Nem todas as notícias relacionadas com aplicações foram boas esta semana, mas há boas novas para quem gosta de usar apps sem as instalar, com a Google a experimentar a disponibilização de apps em streaming.

No TeK ainda não aderimos a este modelo e todas as aplicações que testámos esta semana foram descarregadas para o smartphone e experimentadas - algumas mais intensamente do que outras. E até já serviram para nos "desenrrascar" em situações mais dificeis.

Siga pelas próximas páginas e veja as sugestões que escolhemos para si. São todas grátis.

 

Precisa de ajuda para escolher o melhor vinho? Esta aplicação pode ajudar

Chama-se Vinidikas e foi lançada esta segunda-feira. Pretende ser um apoio para quem precisa de ajuda para escolher o vinho mais adequado para cada situação.

A aplicação lista cerca de 200 dicas e conselhos, úteis no momento em que está a escolher um vinho, ou quando precisa de saber de forma preparar um vinho – qual a temperatura correta a que deve servi-lo, ou como decantar, por exemplo.

Outras informações que constam da app fornecem indicações sobre as melhores combinações entre comidas e vinho, ou ajudam a descodificar alguns termos mais característicos desta área.

A aplicação foi desenvolvida pela Lusovini, empresa do sector, que está direcionado para os mercados lusófonos. A aplicação foi desenvolvida a pensar nesses países. Além da versão para Android, vai também contar com versões para iOS e Windows Phone. 

Veja a próxima aplicação

Entregue a sua vida online à aplicação TimeHop e receba um ‘mimo’ todos os dias

A aplicação TimeHop ‘estica-se’ um pouco: pede acesso ao Facebook, Twitter, Instagram, Google Photos e até à aplicação de mensagens do telemóvel. Mas se não tiver nada a esconder, todos os dias de manhã será recordado com aquilo que fez nesse dia nos anos anteriores.

Há duas perspetivas através das quais pode ver a gestão dos sua vida online: confia nas empresas e disponibiliza os seus dados para que possa tirar algum proveito ou benefício disso; ou tem medo do que fazem com os seus dados e tenta barrar a maior parte dos acessos que lhe são pedidos.

Se tiver no primeiro grupo, a aplicação TimeHop - para Android e iOS - pode alegrar as suas manhãs. A ferramenta faz uma integração dos principais serviços sociais que tem no telemóvel e todas as manhãs diz-lhe o que fez nesse mesmo dia, mas nos últimos anos.

Eventos do Facebook, publicações no Twitter, fotografias no Instagram ou até registos de check-in do Foursquare.

De certa forma o serviço pode também funcionar como uma consciencialização para a pegada digital que tem vindo a deixar nos serviços online. Mas se não tiver ‘peso na consciência’, então só tem de recordar o que andou a fazer.

O serviço tem ainda outra funcionalidade curiosa que lhe dá uma efeméride para cada dia. Sabia por exemplo que há 26 anos o filme Pequena Sereira estreava nos cinemas?

Veja a próxima aplicação

IBM Watson Trend ajuda-o a tornar-se no Pai Natal ideal. Ou não...

O poder dos sistemas cognitivos e do Big Data pode ser colocado ao serviço de tarefas tão importantes como a escolha dos presentes de Natal dos seus filhos. E a IBM já tratou disso.

A tecnologia do IBM Watson já foi usada na área da saúde, das cidades inteligentes e em vários projetos científicos, mas agora a Big Blue decidiu pô-la a trabalhar para que no Natal haja mais pessoas felizes. Como? É simples e há uma app para isso.

A IBM Watson Trend está disponível para smartphones e tablets iOS e usa a capacidade de interpretação de análises e conversas em redes sociais para descobrir o que as crianças mais desejam receber nesta época de Natal. Mas os adultos também estão na lista.

A app identifica os produtos mais "trendy" e dá ainda informação sobre eles para que possa escolher da melhor forma, pelo menos em relação ao mercado norte americano.

Veja ainda o vídeo que explica o conceito.

Veja a próxima aplicação

Abrir as portas e ligar o carro com o telefone à distância… de uma app

O cenário ainda é um tanto ou quanto futurístico, mas a possibilidade aproxima-se a passos largos. Comandar algumas das funções do carro remotamente está “à distância” de uma app, neste caso proposta pela Ford.

A Sync Connect vai permitir realizar algumas tarefas remotamente a partir do smartphone, como controlar a abertura e fecho de portas ou ligar o carro para acionar o ar condicionado, por exemplo.

A aplicação vai “emparelhar” o telefone com a mais recente versão da plataforma Sync, integrada nos veículos da fabricante automóvel norte-americana, permitindo igualmente aceder a dados relativos ao estado da bateria, níveis de combustível e óleo, pressão dos pneus ou localização GPS do carro.

Tais possibilidades têm estreia prometida para a próxima Primavera, a par do lançamento do novo SUV Ford Escape, mas irão seguir-se outros modelo compatíveis, avança a empresa.

Neste momento já existem carros com funcionalidades idênticas anunciadas, como os modelos da Tesla, por exemplo, mas a proposta da Ford marca a diferença aproximando caraterísticas normalmente associadas a modelos “topos de gama” de automóveis com um preço mais acessível. 

Veja a próxima aplicação

Não perca os radares de trânsito de vista com esta aplicação

Ter informação em tempo real sobre os radares de trânsito pode ser uma ajuda preciosa para não se distrair com o pé no acelerador. A TomTom criou uma aplicação com tudo o que precisa de saber.

A aplicação - Radares de Trânsito TomTom - dá acesso a informação sobre radares fixos e móveis e também controla a velocidade média a que o condutor circula para impedir distrações, para além de fornecer indicações sobre o estado do trânsito.

A informação sobre radares fixos é validada pela empresa. Os dados sobre radares móveis são fornecidos pela comunidade de utilizadores, que vão contribuindo para alimentar a aplicação.

A marca garante a comunidade de condutores que podem colaborar neste processo ascende a 4,6 milhões, mas cada condutor só vai receber alertas relevantes para o percurso que está a fazer em cada momento.

Além de Portugal, a aplicação fornece informação sobre radares para vários outros países. 

 

Veja a próxima aplicação

Meo Arena já tem aplicação para Android e iOS

Aquela que é uma das salas de espetáculo mais conhecidas do país fica agora ainda mais próxima dos utilizadores. Compra de bilhetes e informação sobre os transportes são duas das funcionalidades em destaque na aplicação.

O Meo Arena é palco recorrente de alguns dos maiores espetáculos que passam por Portugal todos os anos. Sobretudo concertos, mas também circos, eventos desportivos, festas temáticas e espetáculos de dança.

Agora pode ficar a saber tudo o que vai passar pelo pavilhão que está no Parque das Nações, em Lisboa, com a ajuda de uma aplicação móvel - disponível tanto para iOS como para Android.

Além da agenda, a ferramenta vai permitir aos utilizadores comprarem o bilhete para o evento desejado, dando também informação sobre os transportes que deve assegurar para chegar da forma mais rápida ao local.

A aplicação, desenvolvida pelo Meo, tem ainda uma componente de notícias, já que está integrada com as publicações do portal SAPO.



Terminam por aqui as sugestões desta semana, mas amanhã há mais!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.