"Demorou, mas foi". Nove anos depois de se ter estreado nas lojas de aplicações, o WhatsApp vai passar a permitir a realização de videochamadas entre grupos de até quatro pessoas. A funcionalidade foi anunciada esta terça-feira, dia 1 de maio, no primeiro dia de F8, a conferência anual para programadores que o Facebook organiza para anunciar novidades relativas aos seus serviços.

Desta forma, a plataforma de chat vai poder afirmar a sua concorrência integral ao Skype, por exemplo, que já conta com esta opção há vários anos.

A funcionalidade vai estar disponível nos próximos meses e não há muitos detalhes que possam ser explorados por esta altura. Sabe-se, no entanto, que para além das videochamadas, o Facebook vai também adicionar à app um conjunto de stickers, tal como já se pode encontrar no Messenger.

Recorde-se que as videochamadas chegaram ao WhatsApp há sensivelmente dois anos. Até à data, a funcionalidade permitia apenas o contacto entre duas pessoas, embora as conversas de grupo sejam um dos pilares da popularidade da aplicação.

Note que o Facebook aproveitou também para levar a funcionalidade até ao Instagram, que tem no vídeo uma das suas ferramentas essenciais. Tal como o WhatsApp, vai ser possível realizar videochamadas com um outro contacto, ou com um grupo de até quatro pessoas.

tek videochamada

Para iniciar uma conversa de vídeo, basta clicar na câmara que aparece na secção de mensagens diretas.

Uma das particularidades desta novidade é que é possível manter a chamada ativa enquanto navega pelas restantes divisões da app, através de uma pequena janela flutuante.