Já lá diz o ditado que "homem prevenido vale por dois". Portanto o melhor é ficar já com algumas aplicações debaixo de olho para o caso de neste Natal receber um smartphone ou tablet.

Esta semana no TeK a variedade voltou a ser um dos elementos em destaque, havendo aplicações para os três grandes sistemas operativos móveis: Android, iOS e Windows Phone. Entre jogos, aplicações de música, redes sociais e até uma aplicação portuguesa que o vai ajudar a manter controlo das calorias, este pode ser o começo de uma grande amizade com o smartphone ou tablet.

Toca a tentar salvar estes personagens de morrerem estupidamente… pela segunda vez

Os personagens de Dumb Ways to Die estão de regresso e voltam a precisar da sua ajuda para não morrerem… de forma estúpida. A mecânica simples da versão anterior mantém-se, com muitos mini-jogos para "sobreviver".

Desta vez, entre as diferentes situações que poderão levar ao fim de uma vida inocente há piscinas para acertar, bocas de tubarão para escapar e cancelas elétricas a evitar

Às personagens nascidas da campanha publicitária somam-se agora outros amigos, igualmente aflitos, que contudo terão de ser "conquistados" com muito esforço.

São 28 jogos que se desenrolam em partidas curtas, apresentadas aleatoriamente, cujas dinâmicas são fáceis de aprender pela tentativa e erro, a custo de algumas vidas ceifadas pelo caminho, claro. Os controlos normalmente variam entre os toques ou as inclinações do smartphone.

A sequela de Dumb Ways to Die é gratuito e está disponível para iOS e Android.



Veja a próxima aplicação

Foursquare chega ao iPad

A aplicação do Foursquare para iPad já pode ser descarregada a partir da loja online da Apple. A promessa era antiga mas só foi concretizada agora.





Um dos pontos fortes da app é conseguir tirar partido do ecrã mais generoso de um tablet, o que obrigou a ajustes na versão para a smartphone, que se materializam na possibilidade de ter acesso a mais informação sem ter de fazer deslizar o ecrã com tanta frequência.



Nesta versão para iPad, os responsáveis da plataforma também aproveitaram para corrigir algumas falhas da versão para iPhone e fazer pequenas melhorias, para além de otimizar as funcionalidades mais apelativas da aplicação.



Foi facilitada a criação de lista de locais favoritos para organizar um itinerário e a pesquisa de locais de interesse, tendo em conta a localização do utilizador a ou os locais que planeia visitar.



Uma das grandes apostas do serviço, desde que foi dividido em dois, está em posicionar-se como um guia, com recomendações de locais de interesse em qualquer parte do mundo. Nesta nova versão da app usa a mesma receita, mas procura fazê-lo de forma mais apelativa para quem acede através de um tablet.



Veja a próxima aplicação

Diga ao mundo o que lhe vai na alma e seja Super

Se esta fosse uma peça de teatro, então este seria o terceiro ato da criação de Biz Stone, um dos cofundadores do Twitter. A aposta para 2015 recai numa rede social de partilhas rápidas, coloridas e alegadamente divertidas.

A aplicação Super só se percebe quando é utilizada. Nem a descrição da equipa que desenvolveu a ferramenta ajuda a clarificar a amálgama de desabafos que podem ser encontrados nesta plataforma social: “SUPER é como se o Willy Wonka e o Dr. Seuss tivessem viajado numa nave espacial, tivessem inventado algo chamado social media e depois regressaram à Terra”.



Mas o TeK ajuda a perceber. A Super é uma aplicação de desabafos. Mas ao contrário do que acontece noutras redes sociais, como a Whisper, os utilizadores são desafiados a partilhar as suas ideias com base num conjunto definido de frases.



“Estou a pensar em...”, “Lembra-te de...” e “Eu quero...” são alguns dos exemplos que os utilizadores vão poder encontrar. Para já o software só está disponível em inglês, mas esse é um factor determinante para ligar o maior número possível de pessoas em todo o mundo.



A Super tem ainda a capacidade de adaptar imagens de fundo às publicações dos utilizadores para que fiquem mais apelativas. O resultado final é uma rede social simples, colorida e com pensamentos que vão roubar-lhe sorrisos e gargalhadas, bem como alguns olhares desconfiados.



A nova aplicação de Biz Stone, um dos cofundadores do Twitter, está disponível para Android e iOS.



Veja a próxima aplicação

MixRadio põe o smartphone a tocar para escapar às músicas de Natal


Se está farto das músicas de Natal que por estes dias enchem todos os espaços públicos (e até alguns privados) use o smartphone como arma e abuse das playlists do MixRadio.







O MixRadio é um dos vários serviços de streaming de música que estão disponíveis para a plataforma mobile da Microsoft e funciona como uma rádio personalizada. Acessível só em alguns países o MixRadio tem acordos para Portugal, oferecendo música sem publicidade para Windows Phone 8 e 8.1.


Quem gosta de ser surpreendido pode usar a funcionalidade "Surpreende-me" onde um mix vai sugerir temas baseados nas preferências de experiências anteriores. Mas há muitas sugestões à sua espera, preparadas pêlos "especialistas" da Microsoft, que misturaram as músicas à volta de temas, ocasiões ou músicos e bandas.

Uma das vantagens da aplicação é que as listas preferidas podem ser guardadas para ouvir offline, garantindo acesso a muitas horas de música que abafam outros sons que enchem as lojas e elevadores de sinos de renas e outros ruídos alusivos à época.

Se pelo contrário é dos que gosta de "abraçar" o espírito natalício de todas as formas, com camisolas de renas e música de Natal em todo o lado, encontra também aqui maneira de o fazer, com as playlists que a equipa do MixRadio criou para satisfazer os fãs da época.

A aplicação está disponível gratuitamente na loja do Windows Phone.



Veja a próxima aplicação

Há filtros novos para experimentar no Instagram



A app dos filtros por excelência ganhou novos recursos depois de dois anos de "abstinência", mas também há novidades na apresentação e organização dos mesmos. As atualizações são bem-vindas numa altura dada aos registos fotográficos.

Mayfair e Willow tinham sido os últimos filtros para fotografias apresentados pelo Instagram, no final de 2012. Juntam-se agora à lista cinco novas adições: Slumber, Crema, Ludwig, Perpetua e Aden, que jogam respetivamente com "mexidas" na saturação, nebulosidade, temperatura e luz, entre outras.

A aplicação também alterou a forma como os filtros são apresentados aos utilizadores. Os ícones passam a ser miniaturas da própria foto a ser publicada, simplificando a escolha do filtro ao apresentar o efeito na imagem.

As opções de ordenação estão igualmente diferentes. Agora é possível personalizar a barra de filtros, escolhendo a ordem de exibição, colocando os favoritos em primeiro e escondendo os menos utilizados.

As novidades já fazem parte da versão do Instagram disponibilizada para iOS e para Android, a partir, respetivamente da App Store e da Play Store.



Veja a próxima aplicação

Uma app para controlar as calorias que vai consumir este Natal
Há tantos doces típicos do Natal que é difícil não gostar de nenhum. Se atravessa a quadra com a firme intenção de não comprometer a dieta, pode precisar de uma aplicação que o ajude a manter-se na linha.





A Peso QuickLog.me pode cumprir essa missão. Desenvolvida em Portugal, a aplicação é uma espécie de bloco de notas interativo, onde pode ir registando e monitorizando o peso e o índice de massa corporal.



Foi desenhada a pensar em quem está a fazer uma dieta ou a seguir um plano fitness e pretende registar e acompanhar todos os progressos da missão, mantendo a noção da distância a que está do seu peso ideal.



Os dados são apresentados em gráficos que facilitam a consulta e que dão uma visão mais imediata dos resultados obtidos. A Peso QuickLog.me pode ser descarregada a partir da loja de aplicações da Apple por 4,49 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico