A MasterCard vai começar a testar uma nova forma de autenticar os utilizadores do seu sistema de pagamentos em compras online. Uma alternativa aos tradicionais cartões de crédito, o novo serviço vai permitir aprovar compras online através de uma digitalização facial. Como? Tirando uma selfie.

Quando o utilizador faz uma compra online seleciona o novo modo de pagamento. Recebe uma mensagem no telemóvel e o resto do processo de compra acontece numa aplicação no dispositivo. Na app é preciso escolher uma de duas opções: autenticação por impressão digital ou digitalização facial. Se optar pela segunda opção o utilizar tira uma selfie, que é interpretada pelo software através de tecnologias de reconhecimento facial, comparando os dados recolhidos com as referências guardadas para confirmar a identidade do comprador e validar o pagamento.

A Mastercard acredita que com a popularização das selfies em todo o globo, os utilizadores vão adotar a nova tecnologia sem restrições. Para começar a empresa de pagamentos vai lançar um programa piloto que irá envolver 500 utilizadores.

Se os resultados da experiência forem positivos, o método de validação via selfies vai chegar a todos os utilizadores num futuro próximo. Atualmente, a empresa tem já acordos com empresas como a Apple e a Google e está a finalizar outros com bancos.

A utilização de biometria para autenticação é uma tendência que muitas empresas estão a explorar, como alternativa aos tradicionais sistemas de passwords. Nos telemóveis estas tecnologias estão a ser usadas pelos próprios fabricantes. Samsung e Apple suportam reconhecimento de impressões digitais nas versões mais recentes dos seus topos de gama.