O Snapchat é um serviço de partilha de imagens e mensagens autodestrutivas. O conceito a la James Bond captou sobretudo o interesse dos mais novos e desde então a aplicação criada por Evan Spiegel tem crescido em popularidade.



Mark Zuckerberg tem consciência desta popularidade e tem feito de tudo para desviar as atenções do Snapchat. Primeiro tentou cortar o mal pela raiz, tirando todos os benefícios dessa ação: ou seja, tentou comprar o serviço. As ofertas chegaram aos três mil milhões de dólares, mas o negócio não se concretizou.



A maior rede social do mundo tentou depois com serviços próprios: o Poke não teve sucesso e a Slingshot foi lançada há pouco tempo para serem tiradas conclusões.



Mas um terceiro take pode surgir em breve, revela o The Verge. Vários utilizadores estão a relatar que enquanto navegavam no Instagram, surgiu uma mensagem que aliciava ao download de uma aplicação para troca de imagens num só toque, o Bolt.






O link disponibilizado não estava funcional, mas como foi uma mensagem que apareceu a mais do que uma pessoa é provável que em breve o Instagram, empresa do Facebook, também tente a sua sorte no campo das fotografias efémeras. A aplicação de partilha e edição de imagens já tem uma funcionalidade que permite aos utilizadores partilharem fotos de forma direta, isto é, direcionadas apenas para uma pessoa e não para toda a audiência.



Mas há quem tenha uma versão diferente da história. De acordo com o Tech Crunch, o Facebook pode estar a testar uma ferramenta de sugestão de aplicações dentro do Instagram – uma nova forma de rentabilizar a plataforma, sem encher o mural dos utilizadores de publicidade não requerida. No entanto esta tese parece pouco provável, isto porque o Facebook está a tentar concorrer apenas com o Snapchat e não com um grupo maior de aplicações.



A rede social ainda não comentou nenhuma das duas versões acima apresentadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico