Em fevereiro, o Twitter deu a conhecer que tinha planeado uma série de novas funcionalidades, incluindo algumas que permitiriam aos criadores de conteúdo monetizar mais facilmente aquilo que produzem. Agora, a empresa liderada por Jack Dorsey confirma que vai começar a testar um novo sistema de gorjetas na plataforma.

Através do seu blog, a rede social indica que o novo sistema se afirma como “o primeiro passo” no desenvolvimento de novas formas que permitirão aos utilizadores apoiar o trabalho dos seus criadores de conteúdo preferidos.

Para já, a funcionalidade estará apenas disponível para os utilizadores da versão em inglês da app do Twitter, tanto para Android como para iOS, apesar da empresa ter planos para a sua expansão. A caixa de gorjetas virtual começará a estar disponível a um grupo limitado de utilizadores, incluindo organizações sem fins lucrativos, especialistas, criadores de conteúdo e jornalistas.

Twitter | Funcionalidade de gorjetas Twitter | Funcionalidade de gorjetas
créditos: Twitter

Para apoiarem o trabalho de outros utilizadores, os internautas precisarão de clicar no ícone da caixa de gorjetas que se encontrará ao lado do botão “Seguir”. Ao fazê-lo, verão uma lista de plataformas de transferências de dinheiro compatíveis.

A empresa explica que, no caso dos utilizadores da versão Android da app, será também possível enviar gorjetas a partir do Spaces, a resposta do Twitter à popular Clubhouse.

Twitter abre Spaces a utilizadores com mais de 600 seguidores em resposta ao Clubhouse
Twitter abre Spaces a utilizadores com mais de 600 seguidores em resposta ao Clubhouse
Ver artigo

Recorde-se que, ainda nesta semana, o Twitter revelou que começou a abrir o Spaces a utilizadores com mais de 600 seguidores. A rede social afirma que se trata de mais um teste antes de abrir a funcionalidade a todos os internautas, incentivando à realização de palestras, leituras em conjunto e outras conversas públicas.

Além disso, o Spaces dá aos membros a possibilidade de monetizarem as suas sessões, se bem que a funcionalidade apenas seja introduzida nos próximos meses e inicialmente a um grupo limitado de utilizadores com o Twitter a receber uma percentagem das transações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.