma nativa por parte da Google.

Promiscuidade entre ecossistemas

A Google já mostrou que não tem problemas em disponibilizar várias ferramentas nos sistemas operativos concorrentes. A BlackBerry recentemente também disse que o BB Messenger, uma das coqueluches da tecnológica canadiana, vai ter uma versão para iOS e Android.

No que diz respeito à Microsoft a aplicação mais aguardada é o Office, que teima em não chegar a mais nenhuma plataforma além dos ecossistemas Windows.

Do lado da Apple, empresa que é muitas vezes acusada de ser fechada, houve pela primeira vez uma referência à possibilidade de as aplicações próprias chegarem a outros sistemas operativos móveis além do iOS. Questionado da conferência D11 do AllThingsD, o CEO Tim Cook referiu que se a portabilidade de aplicações fizesse sentido para a Apple, essa seria uma via explorável.

O iCloud e o iMessage são duas das aplicações mais populares da marca da maçã que poderia ter acolhimento noutros sistemas operativos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.