A cidade tinha já posto em marcha um endereço de email para este tipo de denúncias e depois de lançar a aplicação recebeu mais de 7 mil participações, mais de metade das quais se converteram em multas.

O objetivo é que os cidadãos ajudem as autoridades a identificar automobilistas que estacionem em lugares reservados a deficientes, passadeiras ou faixas para ciclistas.

Para registar a participação basta tirar uma fotografia com o telemóvel e indicar a morada onde se situa a infração, juntar a matricula do carro e enviar a informação através da aplicação BA Denuncia Vial.

Inicialmente a autarquia tinha colocado quatro agentes a filtrar as denúncias mas esse número já subiu para seis para fazer face ao crescimento dos relatórios enviados através da aplicação.

A app está disponível para smartphones Android e iOS e pode ser descarregada gratuitamente, mas apesar do sucesso tem gerado alguma polémica, como refere o jornal El Pais que reporta contestação sobre a utilização dos cidadãos como polícias de trânsito.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico