Arranje espaço no seu smartphone pois as aplicações desta semana são viradas para o entretenimento. Temos uma aplicação que o transforma num condutor de drones para entregar prendas. Começamos bem? Então a seguir vai poder encontrar uma ferramenta só com músicas de Natal.

Depois há uma aplicação que vai permitir gerir os seus álbuns de fotografias em conjunto com os seus amigos, uma outra para editar imagens e uma outra para a produção de vídeos. Só queremos que os seus melhores momentos fiquem registados.

Se não estiver para aí virado, então pode sempre experimentar a aplicação de messaging da PlayStation.

Só mais uma coisa: na última página deste artigo vai poder encontrar um extra 'especial'. Bom proveito.

 

Teste a sua perícia como “condutor” de drones a entregar prendas

Se ainda não teve oportunidade conduzir/pilotar/operar um drone na vida real pode experimentar fazê-lo, virtualmente, a partir do smartphone, com uma nova aplicação. Pelo que já sabemos, não vai ser fácil, mas a prática ajuda.

A ideia é da Chronopost e é também um passatempo que pode dar prémios, mediante o cumprimento de missões específicas : ajudar os duendes a fazerem chegar as encomendas de Natal à morada correta e num tempo limitado.

Para isso o jogador tem de operar um drone e largar a encomenda numa "pista de aterragem”. O cronómetro para quando a encomenda é colocada no respetivo local calculando-se um determinado número de pontos de acordo com o tempo que a missão levou.

O passatempo atribui prémios diários e semanais aos jogadores com mais pontos acumulados. De salientar que cada jogador só pode participar uma vez por dia, mas é possível tentar melhorar a pontuação participando novamente no dia seguinte, sugere a Chronopost.

A app está disponível para download na AppStore ou na GooglePlay com a competição a decorrer até ao próximo dia 18 de dezembro.

Veja a próxima aplicação

 

 

 

 

Já tem o smartphone em modo Natal? Esta aplicação vai dar-lhe o que precisa

Se não gosta de músicas de Natal não vale a pena continuar a ler este artigo. As linhas que se seguem, e a aplicação que descrevem, só fazem sentido para quem se deixa invadir pelo espírito da quadra e tem planos para rever Música no Coração antes do final do ano. 

Quando se decide usar uma aplicação móvel que dá acesso a toda uma panóplia de toques e músicas alusivas ao Natal não é apenas necessário gostar da quadra. Também é preciso gostar de música com muita cantoria à mistura (e foi por isso que falamos nesse clássico da programação televisiva de final de ano que é a obra de Robert Wise).

Se reúne as condições necessárias, aqui fica uma sugestão à medida de um dia em que muitos aproveitarão para fazer compras e emergir no espírito natalício, com mais ou menos vontade. Chama-se Toques de Natal e está no Google Play à espera de um Android ansioso por exibir sons natalícios. 

Entre as muitas propostas que pode encontrar nas lojas de aplicações escolhemos uma que disponibiliza toques e músicas de Natal, que pode definir como toque de telemóvel, toque para contactos específicos, som do alarme ou das notificações, ou simplesmente partilhar nas redes sociais. Feliz Natal!

 

Veja a próxima aplicação

Só para jogadores dedicados: PlayStation Messages

A Sony lançou uma aplicação de mensagens instantâneas para Android e iOS. O objetivo é facilitar a comunicação entre jogadores, estimulando o conceito de comunidade.

Possivelmente tem algumas dezenas de amigos na sua conta PlayStation - uns conhece, outros nem tanto. Mas a relação de amizade com estes contactos é diferente, é baseada em videojogos. E quando há gostos em comum, há sempre motivo de conversa.

A pensar nos jogadores que estão sempre em contacto, a Sony desenvolveu uma aplicação de mensagens dedicada. Assim os jogadores dos sistemas PlayStation podem continuar a falar entre si, sem que seja necessário ficarem ‘agarrados’ à consola.

A aplicação PlayStation Messages está dividida em três separadores: um para conversas um-a-um, outro para conversas em grupo e o terceiro mostra a lista de amigos.

Nesta lista de amigos é possível perceber quem está online e quais os títulos que estão a ser jogados.

Se é dos jogadores que gosta de estar sempre ligado à comunidade, então fique a saber que a aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima aplicação

Google Photos: Agora é mais fácil partilhar álbuns e libertar espaço no telemóvel ou tablet

A Google acaba de atualizar a sua aplicação de fotografia e tem dois grandes trunfos na manga: a partilha de álbuns privados com amigos e família, seja qual for o equipamento que  usam, e a possibilidade de libertar espaço de armazenamento sem perder nenhuma imagem.

Não é por acaso que a gigante da Internet continua a apostar na sua aplicação de fotografia, que começou por estar integrada no Google + mas que foi autonomizada já este ano, passando a estar disponível na Web, em  Android e iOS.

A Google quer que esta seja a pataforma onde pode armazenar todas as suas fotografias. Não para as partilhar com o Mundo, como aconteceria com o Flickr ou o Instagram, ou mesmo com os álbuns do Facebook, mas para as manter sempre acessíveis, pesquisáveis e partilháveis.

A pesquisa visual é uma das vantagens associadas a esta plataforma, dispensando etiquetas complicadas, mas a garantia de espaço ilimitado para fotos e vídeos vai agradar a muitos utilizadores. E quem tem pouco espaço de armazenamento no smartphone ou tablet pode ainda fazer uma cópia de segurança só online, limpando as imagens menos importantes do equipamento.

A edição das fotografias com ferramentas mais avançadas, e as montagens automáticas são também  pontos a destacar para quem quer dar nova vida às imagens. Depois pode partilhar tudo - até 1.500 fotos - com qualquer pessoa, independentemente do equipamento que esta estiver a usar, enviando apenas um link.

A nova versão da app tem agora a possibilidade de partilhar um álbum com amigos, família ou colegas. Estes podem ver mas também adicionar imagens. Todos os intervenientes são notificados quando houver novidades no álbum que partilham. E pode começar já a partilhar nas preparações para as festas de Natal.

A app Google Photos é grátis e pode ser descarregada a partir da App Store da Apple para iPhone ou iPad, ou da loja Google Play para dispositivos Android.

 

Veja a próxima aplicação

Já usa o Flipagram? Agora pode fazer vídeos com 60 segundos

É uma espécie de Instagram, mas para “colagens” vídeo, que podem levar vídeos propriamente ditos, mas também fotos e texto. E música de fundo. Antes limitadas a 30 segundos, agora os utilizadores têm o dobro do tempo para dar asas à criatividade.

A popularidade do Flipagram tem vindo a crescer num fenómeno facilmente justificado entre os fãs das redes sociais, pela facilidade e rapidez com que o serviço permite criar os seus Flips, com direito a edição facilitada imagem a imagem, escolha de filtros a aplicar a todo o vídeo, acesso à música guardada no telemóvel ou no restante universo online.

De início era apenas possível partilhar os Flips noutras plataformas, como o Facebook ou o Instagram, mas atualmente o Flipagram conta com a sua própria plataforma, onde é possível seguir outros utilizadores e ser seguido, colocar hashtags e outras coisas que tais, próprias dos media sociais deste tempo.

Lançado em 2013, ao final de um ano o Flipagram conseguia 30 milhões de utilizadores por mês, algo que o Snapchat demorou dois anos a alcançar e o Facebook demorou três anos.

A app continua a aparecer nos tops das aplicações do género, com o número de Flips existentes a aumentarem 165% entre o terceiro trimestre de 2014 e o mesmo período deste ano.

Antes limitados a 30 segundos, a comunidade Flipagram pode agora criar mashups de 60 segundos, a partir das suas galerias de imagens e vídeos, sem esquecer a parte musical, uma aposta paralela da rede social. Também pode simplesmente “perder-se” entre as propostas criativas de outros utilizadores ou das marcas e celebridades seguidas.

O Flipagram está disponível para AndroidiOS e Windows.

Veja a próxima aplicação

 

Enlight: Edição de imagem profissional e para todos os gostos no telemóvel

A edição de imagem é uma das categorias mais povoadas nas lojas de aplicações para telemóveis, mas hoje deixamos uma proposta que tem dado nas vistas um pouco por todo o mundo e é a primeira do género no top das melhores de 2015 elaborado pela Apple. Chama-se Enlight e é a aplicação mais descarregada para iPhone e iPad em 128 países, o que lhe valeu o terceiro lugar no top das 100 melhores aplicações do ano para iOS, publicado esta semana pela Apple.

Reúne um conjunto de ferramentas que permitem melhorar detalhes na imagem, corrigir falhas, aplicar filtros, ou transformar as imagens recolhidas em fotografias a preto e branco.

Conta ainda com um conjunto de funcionalidades que permitem dar um toque mais artístico a cada foto, adicionar texto, ou molduras, bem como fazer montagens ou combinar e sobrepor imagens.   

A Enlight pode ser descarregada a partir da App Store por 3,99 euros. 

 

Veja a próxima aplicação

Estas são as apps que não pode (mesmo) perder se tiver um iPhone ou um iPad

O mundo das apps continua a somar opções para diferentes propósitos e, de quando em quando, há umas que se destacam. Eis a lista das melhores de 2015 segundo a Apple. E para iOS, claro.

 

Sem qualquer relação direta com o número de downloads ou os montantes arrecadados com as vendas, as escolhas foram feitas pelos principais responsáveis pela marca da maçã e basearam-se nas caraterísticas das aplicações em si.

No topo do top está a app para live streaming Periscope, considerada pelo vice-presidente da Apple, Eddy Cue, uma ferramenta “verdadeiramente revolucionária”.

O pódio das melhores para iPhone tem ainda a aplicação para edição de fotografia Enlight, em segundo lugar, e a app para negociar ações Robinhood.

best off de 2015, segundo a Apple, segue com as seguintes escolhas:

Pela importância que assumem no ecossistema das apps, os jogos tiveram direito a uma lista à parte. Confira os melhores, segundo a marca da maçã: 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.