Esta semana ficámos a saber os novos números da App Store da Apple, que assinala 10 anos, e nunca houve tantas aplicações disponíveis para instalar nos smartphones ou tablets. Mas a loja Google Play não fica atrás e há ainda outras lojas alternativas para instalar apps no Android, por isso há muito por onde escolher.

Como é habitual a equipa do SAPO TEK dedicou muitas horas à pesquisa e avaliação das melhores aplicações para sugerir aos nossos leitores, e temos um "pacotinho" de apps variado com opções para todos os gostos. As aplicações são todas gratuitas, ou têm versões grátis, e prometem aumentar as funcionalidades do seu smartphone ou tablet, seja ele Android ou iOS.

Verifique as nossas propostas e aproveite para aumentar a inteligência do seu equipamento

Pokémon Quest: Prepare-se para “apanhá-los todos” (outra vez)

Depois do lançamento na consola Nintendo Switch, é a vez dos dispositivos móveis receberem gratuitamente esta nova aventura dos monstrinhos Pokémon.

Pokémon Quest é a nova aventura protagonizada por Pikachu e amigos, desenvolvido pela produtora original da série, a Game Freak, o que garante aos fãs segurança na qualidade desta mudança estética dos visuais do jogo. É que este título apresenta personagens e cenários construídos em cubos, lembrando rapidamente o aspeto gráfico de Minecraft.

Nesta aventura vai explorar a ilha de Tumblecube, mas não sem antes escolher qual o companheiro Pokémon que o irá acompanhar. A equipa será formada com até três criaturas, onde terá de explorar todos os recantos da ilha à procura dos seus segredos e claro, enfrentar Pokémon em batalhas intensas. Durante os combates pode executar os golpes dos membros da equipa, recorrendo a uma interface simples de toque no ecrã do dispositivo.

Durante a exploração, deverá encontrar ingredientes, que no acampamento podem ser cozinhados. Diferentes receitas resultam em petiscos para atrair novos Pokémon. Cada monstro tem as suas preferências de paladar, por isso, tome nota dos alimentos que combina.

O jogo inclui diversos elementos de caracterização, tanto o acampamento, como os simpáticos monstrinhos. Alguns itens aumentam as estatísticas de combate, tornando-os mais eficientes quando estão à caça…

Pode fazer o download de Pokémon Quest em versões iOS e Android, ou na eShop, se tiver uma Nintendo Switch.

Já pode navegar de forma anónima na aplicação do YouTube

A app para Android permite agora navegar e assistir a vídeos da plataforma da Google sem o registo do histórico.

Desde maio que o YouTube estava a testar o modo incógnito na sua aplicação para dispositivos Android, chegando agora ao Google Play como atualização. Tal como faria com um browser de navegação de internet, ao ligar este modo a aplicação deixa de registar no sistema os vídeos que assiste.

O botão incógnito pode ser acedido ao premir a imagem do avatar da conta, aparecendo a nova opção “Ativar modo anónimo”, que substitui a função de “sign out”.

tek youtube app

Enquanto estiver a navegar de forma anónima, algumas opções do YouTube deixarão de funcionar, tais como as subscrições de canais, a caixa de entrada de mensagens e até a biblioteca de vídeos da sua conta. Apenas terá acesso às opções de Tendências e Home.

Sofre de jetlag? Com esta app isso vai passar à história

Férias à porta é sinónimo de viagens e, se por um lado, uns já só sonham com o próximo destino paradisíaco, outros não conseguem deixar de pensar no pesadelo que é o jetlag. Felizmente para esses, já há uma aplicação para tratar do assunto.

A Timeshifter é constituída por uma lista de conselhos realistas e práticos e, acima de tudo, personalizados. Ou seja, partindo da idade e género do utilizador e baseando-se no seu ciclo biológico durante a noite e o dia, faz um plano adaptado a cada pessoa.

Na lista de conselhos pode constar a melhor hora para tirar uma sesta, se e quando pode beber cafeína ou até quando deve evitar qualquer luz.

Além de dar conselhos de como combater o jetlag, a app também tem em conta as causas do mesmo ajudando à sincronização com um novo fuso horário de maneira a reduzir o impacto do jetlag no cérebro e corpo.

A Timeshifter também tem em conta aquelas viagens de negócios curtas que não exigem um ajuste total à hora local através da funcionalidade Quick Turnaround. Com a função jetlag offline, a app ajuda-o em pleno voo, determinando se deve dormir ou não quando as luzes estiverem mais diminuídas.

A aplicação é gratuita e está disponível quer para iOS quer para Android.

Vai chover ou faz sol? Carrot Weather apresenta a meteorologia de uma forma hilariante

Com esta app poderá receber mensagens assustadoras relacionadas com o estado do tempo ou viajar até 70 anos atrás para saber a meteorologia de qualquer lugar.

Está farto das habituais apps ou websites dedicados à meteorologia, que muitas vezes não acertam no estado do tempo e estragam os planos de fim-de-semana? O Carrot Weather não é uma exceção, mas pelo menos assume a sua irreverência na forma como apresenta a informação aos seus utilizadores.

O sistema é cheio de personalidade e adiciona aos habituais dados sobre o estado do tempo ilustrações ou frases um pouco intimidatórias. A ideia é divertir as pessoas enquanto verificam a meteorologia, listando gráficos coloridos para melhor interpretação dos dados. Se está a decorrer uma tempestade, a aplicação reflete o fenómeno com as suas animações e frases a condizer.

Outra funcionalidade original, mas apenas disponível para utilizadores Premium, é a capacidade de verificar o estado do tempo até 70 anos no passado, e também de fazer uma previsão de uma década no futuro. Mas atenção que a aplicação não tem stock de DeLoreans.

Pode testar a aplicação na versão iOS e Android.

"The Walking Dead AR" traz a realidade aumentada para o universo dos zombies

Se é fã da série da AMC, esta app é para si. A The Walking Dead AR conjuga realidade aumentada e zombies num jogo de tiros.

No mercado dos videojogos, a realidade aumentada não serve apenas o Pokémon Go. Para os fãs de zombies, também existem apps que utilizam o mundo real para projetar versões virtuais destas criaturas.

tek twd

A nova app da série da AMC, The Walking Dead: Our World, é um jogo móvel gratuito, que recorre à realidade aumentada para gerar cenários apocalípticos dominados por hordas de zombies famintos. A ideia é aniquilar estas criaturas com o auxílio de um arsenal de armas, que se vai desbloqueando à medida que o utilizador progride no jogo.

tek the walking dead

Ao contrário do jogo da Niantic, que escolheu zonas mais populadas para depositar pokémons, esta app oferece a mesma dimensão de zombies em zonas rurais e urbanas. "Essa foi uma das nossas preocupações", disse à Variety, Clayton Neuman. "A nossa base de fãs é enorme e diversa e não está concentrada apenas em zonas urbanas. Por isso, não interessa a localização do utilizador. Todos devem ter acesso a várias missões", explica.

A app está disponível para iOS e Android e é grátis.

Kiss my Score permite-lhe apostar sem gastar um tostão

Com a app portuguesa, os utilizadores juntam-se aos amigos para apostar em resultados de futebol e criar ligas particulares. Mas sem qualquer peso na carteira.

A Kiss my Score (KMS) mais não é que uma rede social de resultados de futebol que permite apostas entre amigos e onde os criadores garantem que ninguém sai a perder.

Os utilizadores podem apostar em resultados, sozinhos ou com amigos, trocar mensagens com eles, criar ou juntar-se a ligas privadas, bem como integrar ligas oficiais. Simples de utilizar, a app também permite o acesso a prognósticos que podem auxiliar os palpites dos apostadores.

E, embora os apostadores não ganhem dinheiro com os palpites, a KMS aproveitou o Mundial de Futebol 2018 e criou ligas customizadas para o evento em que os melhores utilizadores ganhavam prémios.

A aplicação tem apenas quatro meses de existência, mas já conta com mais de 150 mil utilizadores e está disponível para Android e iOS.

Se quiser experimentar ainda vai a tempo de apostar no último jogo de Mundial da Rússia. Senão pode sempre apostar na Liga Portuguesa, Inglesa, Espanhola, Italiana, Alemã e na Super Liga Argentina.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.