Já sabemos que o universo das aplicações mobile não para e, por aqui, temos sempre propostas interessantes para lhe apresentar. Tem tempo livre? Aproveite para aprender coisas novas todos os dias com Ultimate Facts ou encontre eventos culturais na agenda Whatsupintown.
Se é daquelas pessoas que gosta de olhar para o céu à procura de estrelas e planetas, pode “contratar” a Nightshift que vai ver que não se arrepende. E para distrair nada como um bom jogo, e esta semana trazemos-lhe duas propostas.
Além das habituais sugestões de todos os dias, feitas ao longo da semana, lembramos-lhe que ainda pode ir a tempo de espreitar as “borlas” temporárias de aplicações “eleitas” pela Google e pela Apple mais recentemente.
Veja de seguida todas as propostas.
Com tempo livre? Aproveite para aprender coisas novas todos os dias com esta app
Com a app Ultimate Facts pode aprender sobre diferentes assuntos todos os dias. Basta definir as suas preferências e deixar o resto por conta da aplicação gratuita.
Já diz o ditado que o saber não ocupa lugar e, principalmente se está em altura de férias e tem mais tempo livre, pode fazer-lhe justiça e enriquecer o seu conhecimento geral com a ajuda desta aplicação.
Comece por definir preferências assinalando as categorias de maior interesse, com temas que vão desde os animais à saúde, passando pela História, ciência, desporto ou música, num total de 24 tópicos à escolha.
Estabeleça igualmente quantos factos quer ver por dia, de um a 15, e a seguir os períodos do dia em que recebe as notificações: manhã, meio do dia, final do dia e/ou noite.
Tal como se de publicações em redes sociais se tratasse, pode gostar, guardar ou partilhar os factos apresentados pela aplicação.
A Ultimate Facts - Did You Know? É gratuita com anúncios e compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como para iOS.
Mech Arena: Para fãs de combates intensos com robots em competições por equipa
Mech Arena: Robot Showdown é um jogo online em que duas equipas de cinco elementos combatem em arenas com poderoso robots.
Lembrando os tempos dos clássicos jogos de combate multijogador como Unreal Tournament e Quake Arena, Mech Arena: Robot Showdown coloca duas equipas de cinco jogadores a digladiarem-se em campos de batalha em partidas rápidas e frenéticas. Como o nome indica terá de escolher o seu robot, um Mech armado com poderosas metralhadoras e lança-mísseis e enfrentar outros jogadores, em formato por equipas.
Este título foi projetado e otimizado para jogar online mesmo com ligações menos potentes, significando que mesmo com uma ligação 4G, numa viagem de transportes públicos pode desfrutar da ação sem problemas de conexão. Além disso, cada batalha tem uma duração máxima de cinco minutos, ideal para muito curtas sessões de jogo.
Poderá optar por dezenas de armas e escolher um dos robots disponíveis, cada um com habilidades especiais, resultando numa vasta possibilidade de configurações, todas personalizadas. Entre os modos de jogo estão os formatos clássicos Capture the Flag, em que uma equipa tem de recolher uma bandeira no lado inimigo e trazer para a sua base; ou o sistema de Pontos de Controlo, com áreas assinaladas no mapa que as equipas devem dominar e proteger para pontuar.
Depois das partidas os jogadores são recompensados com experiência que pode ser investida em novas habilidades, assim como o acesso a novas armas para equipas no seu robot.
Pode fazer o download gratuito de Mech Arena: Robot Showdown em smartphones Android e iOS.
Teatro, música, dança ou exposições: encontre eventos culturais na Whatsupintown
A aplicação foi lançada há poucas semanas e pretende ser uma agenda cultural da sua cidade para quem quer estar a par dos eventos a decorrer.
A ideia é que consiga manter debaixo de olho os concertos, exposições e peças de teatro, tudo numa única aplicação, e por isso a app Whatsupintown é gratuita para utilizadores mas também para os promotores e prdutores que queiram divulgar os seus espetáculos na aplicação.
A app foi desenvolvida pela Red Adviser e a informação está organizada por áreas e com sugestões personalizadas.
Estão previstas novas funcionalidades e uma versão premium, mas para já é totalmente gratuita para quem quiser descarregar a app na loja Google Play ou na App Store da Apple.
Gosta de olhar para o céu à procura de estrelas e planetas? "Contrate" esta app gratuita como assistente
A Nightshift quer ajudar os seus utilizadores a encontrarem as noites perfeitas para observar estrelas - "cadentes” ou não -, planetas e outros corpos celestes.
A Nightshift apresenta-se como a aplicação gratuita ideal tanto para simples interessados pela astronomia como para astrónomos experientes.
Entre as possibilidades oferecidas pela aplicação está a apresentação das condições e previsões de observação de estrelas para qualquer parte do mundo, com direito a notificações quando estão reunidas as condições ideais para os seus locais de eleição.
Há também um calendário de eventos e destaques da astronomia, onde podem constar planetas visíveis, chuvas de meteoros, auroras boreais, fases da lua, oposições, eclipses, entre outros.
Pode ainda navegar pelo céu noturno usando o recurso de visualização, que permite apontar a diferentes áreas e fazer zoom para melhor observar objetos astronómicos mais longínquos. AO todo, a aplicação reúne informação de mais de 15.000 objetos, incluindo os catálogos completos Messier, Caldwell, NGC e IC.
A Nightshift: Stargazing & Astronomy é gratuita com compras dentro da aplicação estando disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.
Saltos acrobáticos e instruções de uma banana: Eis My Friend Pedro para smartphones
O frenético jogo de ação da DevolverDigital chega aos smartphones com a mesma atitude frenética e muito estilo. Mas a jogabilidade é um pouco diferente das versões PC e consolas.
Em My Friend Pedro: Ripe For Revenge, o jogador encarna um acrobático pistoleiro que tem como missão ajudar o seu amigo Pedro a vingar-se pelo rapto da sua mulher e filhos. Acontece que Pedro é uma banana, que acompanha as missões com dicas, mas também comentários hilariantes, marcando o ritmo de uma aventura repleta de ação.
Ao contrário do jogo original lançado em PC e consolas, nos smartphones controlam os saltos da personagem e outros movimentos como se esta fosse um boneco de molas. Ao tirar o controlo direto da personagem, os jogadores têm maior mobilidade para controlar os seus braços de forma independente, disparado em simultâneo para dois pontos do cenário.
Por isso, apesar de manter o tom frenético, a jogabilidade depende mais da habilidade em ultrapassar os puzzles impostos pela composição do cenário, a localização dos inimigos. E isso obriga à personagem executar alguns movimentos acrobáticos, nem sempre ortodoxos.
É possível destruir elementos do cenário, deslizar por skates ou controlar motas. Todos os elementos são potenciais formas de eliminar os inimigos e avançar pelo cenário, nos 37 níveis propostos.
Pode fazer o download gratuito do jogo em versões iOS e Android.
Stingle Photos é uma alternativa para quem quer fazer backup de fotografias na cloud
As limitações do Google Photos fizeram com que muitos utilizadores procurassem alternativas para guardar fotografias e vídeos dos telemóveis. O Stingle Photos é uma das boas opções.
A proteção dos dados, com encriptação das imagens ainda antes de serem transmitidas para a cloud, é um dos elementos que o Stingle Photos apresenta como diferenciador na sua aplicação móvel. Isso faz com que as imagens estejam salvaguardadas de utilizações indevidas, ou de "curiosos" que tenham acesso à cloud do operador.
Para provar que leva a segurança a sério, a empresa usa encriptação Libsodium e partilhou o código fonte, assim como um documento detalhando as suas práticas de proteção de dados.
A maior proteção também tem limitações, como o acesso online às fotografias e a possibilidade de descarregar o backup para outro equipamento, que exige a chave privada usada para cifrar os documentos, mas há vários sistemas de recuperação que pode utilizar. Pode também recorrer ao acesso biométrico.
A app é gratuita para Android, mas só guarda até 1 GB de dados. A partir dai tem de pagar o preço do espaço adicional, que pode chegar a 350 euros por ano para ter 3 TeraBytes.
Está a ser preparada uma versão para iOS.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários