De um extenso universo de aplicações que não pára de crescer, as escolhas dos últimos dias variam entre a possibilidade de "votar" propostas que passam pela Assembleia da República a uma ferramenta criada pela Google que ajuda a reportar sites suspeitos.

Há também uma app que não substitui o médico, mas que ajuda a monitorizar  a diabetes e  outra em que "joga" para se lembrar de beber água. Entretanto, pode começar por escolher o seu lado da Força...

Escolha o seu lado da Força no Star Wars: Galaxy of Heroes

O role-playing game desenvolvido pela Electronic Arts pode ser jogado gratuitamente no smartphone, estando disponível tanto para Android como para iOS.

Star Wars: Galaxy of Heroes é um role-playing game (RPG), com sistema de combate por turnos, criado pela Electronic Arts. No jogo, é possível juntar algumas das personagens mais icónicas da saga Star Wars de modo a reunir o melhor grupo de heróis para combater por toda a galáxia.

No início do jogo, o utilizador tem apenas direito a um pequeno conjunto de personagens menos importantes, como um Stormtrooper ou um Jedi básico. No entanto, à medida que for completando missões e vencendo batalhas, poderá obter novas e mais poderosas personagens, como Han Solo, Luke Skywalker, Darth Vader, Darth Maul ou Chewbacca.

O sistema de combate em Star Wars: Galaxy of Heroes é simples. Na sua vez, o jogador escolhe qual o inimigo que quer atacar e que tipo de ataque pretende fazer com a sua personagem. Cada herói é capaz de fazer um ataque normal e um ataque especial, variando consoante a personagem. Alguns Jedis, por exemplo, têm a capacidade de curar os heróis feridos em combate.

Star Wars: Galaxy of Heroes está disponível gratuitamente (com compras na aplicação) para Android, no Google Play, e para iOS, na App Store.

Diabetes: M, uma app que não substitui o médico mas que ajuda a monitorizar a doença

A aplicação é gratuita e pretende ajudá-lo no controlo e monitorização da diabetes, através de um conjunto de ferramentas úteis para doentes e familiares.

Uma vez que a glicose é um aspecto fundamental da doença, a app permite registar e acompanhar os seus níveis, que ficam disponíveis para consulta.

Outra vantagem da aplicação Diabetes: M é a oferta de um banco de dados de nutrição, para que o utilizador possa anotar o que come e ter acesso a informações nutricionais sobre os alimentos.

Tendo em conta a importância de as pessoas com diabetes cumprirem horários na altura das refeições, os lembretes da app são outra ferramenta importante, que também pode ser aplicada ao exercício físico.

Pensada para smartphones e tablets, a aplicação fornece relatórios detalhados, gráficos e estatísticas, permitindo que o utilizador envie relatórios ao seu médico por email.

Assim que fizer o download da app um disclaimer irá avisar-lhe que a informação e os dados estatísticos fornecidos servem apenas para ajudá-lo a acompanhar a evolução da diabetes. Quanto a decisões práticas relativas ao tratamento terá de falar com o seu médico.

Na hora do registo vão-lhe ser pedidos vários dados, nomeadamente o tipo de diabetes e a data de nascimento. Para além das pessoas com diabetes tipo 1 ou 2 se poderem registar nesta app, também os utilizadores podem fazer log-in enquanto donos de um animal com esta doença.

Diabetes: M está disponível na PlayStore para versão Android e iOS.

A temperatura sobe e é preciso beber água. Se puder jogar ao mesmo tempo, melhor

Parece que é desta que o Verão vem aí e se andar hidratado é importante, quando está calor ainda mais. Esta app não o deixa esquecer.

A Plant Nanny já é conhecida do TEK, mas este ano ganhou uma nova versão. Graficamente está diferente, havendo mais uma ou outra alteração de funcionamento que “acompanha” a mudança de imagem. Já os objetivos continuam o mesmos.

Esta app quer ajudá-lo a lembrar-se de beber água ao longo do dia, e usa a gamificação para o “incentivar”.

Tal como na primeira versão, em Plant Nanny² terá de cuidar de uma planta, regando-a sempre que a app enviar uma notificação. Estas notificações podem ser personalizadas pelo utilizador, que tem direito a escolher os intervalos de tempo em que isso acontece.

O “jogo” serve para lhe lembrar que também está na hora de beber água. Paralelamente, vão sendo mostradas algumas estatísticas sobre a importância da hidratação e a influência que isso tem no corpo humano.

Plant Nanny² é gratuita com anúncios e compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos iOS e Android.

meuparlamento.pt aproxima cidadãos das medidas tomadas na Assembleia da República

A aplicação recebeu um prémio no valor de 10 mil euros, que foi entregue durante o Ciência'19.

Trata-se uma aplicação móvel que simula o plenário da Assembleia da República, permitindo que os cidadãos conheçam e votem as propostas legislativas apresentadas no Parlamento Português desde 2011.

Nuno Moniz e Arian Pasquali, investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Tomás Amaro, engenheiro de software na Hostelworld, são os investigadores que desenvolveram a aplicação meuparlamento.pt.

Como objetivo, pretendem aproximar os cidadãos das decisões tomadas no Parlamento e dar a conhecer toda a informação necessária para contextualizar esses dados, numa altura em que cerca de 4 em cada 10 portugueses decidem não ir às urnas durante as eleições nacionais.

Para isso "basta um minuto e três gestos para que os utilizadores sejam convidados a pronunciarem-se sobre como votariam 10 propostas legislativas que estiveram em apreciação parlamentar desde 2011 e que foram escolhidas aleatoriamente", explica Nuno Moniz num comunicado divulgado à comunicação social.

Para votar a favor os utilizadores têm que deslizar para a direita e, se o voto for contra, terão de deslizar no sentido contrário. No caso de a opção ser a abstenção terá de deslizar para cima ou para baixo.

Após a votação, os utilizadores ficam a saber quais os partidos cujos resultados da votação são idênticos aos seus, sendo também apresentada informação detalhada sobre cada proposta. O texto das propostas, informação sobre os seus autores e o site do partido em questão no dia da votação são alguns dos recursos que poderão ser explorados.

A app está disponível para download gratuito para iOS e Android.

Menos ansiedade e stress? Aprenda a meditar com a Lojong e registe o seu progresso

Funciona como uma escola para a mente, onde pode aprender a ser uma pessoa mais relaxada e livre da ansiedade e do stress que podem fazer parte da rotina.

Para isso, a aplicação Lojong disponibiliza vídeos, lembretes e conteúdos sobre os métodos e as tradições da meditação, propondo-lhe um caminho de dez etapas.

Oferecendo meditações guiadas, que podem reduzir significativamente os níveis de depressão, ansiedade e stress em cinco semanas, a app integra as mais diversas práticas baseadas em programas de mindfulness.

Assim que começar a utilizar a aplicação pode acompanhar o seu progresso e verificar se anda a cumprir com aquilo a que se propôs. E a aplicação ajuda a que não se esqueça dessa tarefa importante com lembretes que pode acionar.

Outra opção da Lojong é a ativação do "modo não-perturbe", de forma a que, enquanto está a meditar, se assegure que nada nem ninguém o vai distrair.

Para começar esta experiência pode-se registar através do Facebook ou email, tendo também a possibilidade de criar uma conta. A app está disponível para download gratuito na PlayStore e na AppStore.

Encontrou um site duvidoso? O Suspicious Site Reporter ajuda a reportar

Esta é uma ferramenta criada pela Google e, na prática, é uma extensão para o Chrome que ajuda a reportar sites suspeitos.

A extensão Suspicious Site Reporter integra as políticas de navegação segura da Google que ajudam a porteger os utilizadores em relação aos sites com falhas de segurança e pode ser um elemento facilitador para quem quer reportar as suas suspeitas.

Depois de instalada, a extensão monitoriza a segurança dos sites que visita e adiciona uma bandeira laranja que avisa se o site não é seguro. E basta clicar no botão de enviar para notificar a Google com o URL e um screenshot do site, assim como o código html.

Pode instalar o Suspicious Site Reporter a partir da web store do Chrome.

tek suspicious site reporter

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.