Entre os jogos pode pôr à prova a pontaria, optar por um RGP de ação para jogar “on the go” ou treinar o seu cérebro. Tem também uma app que o ajuda a planear a sua próxima viagem  e uma outra para editar imagens e vídeos no Instagram.

"Deslize" pelas próximas linhas abaixo e espreite o  conjunto de sugestões.

Planeie a sua próxima viagem de campismo e descubra novas aventuras com a GCPals

A aplicação desenvolvida por uma startup tecnológica madeirense quer ajudar os apaixonados pela natureza a encontrar o seu destino ideal.

É verdade que o inverno está quase a chegar, no entanto nem a descida de temperatura e a ocasional chuva são capazes de desencorajar os aficionados pela arte do campismo. Para quem não consegue passar um fim-de-semana em casa a GCPals pode ser uma útil ajuda no planeamento da próxima aventura.

A aplicação foi criada pela Dobsware, uma startup tecnológica portuguesa sediada no Funchal, em parceria com a alemã Global Camping Pals para dar a conhecer ao mundo os melhores lugares onde apreciar a natureza.

Os utilizadores podem encontrar o seu destino de campismo ideal procurando-o quer por país, pelo nome ou até tendo em conta as sugestões de visitantes.

Caso o utilizador esteja a acampar em terreno ainda desconhecido pela aplicação, este tem a possibilidade de assinalar o local no mapa. Os aventureiros podem ainda adicionar fotografias, informações e alertas especiais para quem decida visitar o espaço no futuro. Além disso, a aplicação permite também a partilha de fotografias nas redes sociais.

A aplicação está disponível gratuitamente para smartphones Android na Play Store e para dispositivos móveis iOS na App Store.

Aponte ao alvo e atire com o arco(phone?)

Um jogo simples, para distrair, nunca fez mal a ninguém. Este é para quem gosta de treinar a pontaria e tem jogabilidade e gráficos bastante agradáveis.

O nome não engana: Shooting Archery, em inglês, ou Tiro com Arco, em português, e é realmente disso que este jogo trata. Neste caso, com o arco e a seta na mão, o objetivo é ter vários alvos na mira e fazer pontaria aos 10 pontos.

Com centenas de níveis para jogar, vai poder apontar desde a os tradicionais alvos redondos, a alvos em forma de busto, a frutas ou pratos, entre outros, fixos mas também em movimento.

De salientar os controlos fáceis, que garantem boa jogabilidade, assim como o cuidado a nível gráfico, bastante agradável à vista.

O jogo Shooting Archery é gratuito e está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.

Eternium é um RPG de ação para jogar “on the go”

Há grandes semelhanças com a série Diablo, incentivando os jogadores a matar monstros e a recolher itens para equipar. 

A série Diablo da Blizzard estabeleceu uma fórmula vencedora no que diz respeito a aventuras RPG de ação, que coloca as personagens a explorar mundos de fantasia e a defrontar sucessivos monstros. E como recompensa, há espadas, armaduras e outros itens que tornam a personagem mais poderosa, para enfrentar inimigos ainda mais difíceis.

Muitos estúdios têm apresentado diferentes propostas no género, como é o caso de Eternium, do estúdio Making Fun, que promete aproveitar as características dos smartphones na sua jogabilidade. É o caso das magias, que podem ser elaboradas através de gestos desenhados no ecrã tátil. Utiliza ainda um sistema de toque para guiar a personagem, em vez do típico analógico virtual.

O jogo original foi lançado em 2014, mas o estúdio tem vindo a lapidar os seus elementos, introduzindo conteúdos ao longo dos anos, incluindo suporte multijogador em tempo real. Também pode recrutar personagens controladas pela IA, nomeadamente um feiticeiro, ou um curandeiro para ajudar na ação. Cada herói tem também diversas habilidades para aprender, que vão evoluindo com a experiência obtida na aventura.

Pode fazer o download gratuito do jogo em versões Android e iOS.

Com o StoryArt as histórias do Instagram ganham outra vida

A app permite editar imagens e vídeos num processo integrado com a sua conta de Instagram.

Animar as publicações das histórias no Instagram, sejam elas fotografias ou vídeos, não precisa de ser uma tarefa complicada. Com mais de 1.000 modelos de colagem, a app StoryArt permite editar os conteúdos com filtros e utilizar ferramentas de legenda ou animação, por exemplo.

Ícones, cores de fundos, colagens, filtros, ferramentas de recorte, legendas com várias fontes: estas são algumas das funcionalidades disponíveis na app para os conteúdos. No caso dos vídeos em concreto, a aplicação permite, por exemplo, ajustar a velocidade do conteúdo.

Depois de tratar da edição, a história fica automaticamente com o tamanho suportado pelo Instagram, pelo que não precisa de se preocupar em recortar o conteúdo final. Desta forma poupa tempo para o que realmente interessa: apostar numa story que vai marcar a diferença na sua conta.

Garantindo uma atualização frequente de novas edições, a app é gratuita e está disponível na Google Play Store e na App Store.

CogniFit – Brain Fitness quer ser o “personal trainer” da sua mente

A aplicação foi desenvolvida pela equipa de cientistas, neurologistas e psicólogos da CogniFit e promete ser um “ginásio mental” na palma da mão do utilizador.

Manter a mente “tonificada” pode ser para muitos uma tarefa complicada. Quem está à procura de um “personal trainer” para o seu cérebro poderá encontrar em Cognifit – Brain Fitness uma solução simultaneamente divertida e educativa, a qual é cientificamente validada.

Por trás da aplicação está o trabalho levado a cabo por uma equipa internacional de cientistas, neurologistas e psicólogos na CogniFit. A empresa na área da saúde foi fundada em 1999 por Shlomo Breznitz, um antigo professor de psicologia da Universidade de Haifa, tendo como missão a investigação da melhoria das funções cognitivas humanas.

A aplicação apresenta uma série de diversas atividades educacionais como jogos de memória ou puzzles. O utilizador poderá também acompanhar o seu progresso das suas competências ao longo do tempo e até verificar se está em risco de desenvolver alguma perturbação cognitiva.

O “ginásio mental” na palma da mão do utilizador foi concebido não só para treinar as habilidades de indivíduos saudáveis, mas também para estimular as funções cerebrais de pessoas que sofrem alguma doença ou perturbação do foro cognitivo à semelhança de Alzheimer, Parkinson, défices de aprendizagem ou de atenção e dislexia.

A Cognifit – Brain Fitness está disponível tanto na Play Store, para Android, como na App Store, para iOS. Embora o download da aplicação seja gratuito, existem certas funcionalidades que não o são, tendo um preço que começa nos 19,90 euros.

Os mais curiosos podem visitar a página da empresa que a desenvolveu para dar a conhecer mais sobre as suas investigações e projetos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.