
A MasterCard vai começar a testar uma nova forma de autenticar os utilizadores do seu sistema de pagamentos em compras online. Uma alternativa aos tradicionais cartões de crédito, o novo serviço vai permitir aprovar compras online através de uma digitalização facial. Como? Tirando uma selfie.
Quando o utilizador faz uma compra online seleciona o novo modo de pagamento. Recebe uma mensagem no telemóvel e o resto do processo de compra acontece numa aplicação no dispositivo. Na app é preciso escolher uma de duas opções: autenticação por impressão digital ou digitalização facial. Se optar pela segunda opção o utilizar tira uma selfie, que é interpretada pelo software através de tecnologias de reconhecimento facial, comparando os dados recolhidos com as referências guardadas para confirmar a identidade do comprador e validar o pagamento.
A Mastercard acredita que com a popularização das selfies em todo o globo, os utilizadores vão adotar a nova tecnologia sem restrições. Para começar a empresa de pagamentos vai lançar um programa piloto que irá envolver 500 utilizadores.
Se os resultados da experiência forem positivos, o método de validação via selfies vai chegar a todos os utilizadores num futuro próximo. Atualmente, a empresa tem já acordos com empresas como a Apple e a Google e está a finalizar outros com bancos.
A utilização de biometria para autenticação é uma tendência que muitas empresas estão a explorar, como alternativa aos tradicionais sistemas de passwords. Nos telemóveis estas tecnologias estão a ser usadas pelos próprios fabricantes. Samsung e Apple suportam reconhecimento de impressões digitais nas versões mais recentes dos seus topos de gama.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários