"Limpar" o telefone,  exercitar o cérebro, sobreviver a zombies ou contornar labirintos com a ajuda dos satélites Galileo, mas também visitar a exposição virtual de David Bowie. Pode fazer uma destas coisas (entre outras) com cada uma das aplicações que fomos destacando ao longo dos dias desta semana, e que pode ver já a seguir.

Smartphone a precisar de umas limpezas? “Contrate” esta app

Chama-se My File Manager & media browse e é um pequeno, mas inteligente (e gratuito), “arrumador” para dispositivos Android.

Início de ano é altura de “limpezas” de vários géneros e porque não aproveitar e acrescentar a “arrumação” do telefone? O propósito da My File Manager & media browse é esse.

A aplicação mostra todos os ficheiros guardados no smartphones, mas também os divide em categorias, sugerindo a eliminação de tudo o que não é usado, para poupar capacidade de armazenamento e melhorar o desempenho do dispositivo.

É possível pesquisar e aceder aos ficheiros por categoria. Pode, por exemplo, pedir que ele apresente as imagens recebidas através do WhatsApp ou aquelas que só foram abertas uma vez e que, possivelmente com muito pouco interesse, podem ser apagadas, poupando espaço.

Além da pesquisa "normal" de ficheiros, a My File Manager & media browse tem funcionalidades de pesquisa de ficheiros de grande dimensão, de “acelerador” e de gestor de aplicações.
Skillz: Jogos de lógica para todos os gostos (e cérebros)

Se gosta de “exercício mental” então esta aplicação é definitivamente para “andar” no seu smartphone de eleição.

Memória, rapidez, precisão, distinção de cores e muitas coisas mais. A Skillz é feita de variados e divertidos minijogos de lógica que testam e exercitam o seu cérebro.

Terá, por exemplo, de encontrar um número "8" no meio de várias letras "B" ou um “0” misturado com letras "O". Há também desafios para seguir sequências numéricas, por ordem crescente ou decrescente, e para identificar qual a maior linha de todas no ecrã, entre muitos outros.

Depois de terminar o nível, os resultados variam de uma a cinco estrelas e, segundo a análise geral do rendimento, é atribuído determinado número de Brains, que são pontos que se podem utilizar para continuar em jogo.

O Skillz é gratuito e nem sequer tem muita publicidade e é simples e divertido. Está disponível para dispositivos Android.

Visite a exposição virtual de David Bowie através da app oficial

A aplicação, narrada pelo ator Garry Oldman, é uma viagem em realidade aumentada pela obra do músico britânico.

Por cerca de 9 euros, poderá fazer uma viagem virtual a uma espécie de exposição interativa sobre o icónico cantor David Bowie. A aplicação “David Bowie Is…”, disponível desde o dia 8 (o aniversário do artista) para sistemas iOS e Android, reúne um acervo de peças que estiveram disponíveis no museu Victoria & Albert e conta com a narrativa do ator Garry Oldman, um dos seus grandes amigos.

Os fãs do músico camaleónico que encarnou personas como Ziggy Stardust, Major Tom ou Thin White Duke, poderão encontrar diversos materiais multimédia, incluindo 56 fatos icónicos, 23 vídeos dos seus principais êxitos e atuações ao vivo, 60 letras das músicas escritas à mão, cartas, diários, 33 desenhos, 50 fotografias, e outros, compondo uma coleção virtual de cerca de 400 itens, muitos deles nunca expostos, incluindo sete quadros que pintou.

Para contextualizar os objetos expostos, foram criadas cerca de 25 novas salas virtuais de exibição. Os objetos foram digitalizados e podem ser manipulados para poder inspecionar todos os seus detalhes.

Com o Spindle! é sempre a girar até passar de nível

Neste jogo para Android e iOS o objetivo é controlar um pêndulo giratório para “contornar” obstáculos.

A mecânica de Spindle! é simples, mas claro que as coisas se tornam mais complicadas à medida que vamos avançando no jogo. Na base, há que controlar um pêndulo giratório, ultrapassando obstáculos e respondendo "à medida" a outro tipo de exigências mostradas.

Girando sem parar, é necessário fazer passar o pêndulo por entre barras e “paredes, sem qualquer “toque” nas extremidades. Também pode ser preciso colocá-lo de acordo com as cores pedidas.

Cada vez que toca no ecrã, o sentido do pêndulo muda.

O Spindle! está disponível para Android e também para iOS. É gratuito, mas com anúncios associados – um aspecto que gera muitas queixas, como se pode ver a partir da página do jogo na Play Store.

Ares Virus: Salve o dia durante um apocalipse Zombie

O objetivo é sobreviver aos zombies, recolher novas armas e garantir que os recursos não cheguem ao fim.

Ares Virus é um jogo de ação de uma perspetiva área em que o jogador controla um membro de uma força especial, durante um apocalipse zombie. Ao seu dispor tem armas, como pistolas e caçadeiras, mas deverá encontrar itens e recursos para construir novo equipamento e combater as hordas de monstros que invadiram a cidade.

Para além da ação, o jogo oferece alguns desafios de sobrevivência, deverá encontrar matérias-primas para fazer comida, produzir medicamentos e melhorar as armas, pois os monstros ficam cada vez mais poderosos. Por exemplo, ao misturar um taco de madeira, pele de animal e barras de ferro poderá fazer um poderoso martelo de combate. As armas têm qualidades distintas, por isso deverá guardar as mais poderosas para as aberrações mais fortes.

O jogo oferece uma narrativa, com algumas decisões que afetarão o destino dos companheiros. Terá missões específicas para completar enquanto tenta sobreviver.

Poderá fazer o download nas versões iOS e Android.

Calisto: esta app usa os satélites Galileo para ultrapassar labirintos

A aplicação foi desenvolvida num concordo entre estagiários na ESA e usa o sistema de posicionamento por satélite europeu.

À partida a app Calisto seria mais um jogo de labirintos, com um desafio até nem muito interessante, mas a diferença está na utilização dos dados do sistema de posicionamento por satélite Galileo, o que lhe dá a garantia de que está localizado no sítio certo.

Os utilizadores têm de procurar o tesouro por entre um labirinto virtual, aplicado num mapa real da sua localização. Apesar de ter sido desenvolvido no âmbito de um concurso da ESA, pode optar por usar o sistema de posicionamento Galileo da Europa, o GPS dos Estados Unidos ou os dois combinados.

 A app está disponível para download gratuito para smartphones Android, mas é preciso verificar se o modelo que utiliza suporta a tecnologia do Galileo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.