O "mundo" das lojas digitais parece quase infinito e não faltam jogos e apps para Android e iOS. Em mais um fim de semana em que muitos portugueses são obrigados a ficar em casa, recordamos as apps que trouxemos esta semana.

A pensar nas medidas mais apertadas do Governo, em destaque esta semana esteve uma app que o ajuda a descobrir qual é o filme ideal para a sua sessão de cinema caseira. E numa altura em que viajar se torna mais difícil, também pode recordar a GOAZ, que oferece recomendações “reais” relativamente a viagens, tal qual como se fossem feitas por um dos nossos amigos ou familiares.

Na área do entretenimento houve ainda tempo para dar a conhecer o videojogo mobile da série de remodelação de casas na televisão, Property Brothers, e uma aplicação com conteúdos em realidade aumentada, num misto de promoção e prolongamento dos conteúdos de The Mandalorian. A app Pixaloop foi outra aplicação que o SAPO TeK explorou, numa solução que permite dar vida a partes específicas da fotografia.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana

É fã da série da Disney The Mandalorian? Foi lançada uma aplicação com conteúdos em realidade aumentada

A parceria entre a Disney e a Google será a longo prazo, pois a aplicação será alimentada semanalmente com novos conteúdos, durante pelo menos um ano. 

Num misto de promoção e prolongamento dos conteúdos de The Mandalorian, a série televisiva inspirada pelos caçadores de recompensas da saga de Star Wars, há uma nova aplicação de realidade aumentada na Play Store para Android. A Google refere que a aplicação está disponível para smartphones da linha Pixel e outros equipamentos 5G selecionados, mas não refere quais. Isto porque a aplicação funciona como um showcase da mais recente tecnologia de realidade aumentada da Google. É necessário visitar o website de developers para saber quais os smartphones compatíveis, entre eles modelos da Oppo, OnePlus, LG, Motorola, Xiaomi e Samsung, etc.

A aplicação pretende mostrar alguns momentos icónico da primeira temporada da série, permitindo aos fãs explorarem os caminhos do Mando, encontrar a Criança, experienciar a Força e outros mimos do universo Star Wars. Os utilizadores podem seguir o caminho do Mando, do Din Djarin e do Baby Yoda, interagir com outras personagens e recriar cenas da série que podem ser partilhadas com amigos.

A Google afirma que a aplicação de realidade aumentada não será estática, mas sim alimentada semanalmente com novos conteúdos, a começar hoje, dia 23 de novembro, até pelo menos outubro de 2021, provavelmente a coincidir com a terceira temporada. A Disney convida mesmo a visitar o website Mando Mondays para as novidades, onde não falta merchandising.

tek mandalorian tek mandalorian

A app baseia-se na tecnologia ARCore da Google, uma plataforma para os developers construírem experiências de realidade aumentada. Nesta experiência, os fãs vão poder desbloquear novos efeitos e conteúdos, com base nas suas ações. Uma das tecnologias que a Google pretende demonstrar nesta app é o seu novo sistema Depth API, que permite às cenas adaptarem-se ao ambiente onde estão a ser utilizados, de forma mais natural.


Esta app dá outro "toque" às fotografias e é ideal para quem quer arriscar mais nas redes sociais

Pensa que só tem duas possibilidades de conteúdo: vídeo ou fotografia? Há uma terceira opção que pode explorar e transformar uma imagem simples em algo mais criativo.

Entre o vídeo e a fotografia existe um meio termo, imagens com um “toque” de movimento, e há uma app que o ajuda a dar vida a partes específicas da fotografia. De uma forma simples, como por exemplo, através de setas no ecrã para definir o movimento, a app Pixaloop trata do assunto.

Para conseguir dar movimento a uma fotografia parada tem de a importar para a aplicação. Só depois pode definir o movimento que quer dar à fotografia através de setas.

Quão rápido ou lento é o movimento? Isso é algo que pode controlar com pontos de ancoragem. Depois, desenha com o dedo zonas para as “congelar”, e, assim, e os elementos ficam estáticos.

Para o ajudar a perceber melhor as potencialidades da app damos o exemplo de uma fotografia de uma bandeira. Pode, por exemplo, desenhar marcas para cima e para baixo na bandeira e "bloquear "tudo o que está à volta dela.

Para além dos efeitos de movimento, a app também conta com recursos mais “cinematográficos”. Entre as várias predefinições disponíveis é possível substituir o céu por um pôr do sol e, assim, transformar toda a fotografia.

Assim que clicar em reproduzir, a Pixaloop mostra o resultado. No final pode importar o conteúdo em vários formatos e partilhar nas redes sociais.

A app é grátis e está disponível para Android e iOS.


Está difícil viajar por agora, mas nada o impede de fazer planos. A Goaz pode ajudar

A GOAZ não é nova, mas isso só joga a seu favor, já que a essência desta aplicação é “acumular experiência” para que depois possa ser partilhada entre os seus utilizadores.

O objetivo da GOAZ é oferecer recomendações “reais” relativamente a viagens, tal qual como se fossem feitas por um dos nossos amigos ou familiares.

A aplicação apresenta desde guias de viagem inteligentes, que permitem conhecer os melhores lugares para visitar em determinada cidade, com um roteiro planeado, até recomendações “100% reais”, garantem os seus promotores, dos melhores restaurantes e acomodações.

A equipa desenvolveu um algoritmo que permite analisar diferentes parâmetros, com base nas opiniões e críticos da comunidade de viajantes GOAZ em diferentes ambientes, deslocações e as áreas visitadas em redor dos estabelecimentos.

A intenção é apresentar, em primeira mão, aos membros da sua comunidade as empresas identificadas como prováveis ​​de serem recomendadas pela sua qualidade.

A GOAZ é gratuita com compras na aplicação. Está disponível tanto para Android como para iOS.


 Indeciso quanto ao filme que quer ver hoje à noite? Há uma app que o ajuda a decidir mais rapidamente

Através da Flimo, pode descobrir qual é o filme ideal para a sua sessão de cinema caseira. Para já, a aplicação disponibiliza recomendações apenas para a Netflix, no entanto, o suporte a outras plataformas de streaming está “na calha”.

Com o fim-de-semana mesmo “à porta”, são muitos os que aproveitam para passar a noite de sexta-feira na companhia de um bom filme. Mas, com tantas opções disponíveis através das plataformas de streaming, a escolha nem sempre é fácil.

Costuma passar largos minutos em busca do filme ideal? A Flimo pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais rapidamente. Para começar a usar a aplicação, precisa primeiro de indicar se planeia uma sessão de cinema a solo ou acompanhado, dando também a conhecer qual é a sua disposição.

De seguida, a Flimo apresenta-lhe um conjunto de sugestões baseadas nas informações que disponibilizou. A partir daí, tem apenas dois minutos para dizer se gosta ou não das propostas da app, fazendo swipe para a direita ou esquerda.

No final, verá quais são as suas “matches”. A aplicação acaba também por revelar-se particularmente útil quando está com a família ou amigos e ninguém sabe muito bem o que escolher. Além disso, pode servir como uma forma de descobrir novos filmes ou séries.

Para já, a aplicação disponibiliza recomendações apenas para a Netflix, no entanto, o suporte a outras plataformas de streaming está “na calha”. A Flimo é gratuita e pode encontrá-la na Play Store e na App Store.


Property Brothers: da remodelação das casas na televisão para o videojogo nos smartphones

Descubra todos os truques e dicas da dupla de gémeos sobre o design e remodelação das casas. Mas atenção que não pode ultrapassar o orçamento…

É possível ver os gémeos Drew e Jonathan Scott no programa Property Brothers, a passar atualmente na SIC Mulher. Trata-se de um dos programas com maior audiência sobre remodelações de casas. Um é especialista nos negócios, na venda e compra de imóveis, o outro é o génio da transformação, aquele que mete “mãos à obra”. Na série, os irmãos ajudam famílias a encontrar, comprar e transformar os seus imóveis dentro de um limite de tempo e orçamento.

E é esse o desafio que o jogo para smartphones Property Brothers: Home Design tenta passar para os jogadores. Tal como o programa, os jogadores devem fazer modelos, as remodelações, criando espaços ao gosto dos clientes, mas ao mesmo tempo aprender com as dicas e truques dos irmãos. Obviamente que as regras do programa também se aplicam ao jogo, é necessário respeitar o orçamento dos clientes e finalizar as empreitadas antes do tempo limite.

Os jogadores têm acesso a propriedades sem brilho, com uma fraca decoração e iluminação, e terão à sua disponibilidade ferramentas de transformação para remodelar os espaços, tais como a cozinha, o WC, entre outras divisões da casa. O jogo tem diversos puzzles para resolver que simulam as ações de remodelação. Pode escolher as mobílias, os eletrodomésticos, o papel das paredes ou a cor das tintas, desde que tenha o budget necessário para gastar.

E para além de ser um jogo, este serve igualmente como ferramenta para conhecer os bastidores do popular programa, com vídeos, fotografias e histórias inéditas sobre a famosa dupla de apresentadores.

Pode fazer o download gratuito de Property Brothers: Home Design para Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.