Em 2018, a app Google Arts & Culture estreou uma funcionalidade que permitia a qualquer pessoa encontrar um sósia no acervo de peças de arte a que a mesma tinha acesso. Os números e utilização são impressionantes e o sistema já conseguiu fazer corresponder mais de 120 milhões de rostos humanos reais a rostos humanos reproduzidos em tela, mas a plataforma vai agora alargar as suas capacidades e fazer o mesmo com animais.
Com a ajuda de um algoritmo de machine learning vai ser possível encontrar animais que se assemelhem ao seu entre as milhares de obras das instituições parceiras da Google. A app compromete-se a encontrar o melhor match possível, seja numa peça de arte de rua do México ou numa qualquer estatueta egípcia.
Ao carregar uma fotografia do seu animal, a Google sugere uma série de recortes de peças de arte com animais semelhantes, reproduzidos em peças de arte. Cada uma delas está classificada com uma percentagem de semelhança e é possível partilhar cada uma destes matches de forma individual ou em GIF.
Para aceder a esta funcionalidade, basta abrir a app Google Arts & Culture, clicar no ícone da câmara, na zona inferior do ecrã e selecionar a funcionalidade Pet Portraits. Depois pode optar por captar uma imagem do seu animal no momento ou por carregar uma diretamente da galeria.
Os resultados ainda não são perfeitos, mas à medida que o sistema for entregando respostas, é provável que vá ficando cada vez mais afinado.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários