A tradição ainda é o que era no que diz respeito às aplicações da semana e como é habitual a equipa do SAPO TEK traz para si as melhores apps que testámos nos últimos dias, com sugestões para Android e iOS, todas com opções gratuitas

Passe pelas sugestões que deixamos abaixo e que têm jogos mas também opções para organizar novos hábitos e até analisar as notícias.

Boas aplicações e bom Domingo!

Parking Jam 3D: Respire fundo antes de começar a estacionar para não riscar a pintura

Neste jogo de puzzles o objetivo é estacionar veículos em parques altamente congestionados, sem danificar a chapa ou a pintura.

Considerado um dos melhores jogos de 2022 pela App Store, Parking Jam 3D é um título de puzzles que tem como inspiração a ginástica que muitas vezes é necessário fazer para estacionar um automóvel num parque de estacionamento. O parque está lotado, mas isso não deverá limitá-lo a encontrar um lugar para estacionar o veículo e esse é o grande desafio do jogo.

Terá de ter atenção a outros automóveis para não arranhar as pinturas ou fazer mossas na chapa. Para tal terá de utilizar habilidades de lógica, raciocínio e claro, ter muita precisão na ponta dos dedos para encaixar os automóveis nos lugares apertados.

Veja na galeria imagens de Parking Jam 3D:

A jogabilidade é muito simples, não sendo necessário ter noções de condução para mover os veículos. Estes funcionam como dominós que precisam ser empurrados na direção livre dos lugares vagos até encontrar uma saída do parque em direção à estrada. Pode retirar veículos por qualquer saída, desde que não tenha proteção dos muros.

Pode fazer o download gratuito de Parking Jam 3D para smartphones Android e iOS.

O que perguntava se pudesse falar com a sua figura histórica preferida? Experimente nesta app

Debater filosofia com Aristóteles? Discutir arte moderna com Frida Kahlo ou coscuvilhar sobre Hollywood com Marilyn Monroe? Aprender a fazer fogo com o homem das cavernas? São todas conversas possíveis se instalar esta app.

Chama-se Hello History e não é apenas uma ótima maneira de aprender sobre História e sobre as pessoas e personagens que moldaram o mundo até agora, mas é acima de tudo uma forma divertida e única de interagir com algumas das mentes mais brilhantes da história.

Assente num algoritmo de Inteligência Artificial, basta escolher uma figura histórica com quem deseje falar e a aplicação promete uma conversa realista e envolvente. É possível fazer perguntas e, inclusive, debater com ela sobre as crenças e ideias defendidas.

Cada conversa é única e nunca sabe onde irá parar, mas acima de tudo os criadores da app lembram que as conversas são geradas por IA, e por isso não são para levar muito a sério

Clique nas imagens para mais pormenor

Por falar em criadores, fica desde já a saber que a empresa por detrás da Hello History é uma startup de saúde mental com sede em Estocolmo e a aplicação é uma das suas experiências de marketing.

Aristóteles, Che Guevara, Marie Curie, Frida Kahlo, Marilyn Monroe, Cleópatra, Mahatma Gandhi, Steve Jobs, Curt Cobain ou mesmo o Pai Natal são algumas das figuras com quem já é possível interagir, mas prometem-se novas “contratações” com frequência.

A Hello History é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para Android como para iOS.

Sente dificuldade em criar novos hábitos? Mantenha o foco no que importa com a Commit

A Commit destaca-se por incluir uma interface de inspiração minimalista e por uma abordagem concebida para o ajudar a manter o foco no que realmente importa.

Entrou em 2023 com uma extensa lista de resoluções para cumprir, mas está a sentir dificuldade em manter a consistência na criação de novos hábitos? Seja fazer mais exercício, manter o contacto com aqueles de quem mais gosta ou aprender novas competências, há uma aplicação que o pode ajudar.

Com uma interface de inspiração minimalista, a Commit toma uma abordagem um pouco diferente de outras soluções focadas na criação de hábitos, para que mantenha o foco no que realmente importa e para as mudanças que quer implementar sejam realmente duradouras.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A aplicação funciona de uma forma simples: precisa apenas de introduzir um ou mais hábitos e indicar com que frequência pretende realizá-los. À medida que os põe em prática no dia a dia, basta assinalá-los na app.

Na Commit, os hábitos que vai mantendo vão se transformando em quadrados de diferentes tons, que, com o passar do tempo, preenchem o quadro que corresponde ao mês, permitindo ver como evoluiu.

A Commit está disponível para iOS e pode ser descarregada através da App Store. Além do modo gratuito a aplicação dispõe de um modo pago, que desbloqueia funcionalidades adicionais, por um preço de 1,99 euros por mês ou de 12,99 euros por ano.

Warhammer 40,000: Tacticus é o mais recente jogo de estratégia por turnos inspirado no universo da Games Workshop

O jogo promete uma componente estratégica, incentivando os jogadores a criarem um exército poderoso para participar na campanha narrativa ou combater contra outros jogadores online.

Tacticus, como o nome indica, desafia a capacidade tática do jogador, num jogo de estratégia baseado no universo futurista Warhammer 40K da Games Workshop. O jogo coloca nas mãos do jogador as fações deste universo sendo o objetivo construir um exército e participar em batalhas por turnos, que prometem ser rápidas, mas extramente táticas.

O jogo destaca a sua componente de colecionismo, um pouco como as figuras do jogo de tabuleiro, reservando personagens e classes de guerreiros de elite às suas ordens. Warhammer 40,000: Tacticus oferece uma campanha a solo, mas também poderá enfrentar os exércitos de outros jogadores online, participando em diversos eventos e a possibilidade de criar guildas.

Veja na galeria imagens do jogo:

Os soldados necessitam de ser equipados com a melhor armadura possível e até pilhar os inimigos no campo de batalha para melhores itens. Pode aumentar a capacidade dos guerreiros, assim como as suas habilidades para vencer os confrontos. É necessário utilizar o terreno, assim como o posicionamento das unidades, numa estratégia que terá de construir durante a batalha, que se desenrola por turnos.

Pode fazer o download de Warhammer 40,000: Tacticus gratuitamente para smartphones Android e iOS.

Ground News: uma app gratuita para ler, comparar e compreender melhor as notícias

Porque as fake news continuam a não dar tréguas e há meios de comunicação nem sempre transparentes, a Ground News propõe-se reunir várias perspetivas de diferentes publicações, com o objetivo não de agregar as melhores notícias, mas de ser a melhor forma de as ler.

Tentando colocar de lado a classificação de mero agregador de notícias, a Ground News quer ir mais longe e propõe-se a comparar a cobertura de uma mesma notícia em várias publicações, apresentando um resultado que liberte espaço para o leitor ter pensamento crítico.

De acordo com os seus criadores, a plataforma analisa as notícias diárias de milhares de fontes em todo o mundo, em tempo real, encadeando-as. O objetivo é “agregar” as várias perspetivas de milhares de publicações, dando-as a conhecer, de forma confiável, num resultado sem restrições algorítmicas.

Clique para ver as imagens em pormenor

Vai, por exemplo, poder navegar entre as manchetes para ver como uma história está a ser enquadrada por uma variedade de publicações, assim como obter detalhe visual das publicações de notícias que cobrem uma história e ver em que espectro político se enquadram.

A Ground News é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível para Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.