A vida digital assume uma importância cada vez maior na vida real das pessoas. Pelo menos essa parece ser a indicação dada por um estudo da empresa espanhola eDreams que avaliou os hábitos dos turistas europeus quando estão em período de férias.

De acordo com a investigação existem quatros ferramentas que são indispensáveis: Google Maps, para a orientação, Facebook para as partilhas sociais, WhatsApp para a comunicação e Spotify para dar sonoridade ao descanso.

Um outro ponto do estudo concluiu inclusive que a disponibilidade de Internet sem fios é um factor de peso na hora de escolher o alojamento. Cerca de 75% dos inquiridos admitiram que haver Wi-Fi é muito importante na escolha de um hotel.

O estudo da eDreams contempla ainda alguns resultados específicos sobre os portugueses. Ao todo 16% dos turistas lusos dizem desligar-se por completo da vida digital quando estão de férias. Um valor superior à media europeia onde 9 em cada 10 utilizadores dizem utilizar o telemóvel – deste grande grupo 57% admitem mesmo que consultam várias vezes por dia o dispositivo.

Dos portugueses que comunicam e estão sempre em contacto, 39% dizem utilizar as SMS como modo preferencial de comunicação, quando nos outros países os hábitos passam pelas aplicações de messaging.

Além das comunicações, os europeus gostam de “tirar fotografias, fazer vídeos, partilhá-los e pesquisar informação na Internet”, diz a eDreams em comunicado, isto porque "gostam de partilhar os detalhes da sua viagem enquanto estão fora”.

No futuro os turistas europeus gostavam de ver alguns aspetos melhorados, sobretudo na receção de informação mais detalhada sobre os destinos que estão a visitar através de apps. O inquérito identificou ainda a tendência de que “o comércio online começa a ganhar força, pois o número de utilizadores que realiza compras de serviços através do smartphone, nomeadamente voos, bilhetes de comboio, autocarro e reservas de hotel está a crescer a uma grande velocidade”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico