Pelo TeK passaram esta semana várias aplicações de caráter mais lúdico. Úteis para quem gosta de jogar, contar histórias, lê-las na imprensa mais reconhecida, ou relaxar com uns bons desenhos animados.

Esta semana também demos destaque a uma aplicação que permite monitorizar falsos amigos no Facebook, que é como quem diz, deteta se algum amigo o apagou da lista de contactos.

Aproveite o fim-de-semana e o sol para relaxar. Descansar e recarregar baterias para mais uma semana, usando o telemóvel apenas como plataforma de entretenimento. Às vezes também sabe bem!

Emojis e puzzles são a sua praia? Então vamos a isso
Aderiu à febre do Emojination e só ficou curado porque descobriu todos os quebra cabeças que havia para descobrir? Então é melhor não ver esta aplicação. Há um novo jogo de Emojis que "gritam" frases para adivinhar.

Chama-se Big Emoji Quiz e não tem nada de verdadeiramente novo para oferecer. É um quebra cabeças, em que emojis ilustram a palavra ou expressão que tem de adivinhar, entre músicas, filmes e muitas outras opções nas mais diversas áreas.

Mas mesmo recuperando um conceito já explorado noutros jogos do género, tem os seus argumentos para cativar os apreciadores do género. A quantidade de puzzles disponíveis é mesmo um dos pontos fortes do jogo. O outro é o facto de todos os níveis estarem acessíveis gratuitamente.

E pronto. O jogo está explicado, aproveite a próxima pausa para ver se continua um às nos quebra-cabeças. Estão mais de 500 níveis à espera da sua capacidade para interpretar combinações de emojis. O Big Emoji Quiz só está disponível em inglês.

 

Veja a próxima aplicação

Crie histórias e conteúdos em qualquer lugar com o Sway
O serviço da Microsoft que é visto como uma versão do Powerpoint dedicada ao storytelling está disponível para os smartphones e tablets da Apple. O objetivo é que chegue a mais plataformas no futuro. Uma apresentação de PowerPoint que se cria como um blogue. Talvez não seja a forma mais direta de apresentar o Sway, mas é certamente a que lhe dá uma ideia clara do que pode fazer com esta ferramenta da Microsoft.

O Sway é um serviço de storytelling que permite a inclusão de texto, vídeo e imagem de forma simples. O objetivo é criar conteúdos apelativos, da forma mais rápida e cómoda possível. E a tecnológica responsável pelo Windows quer que esta nova plataforma seja integrada dentro do Office, juntamente com “colossos” como o Word ou o Excel.

Se houve época em que o Sway só estava disponível na Internet, também é possível aceder e produzir através de uma aplicação disponível para iOS. A aplicação é gratuita e pode ser descarregada para iPhone e iPad.

Veja a próxima aplicação

SpongeBob e Tartarugas Ninja invadem os smartphones
As personagens do universo do canal Nickelodeon estão agora também nos ecrãs dos smartphones e tablets com a Nick App. E prometem não "descolar"...

O aviso é mais para os pais com crianças das idades influenciáveis: tenham medo... muito medo. Ou não.

A nova app do Nickelodeon traz jogos, videos, episódos e curiosidades das personagens mais queridas dos mais novos, do SpongeBob às Tartarugas Ninja, passando pela dupla Sanjay & Craig e os Breadwinners.  

A Nick app é gratuita e pode ser descarregada para o iPhone e iPad, mas também para tablets e telemóveis Android. No Windows não está disponível na loja portuguesa.

 

 

Veja a próxima aplicação

Quer saber quem o apagou da lista de amigos no Facebook?
Há quem no mundo virtual multiplique o número de amigos a um ponto que se torna difícil saber se continuam lá todos. Será que estão ou alguém o riscou do seu círculo social?

Se a questão o incomoda saiba que já há uma aplicação que o pode ajudar. Chama-se Who Deleted.io. Para controlar as "traições virtuais" tem de descarregar uma aplicação.

Assim que é instalada, a aplicação faz um registo da sua lista de amigos e fica com informação para monitorizar tudo o que acontece a seguir. Na próxima vez que ligar a app a lista de amigos atual é comparada com o registo e apresentadas as diferenças.

Escusado será dizer que só conseguirá ter informação sobre ações realizadas depois de instalar a app. Aí pode navegar entre novos amigos, pessoas que o apagaram, pessoas que apagou, contactos desativados e atuais.

A aplicação está disponível para iOS e Android, mas também tem extensões para o browser: Firefox e Chrome. Pode encontrar as várias ligações a partir do site.

 

Veja a próxima aplicação

 

 

 

 

  Oh não! Mais Minions para dominar os telemóveis...
Se ainda não está cansado dos pequenos e divertidos bonecos amarelos (!) pode experimentar a mais recente aventura dos companheiros do Gru o maldisposto, que estão mais saltitantes do que nunca.

A sugestão para instalar esta aplicação até pode ser uma maldade, sobretudo para quem tem filhos em idade de "roubar" os smartphones e tablets aos pais e passar longas horas a jogar.

 

O novo Minion Rush! traz desafios renovados à volta do mesmo guião e das habituais correrias mais ou menos loucas para reunir frutos que sirvam de base à produção de geleia.

 

A app gratuita promete centenas de missões, em cenários onde não faltam surpresas e obstáculos traiçoeiros. E naturalmente traz muita da "cultura minion", desde a linguagem aos momentos estranhos.

 

 

 

Pode ainda personalizar os Minion com diversas fatiotas, armas e outros extra, entre os quais se conta uma missão na Lua.  

 

O download é grátis para AndroidiOS e Windows Phone, mas depois há as habituais compras in app para quem quiser progredir mais depresa ou ter acesso a novas funcionalidades.

 

O vídeo dá uma pequena amostra da ação prometida.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

 

 

The Washington Post renova-se nas aplicações móveis
A nova aplicação do The Washington Post “transpira” modernismo por todos os lados. A app tem estado em destaque na loja da Amazon para Android e oferece ainda seis meses de subscrição.

 

 

 

 

Gosta de estar a par das notícias globais mais relevantes? Então a nova aplicação do The Washington Post pode ser justamente o que procura. Mas além dos conteúdos de referência, os utilizadores vão poder contar sobretudo com um design diferenciador e com uma experiência de utilização acima da média.

O que o jornal norte-americano fez foi criar um carrossel de notícias de fácil navegabilidade. Deslize pelas manchetes até encontrar um tema do seu agrado e carregue para que o artigo expanda - sem grandes transições e sempre tudo muito rápido.

E mesmo depois de abertos os artigos, é muito fácil trocar de “página do jornal” bastando deslizar o dedo para o lado no ecrã.

E outro aspeto que acaba por estar em destaque é a falta de funcionalidades e gimmicks que a aplicação apresenta - o que acaba por ser positivo, pois toda a experiência centra-se na leitura e tudo está pensado nesse sentido.

A aplicação está disponível para Android para já apenas na App Store da Amazon - e cujo CEO, Jeff Bezos, é dono da publicação norte-americana - e também para iOS.

 

 

Está pronto para mais uma ronda?

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.