Está à procura de novas aplicações para experimentar do seu smartphone ou tablet? Para ajudá-lo na tarefa a equipa do SAPO TEK traz-lhe uma seleção das melhores apps das lojas digitais da Google e Apple.

Esta semana pode encontrar uma aplicação concebida para quem não quer perder o “fio à meada” enquanto está a gravar uma apresentação, aula, reunião ou entrevista, uma “ajudante” de bolso para os estudantes que se querem manter organizados e ainda um editor de vídeo para iPhone e iPad.

Entre as propostas há também espaço para dois jogos: um FPS explosivo com duas centenas de missões cheias de ação e um jogo que reúne Mickey e amigos para uma aventura com puzzles “match 3”.

E porque há sempre novas “borlas” temporárias na Play Store e na App Store, pode aproveitar para dar uma vista de olhos à mais recente seleção que compilámos, com destaque para vários jogos divertidos, apps de fotografia, música e até autocolantes para decorar as mensagens que envia.

Conheça as propostas da semana ao detalhe

Não perca o “fio à meada” enquanto grava: A Brig Note ajuda a tomar nota dos momentos importantes

Através da Brig Note pode tirar todos os seus apontamentos ao mesmo tempo que está a gravar o áudio de uma apresentação, aula, reunião ou entrevista: tudo sem precisar de abrir aplicações adicionais.

Por vezes, precisamos de tirar apontamentos enquanto estamos a gravar o áudio de uma apresentação, aula, reunião ou entrevista. Há quem prefira uma abordagem mais tradicional, recorrendo ao clássico bloco de notas, ou ainda quem opte por usar uma versão digital do mesmo. Porém, quando já está no processo de revisão dos apontamentos que tirou, pode surgir a necessidade de ter de voltar a ouvir uma determinada parte da gravação para esclarecer alguma dúvida.

Andar à procura do momento em específico é uma tarefa chata, mas há uma aplicação que promete simplificar todo o processo, permitindo dar um "boost" à sua produtividade. Através da Brig Note pode tirar todos os seus apontamentos ao mesmo tempo que está a gravar, sem precisar de abrir aplicações adicionais.

A aplicação conta com uma interface simples. Para começar a gravar basta pressionar no ícone com o formato de um microfone e, assim que surgir alguma ideia importante, pode tomar nota dela no momento exato, pressionando no botão com o símbolo +. Quando terminar, pode aceder à secção de notas de voz para consultar os apontamentos que tirou.

A Brig Note conta com uma versão gratuita para Android, que poderá encontrar na Play Store. Há também uma versão para iOS, disponível através da App Store, com um preço de 1,99 dólares.


Heróis unem-se contra invasão extraterrestre no FPS mobile Shadowgun Legends

O jogador assume um recruta neste FPS explosivo durante uma campanha com mais de 200 missões repartidas por quatro planetas distintos.

Para quem gosta de um jogo de ação na primeira pessoa explosivo, com uma campanha narrativa com duas centenas de missões cheias de ação, Shadowgun Legends pode ser uma boa opção para os smartphones Android. O jogador assume um recruta Shadowgun, pertencente a um grupo de guerreiros lendários que defendem a humanidade de invasores alienígenas.

A campanha transporta os jogadores para quatro planetas distintos, e permite juntar-se até três amigos para participar em missões cooperativas com muita ação. Há hordas de inimigos para derrotar, assim como poderosos bosses para enfrentar, não faltando itens e armas para melhorar a personagem.

O jogo tem mesmo um sistema de RPG, com a personagem a ganhar experiência nos combates, neste caso um sistema de fama, em que o mundo reage às ações dos jogadores. E com isso vai desbloquear até 600 armas, assim como mil peças de armadura para a criação de uma build adaptada ao estilo de jogo de cada um.

Para além de classes de personagens, como um tanque armado até aos dentes, um infiltrador discreto, entre outros. E há muitos itens cosméticos que permitem caracterizar a personagem ao gosto de cada um.

Pode fazer o download gratuito de Shadowgun Legends em equipamentos Android.


Smart Study é uma “ajudante” de bolso para os estudantes que se querem manter organizados

Através da Smart Study, os estudantes podem criar horários de estudo que se adaptem às suas necessidades, planeando as sessões longo de várias semanas e estabelecendo metas específicas para cada dia.

Por entre a azáfama das aulas, projetos e testes, são vários os estudantes que têm alguma dificuldade em conseguir organizar todas as tarefas que têm para fazer. A Smart Study apresenta-se como uma “ajudante” de bolso, permitindo gerir tudo de forma mais eficiente e manter o foco naquilo que mais importa.

De acordo com o criador da Smart Study a ideia de criar a aplicação foi inspirada pela sua própria experiência enquanto estudante, tendo como objetivo ajudar quem se sente assoberbado com o número de tarefas que precisam de ser realizadas e que nota uma falta de foco em relação aos seus objetivos.

Através da aplicação, os estudantes podem criar horários de estudo que se adaptem às suas necessidades, planeando as sessões longo de várias semanas. Depois de adicionar as disciplinas ou projetos, é possível estabelecer metas de estudo específicas para cada dia.

Há também um temporizador para guiar as sessões de estudo e, caso falte motivação, a app mostra várias mensagens inspiradoras. Para que manter os utilizadores a par do seu progresso, a aplicação dispõe de uma secção de estatísticas de estudo detalhadas.

A Smart Study está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. Além da sua versão gratuita, a aplicação dispõe de um modo Pro, com funcionalidades mais avançadas. Os utilizadores podem optar por um plano mensal, com um preço de 4,99 euros, ou anual, por 49,99 euros.


Faça um upgrade na edição de vídeo com a app LumaFusion para iPhone e iPad

Os smartphones da Apple têm cada vez melhor qualidade na captação de vídeo, mas se quiser ter resultados mais profissionais é preciso uma aplicação com funcionalidades extra para os editar.

Quantos vídeos tem guardados no seu smartphone? E o que já fez com eles? É cada vez mais fácil apontar a câmara e filmar momentos relevantes de passeios, atividade desportiva ou simplesmente da preparação de um brunch de fim de semana, mas muitas vezes as imagens acabam por ficar guardadas no smartphone ou no tablet, sem grande utilização. Mas não tem de ser assim.

Algumas apps simplificam a edição dos vídeos de forma cada vez mais profissional e podem desafiar à produção de resultados mais criativos, para partilhar com amigos e família.

A LumaFusion é uma das aplicações que traz funcionalidades avançadas ao iPhone e iPad, com a possibilidade de gerir várias pistas em simultâneo, juntando vídeos, fotografias, texto e gráficos, assim como áudio para narração, música e efeitos de som. Pode contar com ferramentas de correção de cor, suporte para vídeo na vertical, e edição em slow motion e fast forward.

A edição é muito semelhante à de outros programas de vídeo, como o Final Cut Pro X, mas é intuitiva mesmo para quem está a dar os primeiros passos. E no site há muitos tutoriais e o apoio de uma comunidade nos fóruns que ajuda a ultrapassar as dúvidas que podem surgir.

São funcionalidades avançadas que não consegue encontrar em apps gratuitas, e aqui também tem de pagar. A LumaFusion custa 32,99 euros na App Store, mas se quer mesmo ser um "pro" nesta área é um investimento que pode valer a pena.


Disney POP TOWN reúne Mickey e amigos para uma aventura com puzzles “match 3”

O jogo apesenta diversos universos temáticos da Disney, desde Aladdin, Frozen, Winnie the Pooh e muitas das princesas conhecidas.

Tudo começa com a personagem do jogador a receber um email, parte num autocarro e chega a uma cidade, sendo apresentado como o primeiro desafio o mundo musical do rato Mickey. Disney POP TOWN é um jogo com licença oficial da Disney, para os fãs dos seus universos animados, sobretudo direcionado aos mais novos. Mas qualquer fã pode jogar a aventura repleta de puzzles do género Match 3 para avançar.

O principal objetivo é construir ou renovar diferentes locais da cidade à medida que se avança, e para quem jogou títulos como Candy Crush não terá dificuldades em compreender as mecânicas dos puzzles. Depois de completar o desafio recebe-se ouro e bilhetes para desbloquear e construir os itens.

Ao longo da aventura, os jogadores vão ter oportunidade de visitar diferentes cidades, com ambientes distintos, inspirados por temas dos universos da Disney, tais como Winnie the Pooh, rato Mickey e amigos, Aladdin, Frozen, e as princesas da Disney. Vai poder desbloquear fatos e itens para personalizar a personagem, igualmente inspirados nas roupas das figuras da Disney. Também terá acesso a ajudas para o ajudar a construir os elementos das cidades.

Pode fazer o download de Disney POP TOWN para smartphones iOS e Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.