Apesar da parceria da Google e Apple na produção de uma API para ajudar os governos a produzir a sua app de rastreamento de contactos, a marca da maçã também trabalhou na sua solução. Na próxima atualização do iOS, os utilizadores passam a ser notificados automaticamente quando se aproximam de pessoas identificadas como infetadas com a COVID-19. E isto sem a necessidade de instalar outras aplicações governamentais para o efeito.

Tal como avança o Business Insider, o sistema da Apple utiliza a ligação por Bluetooth para notificar as pessoas quando entram em contacto próximo com pessoas que se identifiquem como positivas de COVID-19. Essa funcionalidade vai estar disponível na versão 13.7 do iOS, deixando de ser necessário a instalação das apps escolhidas pelas autoridades governamentais de saúde.

A Apple acredita que esta atualização poderá aumentar a percentagem de utilizadores a participar na rede de contactos, garantindo assim uma maior eficiência no controlo e rastreamento da doença. Para tal, os utilizadores só necessitam de ligar a funcionalidade das notificações da exposição, sem instalar mais nada.

A tecnologia utilizada na próxima atualização é a mesma que desenvolveu em parceria com a Google, e que serve de suporte às aplicações que estão a ser produzidas pelas agências governamentais, tais como o STAYAWAY COVID, que chega na próxima semana.

A nova atualização já está disponível em versão beta para developers. É ainda referido que certas funcionalidades podem estar limitadas para utilizadores de países que ainda não tenham a sua app oficial instalada. Nas suas notas da atualização, a Apple refere que “a disponibilidade do sistema depende do suporte das autoridades de saúde pública locais”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.