É verdade que o Verão significa para muitos a chegada das merecidas férias, mas o mundo da tecnologia não entra em “pausa” e todos os dias são lançadas novas aplicações, seja na Play Store ou na App Store.

Mas, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil decidir que novas aplicações instalar. A pensar em quem quer dar um “boost” ao smartphone ao tablet, o SAPO TEK reuniu algumas das melhores propostas gratuitas das lojas digitais da App Store e da Google.

Nesta semana, pode contar com uma aplicação nacional concebida para aqueles momentos em que a Natureza chama e precisa de encontrar um WC o mais depressa possível. Ainda a propósito de utilitários, encontrará uma app que permite por um smartphone ou tablet numa câmara de vigilância e ainda outra destinada a quem já está a pensar em todas as viagens que vai fazer assim que a pandemia de COVID-19 acabar.

Os jogos voltam também a estar em destaque e  numa proposta desafia os jogadores a produzir o maior blockbuster e usar estratégias para colocar esse jogo nos tops de vendas. Mas não é tudo: há também aplicações que permitem aprender a programar de forma simples e divertida ou então conhecer mais sobre as espécies animais em seu redor.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana

Poop Advisor: esta app portuguesa sinaliza as casas de banho mais próximas

A aplicação foi desenvolvida pela Mosca Digital, que também tinha criado a Marcelfie.

"Aquele momento de aperto chegou e não sabes onde está o WC mais próximo?" Este é o mote da Poop Advisor, a nova aplicação que ajuda os utilizadores a encontrar uma casa de banho pública nas proximidades, com um mapa.

A app está online desde o final de julho e segundo os criadores tem uma base de dados de 2.000 casas de banhos públicas, com direções e classificação de rating. Os utilizadores podem adicionar novas localizações e informação, como acessibilidade ou necessidade de pagamento.

Na pesquisa, pode utilizar filtros que ajudam a manter os critérios de qualidade necessários.

A Poop Advisor é gratuita e está disponível na App Store e em Google Play.


De “noob” a “herói”: Parta à descoberta do mundo da programação com uma app gratuita e divertida

Aprender a programar não tem de ser aborrecido e através da Programming Hero é possível desenvolver novas competências no mundo das linguagens de código de uma forma simples e com muita diversão à mistura.

Além de ser uma competência útil no atual mercado de trabalho, programar é boa forma de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Longe de sessões de aprendizagem aborrecidas, a Programming Hero promete ajudar miúdos e graúdos a passarem de “noobs” a autênticos “heróis” da programação.

Direcionada para quem ainda não tem muita experiência, a aplicação permite aprender mais sobre linguagens como Python, HTML, CSS ou JavaScript de uma forma simples e divertida enquanto desenvolvem os seus próprios jogos e resolvem mais de 100 desafios.

Para pôr os “techies” à prova, a Programming Hero conta com vários quizzes acerca dos tópicos lecionados e, porque até os heróis precisam de treino, há também um espaço onde é possível praticar e melhorar as competências em matéria de desenvolvimento web.

À medida que completa os desafios apresentados é possível ganhar um boost de motivação com emblemas de “superpoderes”, pontos surpresa e até presentes. A Programming Hero é gratuita é está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store.


Game Dev Tycoon é o sonho de produzir videojogos… dentro de um videojogo

Este simulador desafia os jogadores a produzir o maior blockbuster e usar estratégias para o colocar nos tops de vendas.

Lançado há alguns anos no PC, Game Dev Tycoon chega aos smartphones com a mesma premissa: transformar os jogadores em autênticos developers e criar a sua empresa de sonho na produção de videojogos. O objetivo, claro, é produzir um título que receba boas críticas, mas sobretudo, que trepe pelas tabelas de vendas.

Neste simulador, o jogador começa na era dourada dos anos 1980, a produzir sozinho no seu quarto, sem qualquer funcionário. O dinheiro é curto, assim como a tecnologia, o que claro, limita a produção do jogo. Mas a medida que a tecnologia avança, e muitos outros são criados, novas ferramentas e opções vão ficando à disposição.

Vai poder lançar os seus jogos para consolas como a GS, a PlaySystem, a mBox ou o grPad, que no fundo faz paródia às plataformas que tão bem conhecemos. Com o sucesso surgem oportunidades para mudar de instalações, fazer crescer a equipa, e claro criar projetos ainda mais elaborados.

Uma curiosidade interessante, relativa ao lançamento original, é que os produtores da Greenheart Games implementaram uma mensagem contra a pirataria. Durante a progressão do jogo, há alguém que diz algo como “parece que enquanto muitos não jogam o nosso jogo, outras sacam da internet, e por isso, mais cedo ou mais tarde vamos à falência”. Uma mensagem de antecipação ao destino lógico de Game Dev Tycoon ir parar aos websites de torrents.

Pode fazer o download de Game Dev Tycoon em versões iOS e Android.


Um diário dos países que visitou e uma ajuda para os próximos planos. Uma app para os amantes de viagens

A aplicação é gratuita e através dela pode fazer um rastreamento das viagens que já fez, mas também planear já as próximas.

A pandemia de COVID-19 estragou o plano das férias de muitos portugueses, mas a verdade é que, em moldes diferentes e em certos casos, pode continuar a viajar. Para quem gosta de conhecer novos países, a app Places Been permite fazer um "diário" das suas viagens, mas também o ajuda a pensar nos próximos planos.

Ao identificar as cidades ou regiões que já conheceu, a aplicação cria automaticamente uma lista de todos os países que visitou, como também possíveis estados. Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal, Estados Unidos e Suécia são alguns dos países onde essa atualização é feita.

E porque há sempre aqueles lugares que lhe despertam especial encanto, pode escolher os seus países preferidos e as regiões que no futuro pretende visitar. Se ainda tiver dúvidas, pode ainda procurar informação de todas as cidades com mais de 500 habitantes no mundo. A aplicação tem ainda dados sobre 8.000 aeroportos comerciais em todo o mundo, podendo também marcá-los como visitados.

Se quer partilhar com os seus amigos os países que já conheceu, a aplicação permite que o faça. Pode fazê-lo através do Facebook, WhatsApp e Twitter.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android.


Tem um telemóvel de sobra? Leve-o de férias e ponha-o a trabalhar como “segurança”

A Bibino é uma app que pode ser muito útil para quem tem crianças pequenas, já que pode transformar telemóveis - ou tablets e computadores - em câmaras de vigilância.

Já sabemos que os smartphones têm diferentes funções e neste caso, com a ajuda da Bibino, pode fazer de um modelo mais antigo, que tenha deixado de usar, um recurso para monitorizar determinados espaços em casa, nomeadamente, a divisão onde os mais novos estão, se não estiver com eles.

Uma das caraterísticas de destaque é o áudio sensibilizador, uma funcionalidade que permite adaptar o som para ouvir todos os ruídos com mais clareza.

A aplicação oferece igualmente um conjunto de canções de embalar e outros sons tranquilizadores (ruído branco, sons domésticos, etc), a par da projeção de imagens suaves, para escolha dos pais, que podem controlar igualmente a duração e o volume do som.

A Bibino também disponibiliza notificações de alerta, de imagem e som, quando o bebé está acordado, e acesso a histórico de monitorização, além de apresentar visão noturna, com opção de melhoria de visibilidade e luminosidade ajustável.

A aplicação é de utilização gratuita, com compras integradas. Tem versão disponível tanto para dispositivos Android como dispositivos iOS.


Todos somos exploradores e esta app conta consigo para identificar espécies

A Bioregisto é uma plataforma de Ciência Cidadão e pretende identificar as espécies em todo o território nacional. O Guarda-rios e o Pica-pau-malhado são até agora os que estão no top da app para Android e iOS.

A iniciativa é do município de Viana do Castelo e quer promover a consulta e também o registo de observações de várias espécies animais e plantas em Portugal numa plataforma de ciência cidadã onde todos são incentivados a participar. Basta instalar a aplicação para poder consultar a informação que está disponível, mas se identificar uma nova espécie pode fazer o registo também, com a localização e a fotografia.

A plataforma já está online desde 2018 e tem registo de 780 observações, com 267 espécies registadas e validadas pelos parceiros científicos. As mais observadas são o Guarda-rios e o Pica-pau-malhado. Aliás, as aves são o grupo com mais registos, contando já com 308 observações, seguidas dos insetos, com 122 observações, e dos anfíbios, com 39 observações.

O objetivo é também ajudar a identificar espécies exóticas invasoras, que podem colocar em perigo a biodiversidade.

A BioRegisto resulta do projeto ‘’Recuperação Ecológica de Áreas Classificadas do Município de Viana do Castelo’’ financiado pelo Programa Operacional - Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A aplicação está disponível gratuitamente para iPhone na loja da Apple e para Android na Google Play. Pode ainda usar a versão browser, que exige um registo na plataforma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.