A aplicação Autárquicas - Vota Portugal apareceu com o objetivo de criar uma forma de contacto mais direta entre candidatos às autárquicas e eleitores. O uso das novas tecnologias para fazer campanha tem causado alguma polémica, como comprova o comunicado da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) revelado hoje, 10 de setembro.

Mas a realidade é que tanto eleitores como candidatos contam com as novas tecnologias para trocarem ideias relativas aos seus respetivos municípios e freguesias. A aplicação Autárquicas tem neste momento mais de cem candidatos inscritos e conta com mais de 20 mil downloads no iOS e Android, como revelou ao TeK o responsável pelo software, Fábio Ferreira.

Na versão online da plataforma são já mais de 15 mil os inscritos, números que revelam algum sucesso na tentativa de aproximar políticos e cidadãos.

O feedback dos candidatos, que pagam para marcar presença na plataforma, tem sido positivo e à medida que a data das eleições se vão aproximando continuam a chegar novos interessados, contou o programador português. Dos utilizadores Fábio Ferreira tem ouvido a vantagem de ter alguns candidatos e propostas reunidas num mesmo sítio, e a curta distância para consulta.

Desde a última vez que o TeK falou do projeto de Fábio Ferreira que a aplicação já sofreu algumas remodelações, como melhoramento do sistema de sondagens e de envio de notificações.

A aplicação pede um registo inicial - que pode ser substituído com os dados de autenticação do Facebook - e pergunta ao utilizador qual a área onde vai votar. Depois de introduzidos os dados, aparecem notícias específicas e segmentadas segundo os interesses de cada um.

As preocupações da Comissão Nacional de Eleições e CNPD não se aplicam neste caso já que a comunicação entre as partes é consentida a partir do momento em que é feito o registo nos serviços.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.