A equipa da “segunda” rede social de Mark Zuckerberg andou a trabalhar na disponibilização de novas opções para os seus utilizadores por estes últimos dias. Começou com a integração de filtros de realidade aumentada a la Snapchat nas Stories, assim como novas formas de edição das imagens.

 

Mais recentemente anunciou a integração nos resultados de pesquisa da localização e de hashtags dessas mesma Stories.

Desta vez, as novidades estão relacionadas com o Direct que vai passar a suportar algo há muito desejado: fotos em qualquer “orientação” e não apenas quadradas, como era imposto desde que o serviço de mensagens foi lançado, em 2013 – sendo o formato que caraterizou a rede social por muito tempo.

Além disso, passa também a ser possível incluir links que se assumem como tal nas mensagens trocadas, bastando clicar para o habitual redireccionamento para a página ou ação em questão. É que antes os URL partilhados permaneciam em modo de texto, exigindo que o destinatário fizesse copy/paste para o browser para abrir a página de destino.

De acordo com a equipa do Instagram, a opção de orientação das fotos ainda só está disponível para iOS, embora se prometa o mesmo na versão Android para breve. A integração de links já é uma possibilidade em ambas as plataformas, para quem tem a atualização 10.22 da aplicação.