Depois do efeito bumerangue da Uber, o efeito ‘bem-vindo’ do Netflix. A aplicação do serviço de streaming está em primeiro lugar no top de aplicações gratuitas mais descarregadas do iOS, enquanto no Android ocupa a sexta posição da mesma tabela.

Mas no sistema operativo móvel da Google há ainda a destacar o facto de estar na primeira posição da categoria ‘Tendências’ e no terceiro lugar na categoria ‘Novidades Mais Populares’. No iOS a aplicação está também destacada nas escolhas dos editores.

No Windows Phone a aplicação não está nos tops, mas também recebe destaque ao ser listada como uma das principais novidades da loja.

Apesar de não haver números oficiais, o facto de ocupar os primeiros lugares dos tops é sinónimo de vários downloads por parte dos utilizadores. E isso acontece pois o Netflix oferece o primeiro mês de utilização, o que permite experimentar o serviço e decidir ao fim de 30 dias se quer continuar ou se pretende desistir da subscrição.

Para Portugal o objetivo da Netflix é que no espaço de sete anos, uma em cada três casas tenham uma subscrição ativa. Para isso a gigante norte-americana está a apostar forte nas séries de produção própria e não fecha a porta à produção de conteúdos em Portugal.

Apesar de todos os downloads e inscrições que possa acumular nos próximos dias, interessante será saber depois qual a taxa de conversão: isto é, quantos utilizadores do período de testes vão pagar para ter o serviço de streaming.

O Netflix ficou disponível na quarta-feira, 21 de outubro.