Tem desde combates aéreos com aviões da Segunda Guerra Mundial, a aventuras onde os principais protagonistas são gatos. E que tal um RPG que mistura combates e cartas? Prepare-se ainda para o regresso dos mais famosos pássaros do mundo dos videojogos. Para ver já a seguir.

 

War Wings - Frenéticos combates de aviões em plena Segunda Guerra Mundial

War Wings coloca o jogador no cockpit de um avião de combate da Segunda Guerra Mundial e participar em frenéticos combates aéreos para se tornar num ás da aviação.

Trata-se de um título  multi-jogador com combates de duas equipas de quatro. O objetivo é abater os oponentes enquanto evita os seus ataques e balas. Cada equipa começa com 10 pontos e cada avião abatido fará perder um desses pontos. Quando uma equipa ficar sem pontos perde o jogo.

Os controlos são simples, existindo um joystick virtual para manobrar a aeronave e botões para acelerar, disparar e mudar de arma. Cada combate dura apenas alguns minutos, sendo por isso bem adequado a curtos momentos de jogatina.

Vitórias permitem ganhar recursos que podem ser usados para melhorar o avião, existindo uma enorme panóplia de opções a ter em conta, com especial destaque para a possibilidade de obter mais e melhor armamento. É também possível comprar melhores aviões, sendo preciso garantir os recursos necessários para o efeito. Além dos combates multi-jogador há outros modos, como missões e desafios diários.

War Wings está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Cat Quest - Gatos guerreiros em busca de dragões

Este é um RPG que coloca o jogador num mundo recheado de fantasia que inclui dragões, feitiços e muitos... "miaus". O enredo é o de um bravo gato cuja missão é resgatar a irmã, raptada por um gato mascarado. O herói chega a Felingard onde, com a ajuda do seu espírito guardião Spirry, terá que defrontar dragões, eliminando três, libertando ainda a aldeia dos planos malévolos de Drakoth.

Também é necessário deambular pela vila, arranjar missões e explorar masmorras. Cada vila terá uma lista de missões que o jogador pode escolher realizar. São missões secundárias, a principal é matar os dragões, mas que podem ajudar o protagonista a obter novos e melhores recursos.

Existem várias dezenas de missões, que exigirão um determinado nível de experiência, ou seja, nem todas estarão disponíveis desde o início. Estas consistem em deslocar-se até um determinado local, lutar contra um grupo de inimigos e voltar até à aldeia que pediu a missão. Os combates são simples, bastando tocar no ecrã para iniciar a luta ou esquivando-se dos ataques inimigos. As vitórias permitem obter novas armas e armaduras.

Cat Quest é um excelente jogo, com um enredo interessante e intrigante e um conjunto de missões variadas, aliadas e uma simples mecânica que o tornam num título adequado para ser jogado em smartphones e tablets. Está disponível por €5,49 para dispositivos Android e iOS.

Super Phantom Cat 2 - Um gato aos saltos de plataforma em plataforma

A aventura de Super Phantom Cat 2 começa na Floresta Mística, um dos quatro mundos existentes, onde Ari - novamente um gato - terá de saltar sobre os seus inimigos e recolher todas as moedas, em busca da sua irmã, Ina, que foi raptada. Escondidos nos diversos níveis existem baús que contêm bónus, vidas extra e novas habilidades para desbloquear.

Existem ainda missões que são desbloqueadas conforme se progride, que incluem desafios mais difíceis. O jogo inclui 15 personagens desbloqueáveis, desde um guitarrista a um cientista, que vão sendo apresentados ao longo do jogo e que, a determinada altura, tornam-se personagens jogáveis, adicionando algo novo à mecânica do jogo.

As moedas ganhas podem ser utilizadas para criar uma base onde poderão ser fabricadas poções para melhorar certos aspetos do herói, como a sua resistência e saúde. Ao longo dos níveis será também possível utilizar power-ups para ajudar nas situações mais complicadas, como portais de teletransporte ou a possibilidade de fazer crescer vinhas.

Super Phantom Cat 2 é um divertido e desafiante jogo de plataformas, com uma mecânica e controlos simples. Está disponível gratuitamente para dispositivos iOS.

Battlejack - Um RPG que requer a utilização de cartas

Battlejack é um jogo que mistura cartas, mais especificamente o clássico Blackjak, com RPG, sendo necessário  reunir uma equipa de guerreiros e a travar batalhas contra hordas de inimigos, tudo ao sabor das cartas.

O objetivo é ganhar batalhas e apetrechar o grupo de guerreiros com melhores equipamentos. O peculiar em Battlejack é que essas batalhas decorrem como se tratassem de um simples jogo de blackjack, ou seja, há que escolher cartas e quanto mais perto ficar de 21 maior será o dano que infligirá no inimigo. Conseguir 21 irá desencadear um ataque muito mais poderoso.

Cada área está dividida em cinco etapas onde é preciso defrontar uma mistura de inimigos até atingir o final onde será preciso lutar contra um boss. É preciso criar a sua equipa, escolhendo a partir de cinco tipos de personagens com diferentes características: fogo, água, terra, luz e escuridão. A água derrota o fogo, o fogo derrota a água e assim sucessivamente. Por isso, é preciso ter o tipo correto de guerreiro para conseguir causar maior dano no adversário, caso contrário os combates irão demorar mais tempo. Adicionalmente, cada personagem tem ainda uma habilidade especial que deverá ser usada naqueles momentos mais complicados.

Battlejack é um RPG com uma mecânica diferentes, mas bastante divertida, talvez mais dirigida para jogadores casuais. Está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Angry Birds Match - Juntar peças iguais com a ajuda dos famosos pássaros

Os mais famosos pássaros dos videojogos estão de volta, desta vez num típico quebra-cabeças de juntar três ou mais peças. A história centra-se em torno de uma missão baseada no filme, ou seja, resgatar os pequenos pássaros bebé, mais precisamente 50. Para o efeito o jogador terá a ajuda de alguns dos conhecidos pássaros, Red, Bomb e Chuck, que vão utilizar os seus poderes ao longo das muitas centenas de níveis existentes que vão aumentando gradualmente de dificuldade.

Salvar um pequeno pássaro permitirá ganhar um baú e uma roupa à escolha, existindo um total de seis indumentárias diferentes. Estas roupas são mais do que uma divertida personalização pois adicionam algo à jogabilidade, mais concretamente a possibilidade de ganhar mais moedas ao passar de nível.

A mecânica do jogo é muito similar a tantos outros do mesmo género, sendo preciso criar sequência de, pelo menos, três peças iguais para as fazer desaparecer. Os três pássaros indicados são os power-ups com Red a eliminar uma única coluna ou linha, Chuck a eliminar uma de cada e Bomb capaz de destruir três linhas ou colunas em qualquer direção, exceto na diagonal.

À medida que se progride no jogo, os porcos começam a aparecer e a provocar o caos, escondendo-se sob azulejos lamacentos, nadando num fosso enquanto empurram as peças em jogo ou utilizando armaduras sob a forma de um barril de madeira. Felizmente, os heróicos pássaros conseguem eliminar todos estes vilões de uma vez.

Angry Birds Match não traz nada de novo ao género, mas não deixa de ser divertido. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.