A relação entre a tecnologia e o sector automóvel é cada vez mais íntima e a tendência e para que esta se traduza com maior frequência em soluções inovadoras para o consumidor. Uma das últimas propostas, que vai chegar ao mercado pelas mãos da Mercedez-Benz, é, nada mais nada menos, do que um assistente virtual.

Mercedes também vai ter carros autónomos. E já daqui a três anos
Mercedes também vai ter carros autónomos. E já daqui a três anos
Ver artigo

O novo sistema, cujo nome é Ask Mercedes, vai estrear-se no formato de aplicação móvel e articula funcionalidades de realidade aumentada com um bot de texto, como aqueles que podemos encontrar no Facebook. A ideia base é dar respostas aos condutores.

Uma vez emparelhada com o automóvel, a aplicação pode responder-lhe a qualquer pergunta sobre a viatura. A questão pode ser colocada através da app ou oralmente, com a ajuda dos microfones da viatura.

Nos novos Classe E e Classe S, adicionalmente, os controlos e os displays podem ser visualmente identificados e explicados ao pormenor através da câmara do smartphone. A sobreposição de elementos digitais ao plano real, tal como a realidade aumentada permite, faz com que cada componente seja claramente identificado com a sua função correspondente.

Em adição, a gigante alemã está ainda a preparar uma tecnologia que o notifica remotamente se alguém bater no seu carro quando não estiver por perto.