Entre opções para iOS e Android, esta semana temos novidades no mundo dos jogos mobile e do videochat, mas também revisitámos algumas das aplicações que estão no top das mais descarregadas, com novidades no Youtube e no Google Maps.

Veja as opções abaixo e navegue na galeria de imagens para descobrir quais as que são mais adequadas para o seu aparelho.

Este jogo vai ajudá-lo a soltar o “bichinho” da reciclagem

A app Recycle BinGo quer incentivar mais pessoas a reciclar dando-lhes missões que, bem sucedidas, se traduzem em EcoMoedas. Depois, é só trocá-las por alguns prémios.

A Valorsul, a Amarsul e a Valorlis, com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, acabam de lançar o Recycle BinGo – uma aplicação móvel que promete deixar cada vez mais famílias portuguesas com o "bichinho" da reciclagem.

Primeiro, os utilizadores têm que escolher o Ecoponto Habitual e, para tal, basta que cheguem perto do Ecoponto pretendido e cliquem no botão Check-In. De três em três dias vai receber novos EcoGifts para colecionarem.

Depois, ao preencherem os cartões BinGo com os EcoGifs, o utilizadores ganham EcoMoedas que podem ser trocadas por prémios variados.

Mas além desta missão, a app vai lançando missões especiais surpresa com o intuito de melhorar os conhecimentos dos portugueses sobre a reciclagem, manter o envolvimento com o Recycle BinGo e para avaliar se são realmente amigos do planeta.

A aplicação está disponível para iOS e para Android e no site tem acesso à lista dos municípios onde está disponível.

"Cai a noite" na app do YouTube

O Dark Theme chegou finalmente à versão móvel da plataforma de vídeos, mas, por enquanto, apenas os utilizadores de iOS podem usufruir dele.

 
2017 foi o ano em que o YouTube introduziu um novo tema cromático no seu website. Com o Dark Theme, tudo fica escuro, mais cinematográfico e, em consequência, mais amigo da bateria dos seus equipamentos. A opção de escurecer a app ainda não tinha chegado às plataformas móveis, mas esta semana, tudo muda. A noite caiu no iOS, e no Android, também não tardará muito a cair.

A funcionalidade já está disponível para o ecossistema móvel da Apple, mas os utilizadores de Android terão de esperar mais umas semanas até poderem utilizar a aplicação com o Dark Theme.

A utilidade da opção não se limita a auxiliá-lo nos exercícios de gestão de bateria, mas também a facilitar a navegação em sítios mais escuros, onde não é necessária tanta iluminação no ecrã para utilizar o seu smartphone ou tablet.

Para ligar o Dark Theme terá apenas de ativá-lo nas definições do YouTube, sendo que pode desativá-lo sempre que lhe apetecer.

Minigolfe no smartphone, já jogou? Espreite esta proposta "de rei"

Mini Golf King coloca os jogadores em combate para dar as melhores tacadas e superar os obstáculos. Conseguirá fazer um “hole-in-one?”
Mini Golf King desafia os jogadores espalhados pelo mundo a enfrentarem-se nos inúmeros campos de golfe disponíveis. Na verdade, esta proposta da Bluehole PNIX “rouba” diversos conceitos de evolução do jogo Clash Royale. Invés de guerreiros e destruição de castelos, terá de ser o melhor jogador de golfe!

As partidas estão disponíveis em diferentes níveis de dificuldade, que podem ser acedidos através do pagamento de bilhetes de entrada. Se vencer a partida, ganhará o dobro do valor como prémio, para além de troféus que ditam os rankings na lista dos melhores jogadores do mundo.

Cada vitória permite abrir um baú com prémios, entre dinheiro e equipamentos para a conta do jogador. Os equipamentos podem ser atualizados para melhorar a sua performance durante os jogos: tacos de ferro, os drivers, o de areia, o putter (ataque ao buraco), a bola e as luvas podem ser atualizados.

Os campos de golfe são desafiantes e estão repletos de armadilhas, rampas ou bombas que dificultam as tacadas dos jogadores. Para vencer a partida, não só os jogadores têm de enfiar a bola no buraco final, como também acumular pontos através das gemas espalhadas pelo relvado.

O jogo pode ser descarregado nas versões iOS e Android.

Google Maps tem novo recurso a pensar nos utilizadores com mobilidade condicionada

Informações sobre quais as estações acessíveis ou as rotas mais fáceis para quem anda de cadeiras de rodas ou tem outras limitações nem sempre são fáceis de encontrar. O Google Maps quer ultrapassar essas restrições com uma nova funcionalidade.

Na tentativa de tornar mais fácil que as pessoas que usam cadeiras de rodas ou que tenham outras necessidades de mobilidade possam tirar proveito de todas as informações que o Maps pode fornecer, que agora inclui a opção “Wheelchair Accessible”. Para ver os caminhos disponíveis, só tem que escrever qual é o seu destino, selecionar a opção Direções e o ícone de transporte público.

Em seguida, basta ir às Opções e irá aparecer um novo tipo de rota. Certifique-se de que esta opção está marcada e o Google Maps mostra-lhe uma lista dos caminhos mais fáceis de percorrer para quem alguma limitação motora ou, por exemplo, para pais com carrinhos de bebé.

De acordo com a Google, para já, o novo recurso está disponível em iOS e Android nas cidades de Londres, Tóquio, na Cidade do México, Boston e Sydney. No entanto, segundo o Android Police, ela deve em breve ser expandida para incluir mais cidades.

App de videochat Curly é uma espécie de WhatsApp misturado com Tinder

A Curly junta o chat de vídeo com a possibilidade de contactar com outros utilizadores, das redondezas ou do resto do mundo, seja para fazer novas amizades ou encontrar o seu par ideal.
A Curly liga-o a uma comunidade de milhões de utilizadores em todo o mundo, oferecendo várias opções de interação, baseadas na criação de vídeos “ao vivo”, mas com outras variantes.

As intenções podem ser diversas e a partir daí pode apenas conversar, mas também pode dançar ou cantar e fazer grupos com pessoas com interesses semelhantes aos seus e interagir em tempo real com as mesmas, sugerem os criadores da aplicação.

Uma vez que a aplicação pode servir vários propósitos, há configurações de privacidade facilmente ajustáveis, por forma a garantir que as informações pessoais estão a salvo e só são mostradas quando e a quem o utilizador. Uma das possibilidades é decidir quem tem permissão para enviar-lhe mensagens diretas.

O chat de vídeo ao vivo Curly está disponível para dispositivos Android.

Batalhas explosivas em formato Royale na palma das mãos
Seja o último sobrevivente no campo de batalha com o novo jogo Exile: Battle Royale para smartphones Android e iOS.
Os jogos de sobrevivência denominados por Battle Royale são a grande tendência da atualidade, tanto no PC como nas consolas. As regras são simples: a solo ou em grupo, os jogadores, desarmados, são lançados de um avião num gigantesco mapa. Quando aterram necessitam rapidamente de vasculhar as casas à procura de armas, munições e outros itens que garantam a sua sobrevivência. O objetivo é eliminar todos os outros adversários e ser o último soldado a permanecer vivo.

Os jogos que ditam as cartas são o Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG) e Fortnite Battle Royale, este também já disponível em versão portátil. Chegou agora às lojas digitais a proposta da 505 Games, Exile: Battle Royale, disponível em Android e iOS, e quem já experimentou outras propostas do género não terá dificuldade em perceber as suas mecânicas.

O jogo oferece dois modos, sendo o primeiro baseado em combates individuais até 60 jogadores no campo de batalha. Se preferir, pode participar num embate massivo entre duas equipas de 50 sobreviventes.

Exile oferece um leque de armas, entre pistolas, metralhadoras ou caçadeiras, assim como veículos para deslocações mais rápidas. Para apimentar o combate, um círculo vai fechando, limitando a zona segura, e quem estiver de fora vai morrer.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.