Se é residente no estado norte-americano do Alabama fique a saber que vai poder entregar a sua declaração de impostos com uma simples selfie. O departamento federal da receita daquela região estabeleceu uma parceria com a MorphoTrust, uma empresa tecnológica especializada em soluções digitais de identidade, que desenvolveu, para este projeto, uma aplicação de credenciação biométrica que utiliza o scan da face do utilizador para autenticar a sua identidade na entrega online dos documentos. Os contribuintes que estiverem dispostos a utilizar este novo recurso, que este ano vai ainda estar em fase de testes, terão prioridade no processamento da sua declaração.
Para validar a sua identidade, a eID requer que faça um scan da fotografia que consta num dos seus documentos de identificação e só depois da sua cara. A informação é posteriormente utilizada para fazer uma comparação entre as medições feitas em ambos os scans.
De acordo com o site do governo federal do Alabama o plano é manter o sistema em funcionamento durante o próximo ano. Adicionalmente, o eID deverá ser estendido a outros processos que exijam a confirmação da identidade do cidadão.
Um dos problemas deste sistema, por enquanto, é que está apenas disponível para iOS.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários