Esta semana temos muitas propostas de aplicações para instalar no smartphone, seja no sistema operativo Android ou iOS. Se procura alternativas para passar o tempo há jogos como a aventura dos dragões Skylanders em formato portátil. E como o conhecimento não tem limites, uma das propostas para instalar centra-se em factos divertidos e curiosos que poderá aprender.

Mas também pode encontrar aplicações úteis para o dia-a-dia, sobretudo se gosta de fotografia há uma solução que permite ativar a câmara frontal e traseira do smartphone para gravar em simultâneo. E se gostar de timelapses, vai gostar de uma das propostas.

Para além das apps semanais, no final do artigo vai encontrar uma importante lista de aplicações e jogos que normalmente são pagos, mas foram disponibilizados gratuitamente por um breve período. Aproveite para instalar antes que volte ao preço original.

Conheça todas as propostas ao pormenor em baixo.

O conhecimento não ocupa lugar e é sempre bom ter uma app com factos divertidos para aprender

Sabia que os gatos podem pular até sete vezes o comprimento da cauda? Ou que o repelente de insetos na verdade não repele, torna-o “invisível”?  Conheça mais curiosidades do género com a aplicação Daily Random Facts.

Os criadores desta aplicação gratuita prometem mantê-lo informado sobre curiosidades em diferentes temas apresentando-lhe factos aleatórios diários.

A Daily Random Facts oferece conteúdos divertidos e interessantes classificados em categorias como corpo humano, datas históricas, animais, desporto, ciência ou mesmo apresentando-lhe enigmas.

No inicio, apenas a categoria “Geral” está acessível, “influenciando” os factos apresentados. Pode desbloquear mais categorias assistindo a anúncios, mas muitas só estão disponíveis se subscrever a versão Premium da aplicação.

Os factos apresentados podem ser partilhados através do WhatsApp e do Instagram, e também é possível copiar a frase como texto ou imagem. Além disso, é sempre possível ver o artigo original de  onde foi retirado tal tópico.

A Daily Random Facts é gratuita com anúncios e compras na app, tendo igualmente uma versão Premium paga. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.


Ainda se lembra dos dragões de Skylanders? Colecione-os no jogo mobile Ring of Heroes

Neste RPG com combates por turnos, os jogadores vão encontrar diversas personagens conhecidas dos jogos lançados nas consolas, incluindo o protagonista Spyro.

Spyro the Dragon é uma das personagens mais conhecidas nos videojogos, desde os primórdios da PlayStation, mas o simpático dragão ganhou vida nova no universo Skylanders, uma série de jogos que envolviam figuras colecionáveis físicas, que interagiam com o próprio jogo. Infelizmente a febre já passou, mas o legado da série ganhou uma nova vida nos smartphones.

Skylanders: Ring of Heroes é um RPG com combates por turnos, que nos apresenta diversas personagens conhecidas da série, assim como inimigos para enfrentar. O jogo foi relançado em dezembro, com algumas novas mecânicas, ainda que obrigando os fãs a recomeçarem o seu progresso.

O jogador assume o papel do Portal Master, aquele que consegue utilizar os Skylanders, colocando-os no mundo. O colecionismo destaca-se ao encontrar e melhorar as criaturas durante os combates. Todos os Skylanders estão divididos em 10 elementos diferentes, desde o fogo, água, relva, eletricidade e outros, com habilidades próprias.

Sempre que as personagens evoluem, melhoram as suas estatísticas e ganham novas habilidades. O sistema de combate requer alguma leitura dos elementos dos inimigos para que possa utilizar as personagens tendo em conta as suas forças e fraquezas. Se quiser, pode optar por capturar os inimigos e utilizá-los em confrontos seguintes.

Pode jogar gratuitamente Skylanders: Ring of Heroes em versões iOS e Android.


A ESA tem uma nova app onde as crianças se podem divertir enquanto aprendem mais sobre o Espaço

Depois de ajudar os mais novos a descobrir os mistérios do Espaço no website ESAKids, o Paxi, o pequeno extraterrestre da Agência Espacial Europeia, estreia-se no mundo das apps mobile e traz consigo atividades e jogos para divertir miúdos e graúdos.

Em 2018, a Agência Espacial Europeia lançou o ESAKids, um website onde os mais novos podem partir à descoberta do Espaço: tudo com uma ajuda do Paxi, um pequeno extraterrestre que veio visitar a Terra e que acabou por cá ficar. Agora, as aventuras espaciais “saltam” da página web para nova aplicação gratuita.

Espelhando o conceito de base do website, os conteúdos disponíveis na ESAKids foram concebidos de forma a que as crianças dos 3 aos 12 anos consigam aprender de forma divertida, contando com uma linguagem mais adequada à sua idade.

A pensar nos “exploradores” espaciais mais novos da família, a aplicação reúne vários jogos de memória ou de correspondência, assim como atividades onde poderão libertar a sua criatividade ao colorir com o Paxi várias ilustrações.

Para desafiar as crianças um pouco mais crescidas existe uma série de missões espaciais onde terão de colocar as suas competências à prova e contruir naves, aterrar em diferentes planetas ou ainda dar uma ajuda a limpar o “lixo” espacial. Há ainda a possibilidade de reunir miúdos e graúdos em torno de um jogo de perguntas sobre o Espaço para animar as noites em família.

A ESAKids está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, através da App Store.


MixCam é a app que permite filmar ou fotografar com a câmara frontal e traseira ao mesmo tempo

A MixCam está disponível para iOS e pode ser, por exemplo, uma aplicação útil para quem quer registar a sua reação ao ver uma paisagem pela primeira vez.

Por norma, se liga a câmara frontal do smartphone não consegue fotografar ou filmar ao mesmo tempo com a câmara traseira. Mas com a app MixCam pode fazê-lo, o que se pode tornar uma aplicação útil para, por exemplo, fazer vlogs ou vídeos de reações em direto.

A aplicação conta ainda com um modo de fotografia em grupo para nunca mais ficar de fora de uma recordação. Se tirar uma imagem de várias pessoas pode, por isso, incluir-se a si próprio.

De notar, no entanto, que a app apenas funciona nos seguintes modelos da Apple com iOS 13: XR, XS, XS Max e iPhone 11.

A MixCam é gratuita e está disponível na App Store mas as fotografias ficam com marca de água. Pode optar pela versão premium que, entre as várias vantagens, remove a marca de água das fotografias e dos vídeos.


Atreva-se a testar a inteligência com este jogo desenvolvido por cientistas da Fundação Champalimaud

O hexxed foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Berkeley para construir um mapa da inteligência humana.

Como é que funciona a inteligência humana? É para tentar perceber que os cientistas da Fundação Champalimaud desenvolveram um jogo que vai servir para o mapeamento da inteligência humana.

O jogo é baseado numa série de puzzles, com pouca informação e níveis graduais de dificuldade, e está disponível desde o início de dezembro de 2020 para Android e iOS. Chama-se hexxed e pode ser encarado como um desafio a ultrapassar.

"Desenhámos este jogo para ser suficientemente simples para estudar cientificamente, mas complexo para desafiar as capacidades mentais de jogadores humanos. E agora queremos reunir dados de dezenas de milhares de jogadores como você. Porquê? Porque mapear o impulso criativo que alimenta a inteligência requer muitas observações repetidas. Cada um de vocês chega ao jogo com uma história e tendências únicas, o que significa que podem interpretar o jogo de maneiras muito diversas e fluidas. No entanto, com base no nosso trabalho no laboratório, acreditamos que as semelhanças entre os jogadores superarão as diferenças, permitindo-nos mapear um território de jogo inteligente e ver como as pessoas se movem por ele", explica-se na informação do jogo.

A app segue uma tendência global daquilo que é chamado como jogos de ciência cidadã, já que enquanto jogam as pessoas podem contribuir para ajudar descobertas científicas, com a vantagem de sair dos laboratórios e chegar ao cidadão comum.

A hexxed pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play para equipamentos Android e da App Store para iOS.


Está a ver o efeito timelapse? E o efeito zoom? Esta nova app mistura os dois

Chama-se HyperZoom e é uma aplicação gratuita para juntar imagens e criar pequenos vídeos com o popular efeito timelapse, mas de forma diferente do que costuma ser habitual.

Aplicações para fazer vídeos timelapse há muitas, e até há telefones que já incluem a opção, mas a especialidade da HyperZoom assenta num outro efeito “protagonista” para chegar ao resultado final.

Entretanto, de forma idêntica a outras apps, com a HyperZoom também é possível tirar fotos e juntá-las para criar vídeos, mas com o efeito zoom “misturado”. Tudo acontece a partir de uma interface simples de utilizar.

Ao pressionar o disparador, a app vai tirando fotos de determinado em determinado tempo, que depois serão usadas para criar o vídeo, em “modo aproximação”. Ou afastamento, claro. Pode configurar determinados aspetos, como os tempos de intervalo, o enquadramento ou o formato.

A HyperZoom é gratuita, com compras integradas na aplicação, e está disponível para Android a partir da Play Store.


Descubra 10 novas “borlas” por um tempo limitado nas lojas digitais da Google e Apple

Nas propostas de apps grátis por um tempo limitado que reunimos nesta semana pode encontrar vários jogos: desde um Shoot’em Up espacial a RPGs onde os felinos assumem o papel de protagonistas, sem esquecer um título de realidade aumentada onde terá de lutar contra demónios.

Além de disponibilizarem uma miríade de aplicações grátis, as lojas digitais da Google e da Apple também contam com “borlas” durante um período limitado e, para ajudá-lo a encontrar novas apps para experimentar, o SAPO TEK compilou algumas das melhores propostas da semana.

No que toca à Play Store, trazemos-lhe cinco sugestões de jogos: desde um Shoot’em Up de inspiração espacial e RPGs onde os felinos assumem o papel de protagonistas. As propostas da App Store também são marcadas por jogos, assim como duas aplicações para dar um toque ainda mais especial às suas fotos.

Recorde-se que, na sua maioria, as aplicações que apresentamos têm um período grátis de cerca de 5 dias. Porém, outras podem contar um tempo um pouco mais limitado: por isso, aproveite-as o mais depressa possível.

Conheça as “borlas” da Play Store

Galaxy Attack: Alien Shooter (Premium) – Preço original – 0,99 euros

É fã de jogos Shoot’em Up de inspiração espacial? Galaxy Attack: Alien Shooter põe-no aos comandos de uma nave solitária que tem como missão proteger a Terra de alienígenas. Para começar a aniquilar os adversários, precisa apenas de tocar no ecrã, desviando-se dos seus ataques.

À medida que progride pelos 160 níveis do jogo e recolhe diversos itens, tem a possibilidade de melhorar a potência da nave e de melhorar as armas disponíveis. Se não é fã de aventuras a solo, sempre pode optar pelo modo multijogador.

Cat in the Woods VIP – Preço original – 1,49 euros

Na versão Premium de Cat in the Woods, o jogador é levado para uma floresta misteriosa habitada por gatos e outros animais adoráveis. Tudo parece estar a correr bem até que, durante a noite, um grupo de humanos vem disturbar a paz, na tentativa de dominar a floresta.

O objetivo é ajudar Digi, o líder felino, a proteger a floresta e os seus habitantes. Para ganhar novas habilidades e poderes terá que se dedicar a várias atividades, como, por exemplo, destruir ervas daninhas. Ao formar uma aliança bem-sucedida com Digi, conseguindo derrotar as hordas de humanos, ganha também a possibilidade de decorar a floresta a seu gosto.

Cat town (Tap RPG) – Premium – Preço original – 2,49 euros

A loucura dos gatos continua em Cat Town, um “clicker RPG” onde os pequenos felinos ganham um lugar de destaque. No jogo terá de ajudá-los a encontrar um lugar para viver, apetrechando-o para responder às suas necessidades, sem esquecer os seus brinquedos preferidos.

Mas para conseguir preparar um lar acolhedor para tantos gatos, terá de clicar em brinquedos para ganhar moedas, que serão usadas depois para comprar tudo o que eles necessitam. Ao todo, existem 200 espécies de gatos que pode “colecionar”, havendo ainda a possibilidade de treiná-los para fazerem diferentes proezas, como caçar peixes.

Dot Heroes III - Keep the Castle VIP Edition – Preço original – 1,89 euros

No terceiro capítulo da série de jogos Dot Heroes, os monstros invadiram uma pequena cidade e cabe a si e aos seus “ajudantes” derrota-los e impedir que a tomem de assalto. Através desta versão VIP do jogo, tem direito a receber um bónus especial de 200 pedras preciosas para poder comprar itens, habilidades e poderes.

À medida que combate sucessivas rondas de criaturas maléficas, tem a possibilidade de fazer o upgrade às capacidades dos heróis do jogo, além de poder “esconder” mercenários para apanhar de surpresa os monstros.

A cada 10 rondas, a sua equipa terá de defrontar um Boss e se uma determinada fase do jogo for demasiado complicada, sempre poderá recorrer ao Practice Mode para treinar as suas competências.

Tower of Farming - idle RPG (Soul Event) – Preço original – 0,99 euros

Ainda no âmbito dos jogos RPG, Tower of Farming leva-o a lutar contra sucessivas “ondas” de inimigos. Ao comando de uma equipa de quatro heróis, terá de perceber quais são as suas melhores habilidades e poderes, usando-as sabiamente contra os adversários.

Ficar parado num único local enquanto luta está fora de questão e o jogo promete múltiplas sessões de combate dinâmicas. Há um vasto conjunto de itens e armas para colecionar e, à semelhança da app anterior, também recebe um bónus inicial, desta vez de 3.000 “soul stones”.

Descubra as “borlas” da App Store

Drop The Chicken 2: Back to the Circus – Preço original – 0,99 dólares

Com mais de 5,5 milhões de jogadores, os jogos da série Drop The Chicken têm vindo a tornar-se populares no mundo dos títulos para iOS, graças aos os seus puzzles “viciantes”, repletos de desafios e com alguns “easter eggs” escondidos.

Drop The Chicken 2: Back to the Circus

No segundo capítulo da série, o protagonista do jogo, um frango chamado Chuck, foi capturado por um malvado macaco que é o líder de um circo. O objetivo é ajudar Chuck, engendrando um plano para libertá-lo e à sua “mais que tudo”.

Ao longo dos 100 níveis do jogo terá de fazer inúmeras acrobacias, saltos e até proezas em trapézios e canhões, tudo enquanto vai recolhendo insetos e se tenta desviar das bombas, tochas, leões e ursos montados em uniciclos que vão aparecendo pelo caminho.

PXL - Mosaic Art – Preço original – 1,99 dólares

A pensar em quem gosta de “dar espetáculo” com as fotografias que coloca nas redes sociais, trazemos-lhe uma proposta que promete ajudá-lo a dar um toque especial às imagens. Através da PXL, pode transformar as suas fotografias em mosaicos artísticos, partilhando-as depois com a família e amigos no Twitter, Facebook ou Instagram ou fazendo o seu download e imprimindo-as.

PXL - Mosaic Art

AR Devil: Dragon Shooter 3D – Preço original – 0,99 dólares

Tal como o próprio nome do jogo já deixa antever, AR Devil: Dragon Shooter 3D é um first-person shooter com um twist de realidade aumentada. Nele tem de defender o mundo contra um exército de demónios.

AR Devil: Dragon Shooter 3D

Embora tenham um aspeto “fofinho”, não se deixe enganar: as criaturas querem mesmo dominar a Terra e não têm qualquer medo de atacar. Se tem um iPhone ou iPad compatível, poderá dedicar-se a combatê-los onde quer que esteja: seja em batalhas épicas na sua sala de estar ou então enquanto dá um passeio.

The Endless Dungeon – Preço original – 0,99 dólares

Se é um entusiasta dos RPG roguelike, The Endless Dungeon vai despertar o seu interesse. Nele pode escolher entre três classes diferentes (guerreiro, druida ou feiticeiro), podendo escolher dois talentos únicos. Ao longo do jogo, poderá aventurar-se a descobrir diferentes mapas e a lutar contra variados monstros e bosses.

AR Devil: Dragon Shooter 3D

PicPro+ Photo Editor – Preço original – 0,99 dólares

Procura um editor de imagem simples, mas eficaz? Experimente o PicPro+. Além de permitir redimensionar, cortar e mudar a orientação das suas fotografias, a aplicação conta com filtros, efeitos e autocolantes virtuais para animar as imagens.

PicPro+ Photo Editor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.