Utilizada não só para navegar nos mapas interativos do Google Maps, como contribuir diretamente com imagens panorâmicas de 360º, o Street View faz, há muito tempo, parte da aplicação principal de navegação. Esta também pode ser utilizada diretamente através de uma app dedicada, que em breve vai deixar de existir. A Google vai deixar de suportar a aplicação a partir de março de 2023, mas nas próximas semanas esta deixará de estar disponível nas lojas de apps.
A confirmação foi dada por um porta-voz da Google ao The Verge, depois de rumores de que a aplicação seria descontinuada em breve. A aplicação dedicada era utilizada sobretudo para melhorar a experiência de navegação do Street View, mas a gigante tecnológica considera que a mesma se tornou redundante pela facilidade de uso no Google Maps.
A decisão chega poucos meses depois da Google ter traçado planos para o Google Maps, pretendendo oferecer uma experiência mais imersiva à sua aplicação de navegação, que a empresa diz receber 50 milhões de atualizações diárias através da contribuição dos utilizadores. Uma das novidades chama-se Neighborhood Vibe, em que ao selecionar um bairro, rapidamente aparecem no mapa os principais locais de visita, sejam galerias de arte, museus ou cafés e coisas a acontecer. A ferramenta utiliza um sistema de IA com a informação local dos utilizadores, juntamente com os dados de satélite da área.
Relativamente ao Street View, os Pontos de Interesse é uma evolução, com uma mostragem mais detalhada de monumentos e outros pontos importantes. Para já há 250 elementos tridimensionais que vão chegar no dia 28 de setembro, incluindo a Acrópoles, Torre Eiffel ou a Torre de Tóquio. A Google diz que todos os dados são personalizados para cada caso e não gerados automaticamente, para oferecer a experiência mais eficiente da tecnologia. A empresa explica que não tem planos de monetização desta ferramenta, tal como vender “marcos” a empresas, mas sim oferecer a melhor experiência aos utilizadores que visitam as cidades.
O Immersive View permite planear um passeio ou a visita de um restaurante, permitindo ver o trânsito, o estado do tempo ou a quantidade de pessoas, a determinada hora do dia, utilizando modelos de IA preditivos para ajudar os utilizadores a anteciparem as deslocações a determinados locais. Para já apenas algumas cidades como Londres, Los Angeles ou Nova Iorque vão receber esta funcionalidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários