A BlackBerry vai disponibilizar o BlackBerry Messenger, serviço de conversação através da Internet, para o iOS e Android, sistemas operativos móveis concorrentes mas que podem trazer uma maior audiência ao serviço da tecnológica canadiana.

Pioneiro na troca de mensagens através da Internet, o BBM sempre foi uma imagem e um serviço exclusivo dos telemóveis BlackBerry. A fase menos positiva que a empresa atravessa e o aparecimento de novas ofertas - como o WhatsApp, Skype, entre outros que o TeK compilou recentemente - levaram a empresa a abrir mão da exclusividade para a Apple e Google.

A chegada ao iOS 6 e aos Android 4.0 ou superiores, acontece daqui a algumas semanas, na "altura do verão" como revelou o diretor executivo da BlackBerry, Thorsten Heins, no evento BBLive. Numa primeira fase o BBM para outros sistemas operativos, que será gratuito, apenas vai disponibilizar as opções de chat individual e conversas de grupo.

As funcionalidades de conversação vídeo e partilha de ecrã vão por enquanto continuar exclusivas dos utilizadores dos smartphones BlackBerry.

Novo telemóvel QWERTY e atualização ao sistema operativo

No mesmo evento Thorsten Heins apresentou ainda o BlackBerry Q5, um novo smartphone com BlackBerry 10 e que enquadra-se no segmento dos QWERTY que é característico da tecnológica canadiana.

[caption]BBQ5[/caption]

Não foram reveladas muitas especificações técnicas do dispositivo, além do ecrã de 3,1 polegadas com uma resolução de 720x720 píxeis, mas foram revelados quais os planos para este telemóvel - conquistar o mercado low cost e ajudar a BlackBerry a fixar-se em países com economias emergentes.

Muito provavelmente inferior ao Q10 em especificações técnicas, o preço será consequentemente mais baixo. O BBQ5 vai estar disponível em várias cores o que torna este smartphone também apelativo para o segmento dos jovens. "Sei que vai ser um grande êxito", vaticinou o CEO da BlackBerry.

Thorsten Heins tomou ainda o palco principal do BBLive para anunciar a chegada de uma nova versão do sistema operativo móvel - o BlackBerry 10.1 - e para dizer que algumas aplicações aguardadas como o Skype vão chegar à loja de apps nas próximas semanas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.