Os jogos também tiveram espaço nesta seleção, com nomes de referência a marcar a semana. Lara Croft voltou à ação, em Lara Croft Go, e anda à procura dos segredos de uma civilização antiga. Também tivemos o Pokémon Shuffle, que "saltou" da Nintendo 3D, onde se manteve como exclusivo durante algum tempo, para os principais sistemas operativos móveis. E ainda um jogo português que desafia o "poderoso" Candy Crush e que se chama Little Alliens Heroes.

Para não se sentir sozinho naqueles momentos entre casa e trabalho, também lhe deixamos a App Companion, que promete transformar o smartphone num guarda-costas, para além de opções mais focadas noutros públicos, como PopJam, uma espécie de Instagram para crianças, ou mais orientadas à produtividade. No caso desta última aplicação há uma particularidade: destina-se ao público masculino e concentra-se, essencialmente, em artigos de luxo.

Heroína de Tomb Raider puxa mais pela cabeça no jogo Lara Croft Go
Os puzzles são o principal desafio do novo jogo para telemóveis em que Lara Croft descobre os segredos de uma antiga civilização.

Não espere muita ação nos novos títulos da Square Enix, apesar da figura central ser a mítica Lara Croft de Tomb Raider.

 

A app aposta mais em que quebra cabeças e enigmas que ajudam a descobrir os segredos e avançar num percurso onde não faltam ameaças, obstáculos e armadilhas.

 

O jogo está dividido em cinco capítulos, com 75 enigmas, mas se quiser jogar é preciso pagar primeiro.

 

O jogo está disponível para plataformas iOS, Android e Windows e custa 4,99 euros em cada um deles.

 

Veja abaixo o vídeo com uma pequena mostra das aventuras que pode obter com a compra do jogo. 

 

Veja a próxima aplicação

App Companion transforma smartphones em “guarda-costas”
Já alguma vez ligou para um familiar ou amigo enquanto fazia um percurso em que se sentisse menos seguro? Agora há uma app que lhe faz companhia através do telefone nessas situações.

Deixando os seus propósitos perfeitamente claros à partida, a aplicação chama-se Companion e foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes da Universidade do Michigan.

A partir do momento em que descarrega esta app gratuita, o utilizador passa a poder introduzir o local de destino do percurso que irá fazer e escolher da lista de contactos um familiar ou amigo para acompanhá-lo virtualmente, ou seja, que receberá os alertas em caso de perigo ou as notificações de chegada em segurança ao destino.

Uma das principais vantagens é que não é obrigatório que os contactos escolhidos tenham a aplicação instalada no seu dispositivo móvel. Quando é o caso, os contactos recebem um link para acesso à Companion via Internet.

A localização do utilizador aparecerá num mapa em tempo real para que os acompanhantes possam ver, a qualquer momento, onde este está.

A aplicação conseguirá detetar os desvios no caminho, quedas, empurrões, corridas e nessas alturas pergunta por mensagem ao utilizador se está tudo bem. Se este não responder em 15 segundos a aplicação faz soar um alarme sonoro dissuasor e alerta os “guarda-costas” virtuais.

A Companion é gratuita e está disponível para Android e para iOS.

Veja a próxima aplicação

Precisa de digitalizar documentos e não tem scanner? Use o telemóvel
Não é a única aplicação do género mas é sem dúvida uma das que vale a pena experimentar. Scannable é a app lançada pela Evernote para digitalizar documentos.

Permite digitalizar uma ou várias páginas rapidamente e sem necessidade de andar a fazer ajustes ao posicionamento do telemóvel, ou recortes à posteriori, para garantir que o texto fica legível e toda a informação visível.

A aplicação encarrega-se de cortar e ajustar as imagens de forma automática, para que toda a informação seja guardada digitalmente com um nível de qualidade interessante.

É uma ferramenta útil para digitalizar cartões-de-visita, recibos, apontamentos, mas também documentos que precise de partilhar rapidamente, como um contrato, ou uma cópia do cartão de cidadão, por exemplo.   

Os documentos digitalizados podem ser partilhados ou enviados. Podem ser guardados na conta do utilizador do Evernote, mas também noutras aplicações.

A Evernote Scannable pode ser descarregada gratuitamente para iOS.  

Veja a próxima aplicação

Pókemon Shuffle também para smartphones e tablets
A Nintendo e a The Pókemon Company anunciaram hoje um jogo que mistura o mundo real com o mundo das criaturas animadas. Mas quem quiser começar a treinar para “apanhá-los” todos já tem uma opção disponível no Android e iOS.

O jogo Pokémon Shuffle foi durante algum tempo um exclusivo da Nintendo 3DS. A Nintendo apostou numa versão free-to play do jogo talvez para experimentar na sua consola um título que mais tarde acabaria por chegar aos sistemas operativos móveis.

Quem aceder à AppStore da Apple ou ao Google Play vai encontrar o jogo Pokémon Shuffle. Na prática o jogador tem de unir três ou mais animais iguais para poder provocar dano no Pokémon inimigo ou selvagem.

Depois de derrotado, o Pokémon selvagem pode ser capturado e passa a fazer parte do leque de animais místicos que o jogador tem à sua disposição para batalhas futuras.

É um jogo que apela às compras in-app, mas é possível progredir na aventura sem gastar dinheiro.

Uma sugestão que fica no dia em que a Nintendo e a The Pokémon Company anunciaram um jogo que mistura o mundo Pokémon com o mundo real - um pouco à imagem de como funcionava o Ingress da Google. Quer apanhá-los todos? Então comece a treinar.

Veja a próxima aplicação

PopJam: chamam-lhe o “Instagram para crianças” e vai chegar a mais países

Por enquanto só está disponível no Reino Unido e na Irlanda, mas a PopJam acaba de ser comprada e os novos donos prometem levar a aplicação, conhecida como o Instagram para os mais novos, a mais países.

Segundo a SuperAwesome, a nova proprietária, a aplicação tem centenas de milhares de utilizadores ativos todos os meses e soma vários milhões de downloads.

A empresa pretende que as versões atuais da PopJam – Android e iOS – possam ser usadas em todo o mundo, mas antes a aplicação deverá ficar disponível para o mercado norte-americano e australiano. 

A PopJam é de base uma rede social direcionada para os mais novos que permite publicar, gostar e partilhar fotos e vídeos, com muitos stickers à mistura, e que também tem jogos, desafios e tarefas.

 

Veja a próxima aplicação

E que tal um jogo leve, divertido e viciante para o fim de semana?

Foi feito em Portugal e isso foi um dos principais motivos para testarmos o Little Aliens Heroes. Mas não foi isso que fez com que continuássemos a jogar. Quer experimentar?

O jogo entra numa categoria onde a concorrência é muita, e aguerrida, contando com grandes adversários, entre os quais o "grande" Candy Crush. Mas não é por isso que deixará de ter o seu espaço.

 

Desenvolvido pela 4YouPlay e atualizado ontem, o Little Aliens Heroes desafia os jogadores a levar os heróis do jogo a eliminar os monstros, combinando os aliens da mesma cor para cumprir - nível a nível - os desafios.

 

Os bonecos têm um ar fofinho, os sons são um misto de divertidos e irritantes (depende da posição em que o utilizador estiver, a ouvir ou a jogar) e os primeiros níveis são tão fáceis que qualquer criança os pode jogar. O que se torna também um desafio só por si...

 

No total são mais de 80 níveis, com todas as instruções em português (de Portugal) e são prometidos novos níveis todas as semanas.

 

O  Little Aliens Heroes está disponível para download gratuito na loja da Google Play, mas há aquisições dentro do jogo que podem ajudar a superar os momentos mais difíceis do jogo.

 

Veja ainda o vídeo com uma pequena demonstração do funcionamento do jogo.

 

 

Terminada a ronda da semana resta esperar com calma que amanhã há mais aplicações a instalar!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.