A guerra entre a Epic Games e a Apple devido aos royalties de Fortnite está longe de chegar ao fim. Tudo começou na semana passada quando a editora decidiu incentivar os seus utilizadores a adquirir V-Bucks, a moeda virtual do jogo, diretamente dos seus serviços, com descontos aliciantes em comparação às suas compras nas versões iOS e Android. A Apple e a Google retaliaram imediatamente e retiraram o jogo das suas lojas, e no caso do iOS, a impossibilidade sequer de o atualizar.

A Epic Games parece ter feito as coisas de forma planeada, pois tinha de imediato uma ação judicial pronta para remeter no tribunal, ao ponto de acusar a Apple pelas suas práticas antitrust, no que diz respeito às formas de pagamento das aplicações. A produtora de Fortnite decidiu mesmo enfrentar o “Golias” da maçã e deu entrada a uma ação judicial que impedia a Apple de remover, retirar ou recusar de a listar ou impedir qualquer atualização de Fortnite. Ao ser aprovado pelo juiz, o jogo será restituído aos smartphones e tablets da Apple.

A situação escalou ao ponto da Epic Games acusar a Apple de ameaçar expulsá-la da Apple Developer Program. Segundo a empresa liderada por Tim Sweeney, caso Fortnite não cumprir com as diretrizes da App Store até ao dia 28 de agosto, a empresa deixará de ter acesso ao programa.

E se isso acontecer, isso significa que as apps da Epic Games serão retiradas, além de deixar de ter acesso às tecnologias da Apple para developers. Ou seja, a editora terá de descontinuar o seu suporte ao motor Unreal para iOS e Mac. Para quem não sabe, é o motor mais utilizado na indústria dos videojogos, incluindo mobile, a par do Unity. Para toda a comunidade de developers de jogos para smartphones, isso significa “danos colaterais” para todo o ecossistema da Apple. Por exemplo, PUBG Mobile que é um dos jogos mais jogados nos smartphones, será igualmente afetado.

É exatamente essa a defesa da Epic Games na ação colocada em tribunal. Sem acesso às atualizações do Unreal, nenhum developer que use o motor conseguirá no futuro atualizar os seus jogos com novas versões da tecnologia, refere o Business Insider. Tim Sweeney avisa que a posição da Apple irá causar grandes transtornos para a comunidade de developers.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.