A App do Facebook foi a mais usada nos EUA durante 2012, mas foi a Google que dominou as transferências dos utilizadores de dispositivos móveis: entre as seis apps para iOS e Android mais usadas no ano passado, cinco delas estavam associadas a serviços da Google - Maps, Play, Search, Gmail e YouTube.


Os dados constam da mais recente versão do ranking Mobile Metrix, da ComScore, e colocam a Google em destaque no "top 10" das apps mais usadas nos Estados Unidos, fornecendo informações sobre o número de visitantes únicos às respetivas páginas nas lojas online, bem como o tempo gasto a usar as apps.


[caption]Mobile Metrix - facebook vs Maps[/caption]

Apesar do domínio da Google, foi o Facebook a garantir o primeiro lugar do ranking, situação que a ComScore justifica com o contínuo crescimento do número de utilizadores a aceder a esta rede social a partir de dispositivos móveis, por um lado, mas também ao facto de a Apple ter apostado nos seus próprios mapas no iOS6.


O Google Maps ressentiu-se da decisão da Apple em setembro, recuperando o nível de utilização após a disponibilização da versão oficial do Google Maps para a nova versão do sistema operativo móvel da Apple.


[caption]Mobile Metrix - top 10[/caption]

Além de ter dominado o ranking da ComScore, a app do Facebook foi também aquela que gerou maior envolvimento com os utilizadores e a que mais tempo de utilização ocupou: 23% de toda a utilização de apps em dispositivos móveis, seguida de longe pela Instagram, com 3%.


[caption]Mobile Metrix - tempo de utilização[/caption]

O ranking das apps mais usadas em 2012 nos EUA contempla ainda as soluções da Pandora Radio, iTunes, Coliris e Yahoo Messenger, por esta ordem.
O relatório da ComScore estima que em 2013 Facebook e Google irão manter-se no topo das apps para Android e iOS mais populares, prevendo a entrada de outros serviços no "top 10", como é o caso do Twitter, Amazon, eBay e Netflix.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico