Se é daqueles que há muito não se surpreende com a criatividade de uma aplicação móvel, esta semana temos uma proposta que pode valer a pena conhecer. Não é tanto pela aplicação em si, na verdade, mas pela inovação no local a partir da qual a pode explorar: o centro de notificações do iOS. Isso mesmo, é o resultado de um desafio colocado a si mesmo por um programador e superado com sucesso. 

Mas há mais. As estrelas da companhia têm o seu espaço na seleção da semana, que é como quem diz as aplicações que nunca deixam de ser noticia, pela relevância que ocupam neste ecossistema. Neste caso, o Instagram e o Messenger.

Também demos espaço a propostas para quem gosta de seguir as últimas do espaço ou personalizar as suas imagens. Está tudo nas próximas páginas.

 

Instagram adiciona canais à secção "Explore"
A aplicação adicionou uma secção dedicada exclusivamente aos vídeos produzidos pelos utilizadores. O conteúdo está organizado por temas e destaques.

A mais famosa aplicação de fotografia móvel voltou a investir no vídeo. Após ter decidido alargar para 60 segundos a duração máxima dos vídeos que os seus utilizadores podem partilhar, o Instagram está agora a reformular a secção "Explore" com a introdução de canais de vídeo.

Os conteúdos mais adequados às suas preferências serão organizados no canal personalizado “Videos You Might Like”, enquanto os vídeos mais vistos, comentados, partilhados e com mais gostos, serão destacados em canais temáticos. Para além disto haverá também espaço para reunir e destacar vídeos sobre acontecimentos específicos como festivais de música, competições desportivas ou exposições, à semelhança do que acontece no Snapchat.

Apesar da novidade, o "Explore" vai continuar a contar com a sua configuração tradicional que permite ver milhares de publicações da restante comunidade de utilizadores não seguidos.

Por enquanto, a atualização só estará disponível nos Estados Unidos, mas deverá chegar brevemente a outros países. Muito recentemente a aplicação tinha sido atualizada com outras novidades, que pode ver em detalhe na galeria. 

  

 

Veja a próxima aplicação

 

Snapseed: a ferramenta de que o seu smartphone precisa para melhorar as fotografias
Nem todos podem ter um smartphone topo de gama com as melhores câmaras do mercado, mas não é por isso que não podem tirar melhores fotografias. E a Google mostra como.

Já na segunda versão, o Snapseed pode ajudar a aperfeiçoar as suas fotos de forma quase instantânea, sem grandes demoras, permitindo a sua partilha nas redes sociais.

A app dá ao utilizador controles e opções avançadas semelhantes aos editores profissionais e a ferramentas normalmente disponíveis no computador pessoal, tudo no ecrã do smartphone.

Pode retocar, ajustar a perspetiva, reeditar e adicionar filtros ou vinhetas.

A aplicação saiu do laboratório da Google mas está disponível gratuitamente para iOS e para Android.

  

 

Veja a próxima aplicação

 

As imagens do Hubble podem andar no seu bolso
A Internet trouxe aos fãs da aventura espacial a possibilidade de acompanhar de forma mais próxima todos os desenvolvimentos relacionados com o tema. As para telemóvel podem personalizar ainda mais essa experiência.

A Hubble Space Center é uma aplicação completamente focada na informação obtida através das observações do telescópio Hubble. As imagens são um dos recursos mais valiosos da app mas não são o único. A partir daqui também é possível acompanhar as notícias que vão sendo publicadas sobre este instrumento de investigação e sobre os seus registos.  

Há mais de um milhar de imagens para descobrir, todos os dias há uma fotografia em destaque e a possibilidade de transformar cada registo do Hubble documentado na aplicação num wallpaper ou partilhá-lo nas redes sociais ou através de email.
O Hubble está em missão há mais de um quarto de século, depois de ter sido lançado em abril de 1990 pelo vaivém espacial Discovery. Foi construído pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e as imagens que tem recolhido continuam a surpreender e a contribuir de forma decisiva para a exploração do espaço. 

Veja a próxima aplicação

 

Messenger preparado para fazer chamadas de grupo
Os mais de 900 milhões de utilizadores do Messenger do Facebook vão poder em breve começar a fazer chamadas de voz para vários amigos em simultâneo.

O Facebook anunciou uma nova funcionalidade para o Messenger que permite a todos os seus utilizadores passarem a fazer chamadas de voz para dezenas de amigos ao mesmo tempo e via internet.

David Marcus, "chefe máximo" da equipa responsável pela aplicação de messaging, explicou num post recente que a funcionalidade de chamadas de voz em grupo vai ficar progressivamente disponível a partir de hoje para aqueles que entre os mais de 900 milhões de utilizadores disponham da mais recente versão do Messenger para Android e iOS.

Os utilizadores que tenham instalada uma destas novas versões passam a dispor de um ícone de um telefone com referência a chamadas de grupo. Ao clicar no ícone, dá-se início a uma chamada para todos os elementos desse grupo.

A verdade é que o Messenger rapidamente se transformou numa das principais prioridades do Facebook, contando com novas funcionalidades numa base regular, com o objetivo ultimo de os utilizadores não se desinteressarem desta plataforma de comunicações.

Em apenas um ano, o Facebook passou de 700 para 900 milhões de utilizadores ativos por mês. Em conjunto com o WhatsApp, as plataformas de messaging do Facebook transmitem qualquer coisa como 60 mil milhões de mensagens por dia, ou seja, três vezes mais do que o número de SMS enviados diariamente.

As chamadas de voz para grupos aproximam agora o Messenger do conceito atual do Skype – embora o Messenger conte com três vezes mais utilizadores.

Já no que diz respeito às chamadas vídeo em grupo, que o Skype e o Google Hangouts já disponibilizam, as mesmas ainda não estão disponíveis no Messenger – mas dado o ritmo a que as novidades vão surgindo, não será de estranhar que passem a estar muito brevemente.

Recorde-se que as chamadas individuais no Facebook estão disponíveis desde 2014, enquanto as chamadas de  vídeo entre duas pessoas foram lançadas há exatamente um ano atrás. 

Já este ano, na conferência de programadores F8, o Facebook apresentou os chat bots do Messenger para empresas.

  

 

Veja a próxima aplicação

 

Steve é o jogo que se esconde no centro de notificações do iPhone
O jogo pode ser experimentado sem sequer desbloquear o telefone e já faz parte da lista de aplicações mais descarregadas da App Store norte-americana.

Steve – The Jumping Dinosaur Widget Game é um jogo simples que consiste em fazer saltar um pequeno dinossauro por cima de alguns obstáculos durante o maior período de tempo possível. Apesar da sua banalidade, o facto de o jogo estar inserido numa secção onde normalmente não temos acesso a este tipo de conteúdos, torna tudo bastante original.

O jogo foi criado por Iván De Cabo, um espanhol de 22 anos, que é programador de software para iOS. "Eu queria fazer um jogo simples para melhorar as minhas capacidades de escrever código e decidi fazê-lo no centro de notificações por duas razões: para me desafiar e para ver se era possível," disse De Cabo.

Para jogar com o Steve só tem de descarregar a app e seguir todos os passos que serão apresentados. Depois de adicionar o widget basta abrir o centro de notificações e carregar em play.

A aplicação é gratuita mas existe a possibilidade de comprar personagens como o famoso Nyan Cat ou as Tartarugas Ninja, que estão disponíveis por 0.99€.

Até à data Steve – The Jumping Dinosaur Widget Game já foi descarregado mais de 400.000 vezes.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Giphy “livra-se” do Messenger e agora mostra GIFs em qualquer app Android
O motor de busca de imagens animadas foi lançado em 2004 como um recurso associado às conversas do Messenger e assim permaneceu por algum tempo. Há uns meses emancipou a versão para iOS, e agora chegou a vez do Android. A recém-lançada atualização para a plataforma móvel da Google do Giphy permite pesquisar e partilhar GIFs a partir de qualquer outra app instalada no telefone - desde que essa app de terceiros o permita.

Com a mudança, a utilização do popular motor de busca de imagens animadas em versão Android deixa assim de estar limitada ao Messenger do Facebook, tal como já tinha acontecido com o iOS da Apple. 

A possibilidade de reproduzir os GIFs vai depender, contudo, do suporte oferecido pela app que estiver em questão. Em alguns casos, por exemplo, as imagens poderão não abrir de forma automática, surgindo na forma de link para abrirem externamente.

 

Já decidiu que aplicações vai instalar? Amanhã há propostas novas.