Com o verão finalmente a dar o ar da sua graça, esta semana a equipa do SAPO TEK sugere diferentes aplicações para experiências ao ar livre, ou pelo menos relacionadas ao bom tempo que se faz sentir. É o caso da sugestão de uma app para auxiliar nos exercícios, essenciais para queimar umas gordurinhas a mais antes de se aventurar na praia.

Se ainda não planeou as suas férias, porque não se aventurar pelo país com uma caravana? Já existe uma aplicação que o ajuda a escolher diferentes soluções de transporte, num sistema “AirBnB”.

Não faltam ainda propostas de entretenimento, como um jogo MOBA para jogar na palma da mão ou uma espécie de caça ao tesouro em plena Cidade do Rock.

E porque nem tudo é diversão, há um projeto especial para apoiar crianças com dificuldade na fala, tendo como objetivo auxiliar no desenvolvimento de motricidade orofacial. Por fim, descubra a nova aplicação apoiada pelo craque da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo.

Divirta-se com as nossas propostas. Bom domingo!

Buttocks quer ajudá-lo a treinar os “músculos do verão” em casa

A estação mais esperada do ano está aí, embora não pareça, mas temos fé que as temperaturas subam e que as idas à praia se tornem numa constante. A app sugerida pretende ajudá-lo a ficar em forma sem custos adicionais.  

Fazer exercício é bom e aconselha-se, mas nem sempre há possibilidade de despender de um maior período de tempo (e dinheiro) para todo o ritual do ginásio. A forma mais simples será fazer em casa.

No caso da Buttocks Workout - e tal como o nome indicia - o “alvo” são pernas e glúteos. A app disponibiliza um plano de exercícios sistemáticos de 30 dias, que podem ser feitos em casa, ou num qualquer outro lugar, despendendo de apenas 10 minutos por dia.

A aplicação tem animações e orientação em vídeo para cada exercício, para que os utilizadores façam o exercício da forma correta. Pode acompanhar os seus progressos e acionar notificações para que não se esqueça dos seus “deveres” diários.

A Buttocks Workout é gratuita e está disponível para Android.

Qual é o seu SleepScore? Quem é competitivo também pode "marcar" enquanto dorme

Um bom descanso é essencial para manter a forma física e psicológica. Cristiano Ronaldo sabe bem isso e está a dar o nome por uma app que ajuda a medir os níveis de sono.

A SleepScore garante que tem o melhor sistema de registo de sono, e que pode ajudar a melhorar o seu desempenho ao nível do descanso, reflectindo-se os resultados em todas as áreas.

A tecnologia foi desenvolvida ao longo dos últimos 12 anos e conta com mais de 6 milhões de análises de utilizadores. E também tem o melhor jogador do mundo como embaixador.

Para já só está disponível para iOS, iPhone e iPad, mas para breve está prevista uma versão para Android,

Yescapa: esta app ajuda-o a ter umas férias sobre rodas

À medida que as férias de verão se vão aproximando, as vagas nos hotéis, apartamentos ou até mesmo no parque de campismo parecem desaparecer à velocidade da luz. Mas, não desespere porque há uma nova opção. 

Com Portugal a ser cada vez mais procurado pelos turistas, a plataforma francesa de aluguer de autocaravanas e campervans a particulares, Yescapa, tinha presença em cinco países e decidiu acrescentar o nosso país à sua lista.

Acedendo ao site ou através da app disponível para iOS e Android, vai poder alugar uma das quase 450 carrinhas adaptadas, furgões ou autocaravanas que a startup disponibiliza a particulares em território nacional, com preços a variar entre os 30 e os 250 euros por dia. A isso, acresce o valor do seguro e da caução.

Aquela que é apelidada de “Airbnb das autocaravanas” funciona exatamente como aquela plataforma. Há uma página com a descrição e as caraterísticas do veículo e os utilizadores vão aplicando os filtros que entenderem para diminuir as opções até chegarem àquela que lhes é mais conveniente. Depois, é só assinar um contrato de aluguer, partilhar alguns dados e seguir viagem.

No total, a Yescapa já conta com cerca de cinco mil veículos disponíveis e mais de 200 mil utilizadores.

Nova app quer ajudar crianças com dificuldades de fala

Chama-se Happies, nasceu de um projeto apoiado pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e promete ajudar crianças dos dois aos seis anos com os seus jogos terapêuticos interativos.

A Happies é lançada como uma aplicação móvel de apoio à terapia da fala, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de motricidade orofacial das crianças.

Destinada a crianças dos dois aos seis anos com dificuldades em determinada palavra/letra ou com atraso cognitivo, a app tem mais de 30 animações com movimentos específicos de bochechas, lábios e língua, segundo os seus promotores.

A intenção é oferecer recursos digitais simples e didáticos para promover o desenvolvimento dos mais novos. “Sentimos necessidade de criar jogos terapêuticos mais lúdicos e interativos, para potenciar o envolvimento da criança na terapia e aumentar o tempo de treino”, explica Célia Clemente, terapeuta da fala e uma das fundadoras da Happies.

A app é apresentada como a primeira do género a permitir aos pais e terapeutas da fala avaliarem o desempenho da criança em cada um dos exercícios, através de um sistema de pontuação de estrelas. “Em Portugal as crianças têm em média apenas 45 minutos de terapia por semana. Queremos facilitar e aumentar o tempo de terapia através da utilização de dispositivos móveis”, nota a fundadora.

A aplicação permite apoiar o desenvolvimento da motricidade orofacial de forma mais com divertida, já que a criança pode ver em tempo real a animação e os movimentos que está a fazer com a cara. A gravação em vídeo dos exercícios da criança é também possível, para monitorização da sua evolução ou para posterior análise por um terapeuta da fala.

A Happies é um projeto apoiado pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e já conta com a parceria da clínica Sinapse e do Pony Club do Porto (equitação terapêutica) para desenvolvimento e distribuição da aplicação junto de pais e terapeutas.

A aplicação já está disponível com versões para smartphones e tablets Android e iOS, através  da Play Store e da App Store.

Paladins Strike: o MOBA para jogar na palma da mão

Se gosta de jogos de estratégia multijogador dentro do género de MOBA, esta proposta permite jogar nos smartphones em qualquer lugar. 

Para os fãs de MOBA as regras não se alteram: duas equipas compostas por cinco jogadores digladiam-se numa arena de combate formada por lanes (corredores) onde decorre a ação. O objetivo é destruir o edifício principal da base do adversário, o que poderá não ser fácil se a equipa não estiver coordenada nos objetivos.

Este título foi produzido pela Hi-Rez Studios, conhecida por adaptar o universo Paladins ao formato Battle Royale e a FPS por equipas online, com títulos free-to-play de grande qualidade. Paladins Strike apresenta 15 Champions à escolha, cada um com habilidades únicas e um papel essencial no campo de batalha: uns terão de fazer dano nos inimigos, outros defender os companheiros ou especialistas que causam dano nas estruturas da base adversária.

Os mapas oferecem diferentes modos de jogo, com objetivos distintos, tal como proteger uma carroça até ao cerco, ou invocar um poderoso colosso no campo de batalha. Pode jogar partidas amigáveis ou tentar a sorte nos rankings das batalhas de e-Sports.

Paladins Strike pode ser descarregado gratuitamente nas versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.